Prof. Ana Carolina Ayres

05/06/2016 | 17:48
Compartilhar

Sou Enfermeiro(a) Concurseiro(a)

Sou Enfermeiro (a) Concurseiro (a)?

 

Tenho visto vários textos relativos aos concursos públicos para a área de saúde, especificamente, para enfermeiros. Quando abro as redes sociais, pipocam grupos de estudantes e profissionais discutindo sobre os concursos. Além disso, percebo inúmeros recém-formados viajando milhares de quilômetros em busca da tão almejada vaga no serviço público.

Do outro lado, vejo centenas de profissionais concluindo a graduação, muitos matriculados em cursos de pós-graduação, discutindo a ausência de vagas no mercado do trabalho e a exigência de experiência para competir por uma vaga no mercado privado.

Esses dois lados são posicionamentos muitos doloridos para aqueles que ficaram entre quatro e cinco anos na universidade e agora precisam traçar um rumo em suas vidas.

Mas, o que fazer? Concurso? Pós-graduação? Grupos de Pesquisas? Não tenho uma resposta para você. Na verdade, seja qual for caminho que você seguir, não pode ser refrão de Zeca Pagodinho – “Deixe a vida me levar, leva eu” -, devemos construir um caminho, um planejamento em curto, médio e longo prazo.

Ser enfermeiro(a) é ser gestor do cuidado. Um bom gestor de um cuidado deve ser um autogestor. Quando aprendemos a Sistematização da Assistência de Enfermagem, aprendemos a organizar um cuidado com metas bem definidas para o paciente; quando aprendemos Sistema Único de Saúde, aprendemos que é um sistema pautado na promoção e prevenção, então por que não nos planejamos a fim de alcançar nossos objetivos?

 

Ana Carolina Ayres

Enfermeira e Pedagoga


Comentários

  • 10/12/2017 - Monica
    Concordo plenamente. Se ficar parada nada vai acontecer...Então vamos lá....a vaga está te esperando é só estudar com detalhe esmero e muita atenção. ..Estou na torcida por todas nós para que alcancemos nossos objetivos..É isso aí
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: