Prof. Eliete Portugal

30/05/2016 | 16:22
Compartilhar

Motivação

MOTIVAÇÃO

                                              

                                                                            Profª Eliete Portugal

 

Podemos dizer que Motivação consiste em uma investida, ou seja, um impulso que leva o indivíduo a agir intencionalmente para atingir seus objetivos.  Configura-se como uma disposição natural em buscar desafios, coisas novas, fazendo com que a pessoa exercite as suas próprias capacidades.

 

Dessa forma pode-se entender que é uma espécie de força interior que insurge, ajusta e ampara todos os nossos atos mais importantes. Entretanto trata-se de uma experiência interna que não pode ser estudada diretamente.

 

A motivação intrínseca é o fenômeno que melhor representa o potencial positivo da natureza humana, sendo considerada por Deci e Ryan (2000), entre outros, a base para o crescimento, integridade psicológica e coesão social.

A motivação faz referência ao envolvimento em determinada atividade por sua própria causa, por esta ser importante, interessante, envolvente que de alguma forma leve a satisfação do indivíduo. Tal envolvimento é considerado ao mesmo tempo espontâneo, parte do interesse individual, e autotélico, isto é, a atividade é um fim em si mesma.

A motivação é um fenômeno que envolve aspectos biológicos emocionais, e sociais, sendo assim uma ação responsável pelo início, direcionamento e manutenção de condutas pertinentes com a realização de objetivos.

Em primeira instância, relaciona-se a uns lócus de domínio interno, ou seja, encontra-se dentro do indivíduo. No segundo momento, a motivação incide   de influências externas, isso traduz, que ela está sujeita a situações específicas, o que depende do que está ocorrendo com o indivíduo em dado momento.

Anteriormente, os estudos buscavam descobrir aquilo que se deveria fazer para motivar o sujeito, as situações específicas que tornavam o indivíduo motivado. Descobre-se então que esse caminho não é o único, a motivação não ocorre de fora para dentro, mas de dentro para fora. Entretanto a motivação ou desmotivação depende de situações específicas, logo, o que deve ser feito é buscar por tais situações específicas (aquilo que se deveria fazer) para motivar os indivíduos ou, no mínimo, não desmotivá-los.

A motivação é um componente essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.

 

Faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção de seu esforço.


Comentários

  • 31/05/2016 - Irenilce Mota
    Olá Professora,

    Parabéns pelo texto.
  • 31/05/2016 - Prof Eliete Portugal
    Obrigada Irenilce!

    Um abraço!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: