Prof. Igor Oliveira

30/12/2016 | 11:13
Compartilhar

2016 passou e eu não passei

2016 foi um ano arrastado para maioria de nós. Crise política, crise econômica, impeachment e, claro, não tantos concursos como gostaríamos. A impressão é que estávamos morando numa casa muito bagunçada, com tudo fora do lugar.

Muitos de nós não conseguiram lograr êxito no concurso dos seus sonhos. Outros sequer tiveram a chance de tentar o concurso para o qual estavam estudando, como os candidatos à Receita Federal. Obviamente, muitos jogaram a toalha.

Mas nada disso torna você uma pessoa pior que as outras pessoas. Assim como a aprovação não torna você melhor. Em busca do paraíso prometido do serviço público, as pessoas às vezes se esquecem que uma aprovação nada mais é que uma melhora material. Passar num bom concurso é um fato maravilhoso, claro! Mas não muda quem você é na essência, por mais inacreditável que isso possa parecer. Tanto o é que há bandidos servidores públicos e mocinhos também.

Se o seu sonho é trabalhar no setor público e você não passou ainda, a única dica (e a mais verdadeira) que posso passar pra você é: continue tentando. Essas duas palavras resumem tudo que você escutou e tudo que escutará. Resume todos os artigos, livros, dicas, webinares, vídeos motivacionais que você verá. No final do dia, tudo se trata de continuar tentando. Todo o restante são derivações dessas duas palavras. Simples assim.

Importante também dizer: dê o duro, estude e trabalhe bastante, mas não perca a saúde por isso. A gente vive escutando que a vida é curta e que tudo passa muito rápido, mas nunca damos bola de verdade. Até que um acontecimento geralmente vem pra chacoalhar o sistema e nos lembrar do quanto a vida é breve. No ano de 2016 um caça da Marinha desapareceu e levou embora um grande amigo. Um dia ele estava conosco, no outro não estava mais. Tinha a minha idade e uma família linda. Até agora nenhum de nós se recuperou. As lembranças mais legais que tenho com ele são lampejos de momentos tranquilos, nos corredores da Escola Naval, no intervalo de futebol rindo de alguma bobagem ou comendo um sanduíche na lanchonete. Nenhum desses momentos dependeu de muito dinheiro ou de cargo, como todos os momentos maravilhosos não dependem.

Gostaria de compartilhar um texto que li e que me marcou muito.

===

Jean-Marc Hachey chegou a África Ocidental como voluntário, com uma enorme vontade de ajudar. Nesse sentido, seu timing foi excelente. Chegou em Gana no começo dos anos 1980, no meio de um golpe de estado, no auge da hiperinflação e bem na época da pior seca da década. Pelas mesmas razões, algumas pessoas considerariam seu timing péssimo de um ponto de vista egoísta de sobrevivência.

Ele também esquecera as recomendações. O cardápio nacional tinha mudado, estavam em falta luxos como pão e água limpa. Ele sobreviveria por quatro meses com um angu à base de milho e espinafre. Não é algo que muitos de nós pediriam na lanchonete do cinema.

Jean-Marc tinha passado do ponto a partir do qual não se podia voltar, mas isso não importava. Depois de duas semanas de adaptação ao café-da-manhã, almoço e jantar (angu à moda de Gana), ele não tinha nenhuma vontade de ir embora. As comidas mais básicas e os melhores amigos provaram ser as únicas necessidades reais, e o que pareceria um desastre, visto de fora, foi a mais importante epifania de afirmação da vida que ele jamais experimentara: o pior não era tão ruim. Para curtir a vida, você não precisa imaginar coisas sem sentido, mas precisa controlar o seu tempo e compreender que a maior parte das coisas não é tão séria quanto você as faz parecer.

Agora, aos 48 anos, Jean-Marc mora em uma bela casa em Ontário, mas poderia viver sem ela. Ele tem dinheiro, mas poderia se tornar pobre amanhã e isso não importaria. Algumas de suas memórias mais ternas ainda incluem nada além de amigos e angu. Ele se dedica a criar momentos especiais para si mesmo e para sua família, e está profundamente despreocupado com sua aposentadoria. Ele já viveu 20 anos de aposentadoria parcial, em perfeita saúde. Não economize tudo para o final. Há todas as razões para você não fazê-lo. 

===

2016 reforçou minha crença de que por mais problemas que você tenha ou por mais bem sucedido que você seja, a única moeda que de fato existe é o tempo. E não existe banco de tempo, parceiro. Não dá pra comprar mais tempo. Sendo assim, não desperdice o seu se torturando. É ruim demais. Digo isso pra você, mas estou pensando em voz alta, pois é algo que preciso melhorar também. Minha maldição é ser muito disciplinado. Descansar não é algo que faço naturalmente, infelizmente. Preciso aperfeiçoar muito isso.

Continue tentando e não desperdice seu tempo se maltratando. É o que eu desejo pra você em 2017.

Gostaria de fechar com uma música. Pode isso Arnaldo? rs

Um grande abraço! Estamos juntos em 2017!

Igor.

===

Dedico este texto à minha família, aos meus colegas de trabalho do Ponto e da SUSEP, meus alunos, mas principalmente à família do meu amigo que se foi, cuja força é um exemplo pra todos nós.

===

Material gratuito:

>> Curso gratuito sobre Como Estudar para Concursos Públicos.

>> e-Book Ninguém quer ser concurseiro em uma tarde de verão

>> e-Book Por que ainda não deu certo?


Comentários

  • 16/01/2017 - NILZA BARBOSA
    Professor,

    Vai abrir TURMA DE ELITE para o ISS/SP?
    Abraços,
    Nilza
  • 20/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Vai sim...rs...abs!
  • 06/01/2017 - Hilton
    Mestre Igor, parabéns pelo brilhante texto e pelas motivações diárias. Feliz 2017 para você e família.
  • 15/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Hilton! Obrigado! Pra vc tbm! ;)
  • 03/01/2017 - Patricia Dantas
    Igor,

    Como sempre você tocando lá no interior do nosso coração. Acho que não devemos achar que seremos "gente" apenas depois de uma aprovação. Porque somos o que somos em nossa essência. Concurso trata-se apenas de uma escolha. Por isso, alguns desistem e outros permanecem. Permanecer até chegar lá, também é uma escolha. Seguimos juntos em 2017. Que Deus o abençoe sempre e derrame chuvas de amor sobre a sua família. Um forte abraço. Patricia.😘
  • 15/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Patrícia! Eu é quem agradeço por tudo!!!

    Abração! E obrigado pela participação!
  • 03/01/2017 - Rosana
    Obrigada Querido Mestre Igor!
    O senhor sempre tem as palavras certas para o momento. Que todos nós tenhamos nesse 2017 o foco, força e fé necessários para alcançarmos nossos objetivos.
    Saudações pantaneiras!! ;)
  • 15/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Saudações pantaneiras! hehe

    Abração!
  • 02/01/2017 - Silvana Alves
    Que leitura maravilhosa!!!
    É por esses e por outros tantos motivos que serás sempre meu MESTRE e um exemplo de ser humano pra mim!
    Feliz 2017 Mestre Igor!!!
    Abs
  • 02/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Silvana! 2017 vai ser jóia! rs...abração!
  • 02/01/2017 - Siliva Andrea Morais
    Professor Igor,
    Que esse Ano que se inicia, seja farto para você e sua família de Saúde, Alegria, Amizades, Prosperidade e muito Amor.
    Muito obrigada pelas suas palavras de incentivo e coragem nesta empreitada que é estudar para concurso público. Abraços,
    Andrea Morais
  • 02/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Eu é quem agradeço Andrea! Desejo o mesmo pra vc e sua família! ;)
  • 02/01/2017 - Rosemar Sena
    Comandante Igor, obrigado pelas belas palavras ditas a todos que como eu está nesta peleja de passar em concurso Público, sabemos que não é uma luta fácil, que tem dias que dá uma vontade de jogar tudo para alto, mas quando vemos a recompensa o quanto está conquista pode impactar nossas vidas e de nossas famílias nos animamos de novo.Agradeço o seu enorme esforço de manter este trabalho, Hercúleo por sinal, da turma elite, pouquíssimos professores se prontificariam a manter uma turma enorme de alunos estudando varias matéria de edital de maneira tão organizada, certamente é um trabalho difícil , pois não só tem que controlar o que os alunos , em semanas diferentes , como também os professores, que certamente também têm agendas e trabalhos diferentes.Um feliz 2017 para você sua família e todos ai do Ponto dos concursos, que este trabalho traga a nomeação de todos que estão acreditando nele, inclusive eu né rsrs, e com isso ele se mantenha cada maior e melhor.
    Abraços.
  • 02/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    hehehe...tomara Rosemar! Eu é quem agradeço por tudo, pela confiança, enfim...espero que 2017 seja o nosso ano! Abração!
  • 02/01/2017 - Emilena Parabocz
    Linda mensagem mestre!!! Obrigada por todo seu apoio!!! 2017 que me aguarde!!!
  • 02/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Emilena! Eu tô doido pra vc passar, porque quero meu presente. Nunca me esquecerei! Abração pro pessoal aí! ;)
  • 02/01/2017 - Thiago R. Pereira
    Igor, muito obrigado por esse texto! me fez sentir leve. Você é um artista! abraços!
  • 02/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Valeu meu amigo! Conte comigo! Abs!
  • 01/01/2017 - Cida Fonseca
    Oi Igor agradeço por vc ser essa pessoa maravilhosa, que sempre toca a cada um de nós com palavras tão profundas e verdadeiras , nos incentiva e nos faz acreditar que vale a pena continuar, mesmo quando achamos não ter mais força e duvidamos da nossa capacidade, vem "VC" fazer o resgate e nos fortalecer com suas mensagens diárias, parece conhecer nossas fraquezas e nossos chiliques, rsrs e nos ensina uma lição a cada dia.
    Igor obrigada por tudo e desejo um 2017 massa... rsrsrsr
    Forte abraço!
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Cida! Eu é quem agradeço por tudo! Que Madre de Deus e Aiuruoca tenham um ano próspero! Feliz 2017! Abração!
  • 01/01/2017 - Thaís
    Oi, Igor! Os textos que enviam são, sempre, muito motivadores e condizentes com a nossa vida diária, Me ajudam e me jogam pra frente.
    Muito obrigada! Que Deus nos abençoe neste ano e que tenhamos êxito em tudo o que nos propusermos a fazer.
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Isso aí Thais! Muito força! Poucas metas, mas todas grandes. Obrigado pela participação! E Feliz Ano Novo!
  • 01/01/2017 - Ivani
    Igor, obrigada por tudo. Sabe essa música, foi o que fiz. Estou segurando minha filha no colo e aproveitando meus pais , que se deslocaram de Recife e vieram para o Rio para passar uns dias comigo. Sei que me atrasei nos estudos, mas são momentos que não se voltarão mais. E concurso tem todo ano. Porém família hj estão aqui conosco e o amanhã só a Deus pertence. Muito obg por acordar todos os dias lendo sua mensagem. Sei quão és dedicado e aproveito cada palavra para dizer a mim mesma que bom ter tido essa oportunidade, pois sei que essa luta de concurso é muito árdua, mas estudarei até passar, pois o meu tempo não é o tempo de Deus. Porém quero estar preparada para qd o tempo dele chegar. Obg e q Deus te permita ser melhor a cada dia.
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Ivani! Eu é quem agradeço por tudo! Curta mesmo sua família! Feliz 2017!
  • 01/01/2017 - Valeria
    Gratidão é o que define o sentimento que temos ao ler sua palavras de incentivo a nossa batalha. São sempre bem-vindas, um sopro de ânimo em nossas vidas. Desejo que tenha um ano abençoado. Obrigada Comandante Igor!
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Eu é quem agradeço Valéria! Obrigado por tudo! 2017 será great! ;)
  • 01/01/2017 - Liliane Barcelos
    Obrigada, professor, pela dedicação, realmente a vida é um trem bala e saber viver o momento presente nos engrandece. Desejo a você e aos seus paz em 2017 e que possamos colher frutos e comemorar o sucesso dedicado a preparação para o concurso dos nossos sonhos. Valeu comandante!
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Liliane! 2017 vai ser mais tranquilo! rs...desejo o mesmo pra vc! Abração!
  • 01/01/2017 - Marcelo
    Lamento a perda de seu amigo. Você mesmo disse que viver é simples, a gente é que complica tudo. Agradeço a mensagem e tentarei ser feliz com escolhas, de preferência, boas e positivas, sempre de forma discreta e sensata. Desejo Saúde, Paz e mais Sucesso em 2017!!! Energia, Atitude e Sabedoria de Vencedor! Abração.
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Desejo o mesmo pra você! Que 2017 seja um ano bem jóia pra todos nós! Que a gente tenha saúde. Paz. O resto é parte da caminhada. Abração!
  • 01/01/2017 - ANDRE
    Melhor texto de 2016 professor, parabéns pela mensagem sincera. Obrigado e continua com a gente no front em 2017
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado André! Pode ter certeza! Abração! Feliz 2017!
  • 01/01/2017 - Márcio Ribeiro
    Obrigado professor! Que Deus abençoe você e sua família. Palavras que tocam o coração e nos faz refletir. Sucesso! Abraços.
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Márcio! Desejo o mesmo pra vc e pra sua família! Que 2017 vcs tenham muita saúde e vitórias juntos! Abs!
  • 01/01/2017 - Andréa
    Oi Igor, muito obrigada,seus textos, mensagens, videos, filmes... são um acalanto, nos motivam a superar e evoluir dia a dia. Muito bom tê-lo como coach, orientador, professor e amigo.
    Que Deus conceda a você e sua família muitas bençãos nesse ano que se inicia.
    Um forte abraço.
  • 01/01/2017 - Prof Igor Oliveira
    Olá Andréa! Desejo o mesmo pra vc! Obrigado por participar! Que 2017 seja um ano ótimo! Abs! ;)
  • 30/12/2016 - VALQUIRIA MATOS
    Professor, se por ventura ainda existir no seu interior alguma dúvida sobre sua missão, quero que saiba que ela produz frutos além do que imagina. Suas palavras são como o clarão de uma luz nos mostrando o caminho, mas principalmente fazendo surgir uma claridade no nosso interior. Ainda não passei... Só posso dizer obrigada por sua disposição em escrever essas palavras: "Continue tentando" e quanto a você: "Nunca pare de nos iluminar".
  • 30/12/2016 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Valquiria. Obrigado mesmo. Eu me lembrarei de suas palavras, pode ter certeza. Que 2017 seja mais tranquilo, né? 2016 foi confuso, viu? rsrs...abração!
  • 30/12/2016 - Mariane
    Adorei isso: a vida é trem-bala e a gente só passageiro. Precisamos focar no momento presente e aproveitar com equilíbrio a viagem. Que em 2017 possamos nos conhecer melhor e progredir ainda mais, sem desanimar!Como sempre, baita texto professor. Abração.
  • 30/12/2016 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Mariane! Obrigado! Desejo um 2017 bem massa! ;)
  • 30/12/2016 - Leonardo
    Bão d+ Comandante! Estava com saudade dos seus textos. Desejo a vc um ano repleto de coisas boas, muita saúde e inspiração (rsrs) pra que continue nos brindando com seus ótimos artigos. Grande Abraço e um 2017 muito abençoado! Valew!
  • 30/12/2016 - Prof Igor Oliveira
    Pois é rapaz. Escrevi pouco no segundo semestre. A turma elite sugou todo meu fluxo criativo...rs...2017 estarei mais presente. Abração! E Feliz Ano Novo! ;)
  • 30/12/2016 - Evelise
    Igor,você conseguiu me deixar emocionada!Nem sei o que dizer...realmente 2016 foi complicado!Uma pessoa importante na minha vida foi embora,não passei no concurso que queria,mas me fortaleci e continuo lutando.Incrível, como você passa emoção através das palavras e toca em pontos delicados.Show!! Obrigada!!Amei a música também!Suas férias estão quase chegando. Aproveita e descansa,mas é para descansar!!!Escutou!?rsrs. Abração!
  • 30/12/2016 - Prof Igor Oliveira
    hehe...rapaz, eu não vou levar computador, nem celular. Eu só quero ver onde isso vai parar...rs...obrigado pelo carinho! 2017 será jóia pra gente! ;)
  • 30/12/2016 - Lidianne Mello
    Obrigada pelas sábias palavras! Nunca me esqueço de quando você me disse que "tempo é o tempo que se tem" e que por isso mesmo, temos que ter paciência e fazer bom uso dele! Que nosso "tempo" em 2017 seja repleto de paz, saúde e muitos momentos felizes!!! Grande abraço!
  • 30/12/2016 - Prof Igor Oliveira
    hehehe...uai, mas não é? rs...2017 vai ser massa! Vc vai ver! ;)
  • 30/12/2016 - LOPES
    Professor Igor, feliz ano novo! obrigado por mais um belo texto. Que DEUS ilumini o senhor para continuar seu trabalho e escrevendo esses textos tão motivadores. Um grande abraço!
  • 30/12/2016 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Andrei! Desejo o mesmo pra vc e pra sua família! ;)
  • 30/12/2016 - Regiane
    Nobre professor, você é realmente único... suas lindas palavras acertam em cheio nosso coração. Você é muito especial. Muito obrigada!! Que Deus abençoe você e toda sua família cada vez mais. Desejo que em 2017 você possa brindar muito com seus amigos, rs!! Um forte abraço.
  • 31/12/2016 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Regiane! Desejo o mesmo pra vc! 2017 será show! ;)
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: