Prof. Luiz Claudio Santos

24/05/2016 | 09:46
Compartilhar

Simulado de Regimento da Câmara

Olá, Turma.

Quero oferecer a vocês um simuladocom 10 questões sobre o Regimento Interno da Câmara dos Deputados (Acesse o simulado na parte final deste artigo).

Estudar com eficiência e resolver exercícios e questões de prova são essenciais para obter êxito no concurso, que está cada vez mais próximo.

Já são 244 vagas para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados e esse número vai aumentar significativamente nos próximos anos. Previsão de 500 vagas até 2020.

A crise política e econômica do país, agravada pela crise institucional na Câmara dos Deputados não vêm favorecendo a realização do concurso. Mas tudo passa...

Não há como negar a necessidade de realização do concurso, que deverá acontecer tão logo o cenário apresente sinais de estabilidade política e econômica.

A atual Mesa não se mostrou muito favorável à realização do concurso, diferentemente da Mesa anterior, que autorizou o concurso em dezembro de 2014. Mas, a boa notícia é que o mandato da Mesa se encerrará em 31 de janeiro de 2017. Se até lá o concurso não tiver sido liberado, a próxima Mesa poderá mudar essa situação e a autorizar a publicação do edital do concurso imediatamente, pois o preenchimento dessa grande quantidade de vagas é necessário para o bom funcionamento da Casa.

Tenha como alvo o recesso de final e início de ano, pois é um momento propício para a publicação de edital. Isso ajudará você a manter o foco e a não ser pego de surpresa, sem a devida preparação.

Está diante de você uma oportunidade imperdível de ingressar no Legislativo. Não é todo dia que surgem tantas vagas assim para uma remuneração espetacular R$ 15.000,00 por mês.

Apesar de serem muitas vagas, há um grupo significativo de pessoas que continuam estudando para esse concurso. Nos últimos dois mês ministrei aulas presenciais de Regimento Comum e Regimento Interno. Foram oito turmas com uma média de 50 a 60 alunos por turma (em torno de 400 a 500 candidatos)

Gostaria de estudar comigo online e preparar-se com eficiência, ganhando tempo em sua preparação?

Se você ainda não conhece meu novo curso em vídeo aqui no Ponto, é hora de conhecer, pois é um curso que ajudará você a estudar com motivação, confiança e eficiência, além de otimizar seu tempo de estudo com foco nas questões de concursos anteriores.

Conheça agora o Curso "Regimento no Ponto para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados" e ganhe tempo na sua preparação.

Todas as videoaulas foram cuidadosamente planejadas para que você conheça uma a uma as questões de prova sobre o assunto. Elas se encontram subdivididas em pequenos blocos temáticos independentes, com duração média entre 10 e 15 minutos, que podem ser estudados isoladamente ou em conjunto com outros blocos.

Ao assistir cada bloco temático, o aluno concentrará seus estudos nos tópicos mais importantes na visão dos examinadores em concursos anteriores.

A metodologia – simples e poderosa – consiste em três passos básicos em cada bloco de estudo: 1) o Professor apresenta uma questão de prova e indica o “ponto da questão” que servirá como foco temático no bloco de estudo; 2) por meio de aula expositiva, com o auxílio de textos, tabelas esquematizadas, imagens e mapas mentais, o professor oferece o “suporte teórico” necessário para resolver todas as questões de provas anteriores sobre o assunto; e 3) na “teoria aplicada”, o professor aplica a teoria apresentada no suporte teórico na resolução das questões de prova.

O Curso foi planejado e elaborado com base nos concursos anteriores e no “Princípio de Pareto” e, por isso, não pretende esgotar todo o conteúdo do edital, mas focar nos tópicos com maior probabilidade de constar na prova do próximo concurso. O Princípio de Pareto é conhecido como o princípio 20-80, pois afirma que 20% das causas resultam em 80% dos efeitos. No livro "Mente Genial", o campeão de memória Alberto D'Isolla fala da importância desse princípio na preparação para concursos.

Há duas ideias na elaboração do material: 1) 20% dos dispositivos regimentais têm 80% de chance de ser cobrado em prova; e 2) há grande probabilidade de que, com 20% de esforço, o candidato obtenha 80% do resultado.

Por tudo isso, o Curso “Regimento no Ponto para Técnico Legislativo” oferece ao aluno condições de iniciar e acelerar o aprendizado do Regimento Interno com entusiasmo e confiança.

Quero me matricular (clique aqui)

Em poucas horas, você aprenderá tudo sobre o Regimento que já foi cobrado em concursos anteriores, referente ao conteúdo do edital de 2007 para Técnico Legislativo/Assistente Administrativo.

Nesse curso você disporá de 41 vídeos com os respectivos PDFs, com as questões de prova, mapas mentais, tabelas e anotações preparados pelo professor para facilitar seu aprendizado.

DEPOIMENTOS sobre o curso:

Além do depoimento em vídeo do Analista Legislativo Fabiano Costa disponível na aula demonstrativa, confira o depoimento desta semana da aluna Daniela Valadão.

"Olá professor, bom dia!

Passando aqui pra te dar um feedback.

Comprei seu curso sobre o RI da CD e estou adorando.

Logo que meu acesso foi liberado comecei a assistir as aulas junto com os pdf's.

Realmente, assim que terminei toda a aula 01, fiquei com vontade de seguir em diante, rs. Ainda bem que segunda tem mais!

Gostei da didática e da qualidade do conteúdo. Eu havia lido só a legislação bruta e depois que assisti as aulas vi a importância do material."

Daniela Valadão 9/4/16 (depoimento com foto disponível em facebook.com/regimentoslegislativos)

Faça como a Daniela, matricule-se hoje e ENCANTE-SE!
http://bit.ly/1oiZjBJ

 
Ótimos estudos!

Prof. Luiz Claudio Santos

 

VOU INVESTIR AGORA NO MEU FUTURO

Clique Aqui: http://bit.ly/1oiZjBJ

Acesso até 29/12/2016

 

SIMULADO

Oito questões que integram este simulado foram extraídas de provas aplicadas pelo CESPE/UnB em 2014, 2012 e 2003. Há ainda uma questão aplicada pelo Cefor em 2000 e outra inédita elaborada pelo professor para compor este simulado.

QUESTÕES

1.                     

(CESPE/2014 – Câmara dos Deputados – Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira) Os blocos parlamentares são constituídos pelas representações de dois ou mais partidos, independentemente do número de parlamentares que venham a ter em sua composição, por deliberação das respectivas bancadas partidárias.

2.                     

(CESPE/2014 – Câmara dos Deputados – Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira) Na composição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados será assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares existentes na Casa, sendo garantida a participação de um membro da minoria, ainda que pelo critério da proporcionalidade não lhe caiba lugar.

3.                     

(CESPE/2003- Câmara dos Deputados/Analista Legislativo – Técnico em Comunicação Social) Uma comissão permanente pode dividir-se tanto em subcomissões permanentes como em subcomissões especiais, sendo que apenas a estas pode ser delegado poder decisório acerca de proposições legislativas.

4.                     

(CESPE/2012 – Câmara dos Deputados – Analista Legislativo – Taquígrafo) Sistema estatístico, cartográfico e demográfico nacional inclui-se entre os campos temáticos da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

5.                     

(CESPE/2003- Câmara dos Deputados/Analista Legislativo – Técnico em Comunicação Social) Considere a seguinte situação hipotética.

Verificando que um projeto de lei versava sobre matéria de competência de mais de três comissões, o presidente da Câmara, de ofício, constituiu comissão especial para avaliá-lo.

Nessa situação, o presidente não agiu corretamente, pois a decisão de criar comissão especial somente pode ser tomada mediante iniciativa de líderes ou dos presidentes das comissões interessadas.

6.                     

(CESPE/2012 – Câmara dos Deputados – Analista Legislativo – Técnica Legislativa) Cabe ao presidente da sessão resolver questão de ordem, podendo contra sua decisão ser interposto recurso para o Plenário, com efeito suspensivo.

7.                     

(CESPE/2012 – Câmara dos Deputados – Analista Legislativo – Técnica Legislativa) A direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara incumbe à Mesa, cujos membros efetivos podem participar de comissão parlamentar de inquérito (CPI).

8.                     

(CESPE/2012 – Câmara dos Deputados – Analista Legislativo – Técnica Legislativa) Cabe ao presidente da sessão resolver questão de ordem, podendo contra sua decisão ser interposto recurso para o Plenário, com efeito suspensivo.

9.                     

(CEFOR/2000 – Câmara dos Deputados/Analista Legislativo – Técnica Legislativa) Se a presença nos debates for inferior a um décimo do número total de Deputados, a sessão da Câmara dos Deputados deverá ser levantada, antes do prazo previsto para o término dos trabalhos.

10.                  

(PROFESSOR/2016) No transcorrer de uma sessão legislativa ordinária do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados poderá realizar período de sessões extraordinárias, hipótese em que as Comissões Permanentes não funcionarão.

GABARITO

1

E

6

E

2

C

7

E

3

E

8

E

4

C

9

E

5

E

10

C

 


Comentários

  • 02/06/2016 - Diego Ximenes
    Oi professor, tudo bem? O sr. teria como explicar essa autorização feita para realização do concurso em 2014? Até quando ela é válida? Ou mesmo não sendo válida, é só a Mesa autorizar novamente? Obrigado
  • 04/06/2016 - Prof Luiz Claudio Santos
    Olá, Diego.

    A Autorização da Mesa da Câmara para realização de concurso não tem prazo de vencimento, por isso, a qualquer momento que a atual Mesa conceder à Administração da Casa a liberdade de realizar os procedimentos para a realização do concurso, o caminho estará preparado para que venha o edital em pouco tempo.

    Prepare-se o quanto antes, pois já são 249 vagas para nível médio e se esse quantitativo irá dobrar nos próximos quatro anos.

    Bons estudos!
    Luiz Claudio Santos
  • 24/05/2016 - ITALO OLIVEIRA PEIXO
    Errei uma apenas! vamos que vamos!
  • 24/05/2016 - Prof Luiz Claudio Santos
    Parabéns, Ítalo.

    Acredito que seu ótimo desempenho no simulado é consequência de seu empenho em participar do curso em vídeo "Regimento no Ponto para Técnico Legislativo" da Câmara dos Deputados.
    Desde o lançamento do curso, você se mostrou um aluno participativo no fórum de dúvidas e nas postagens na minha página no Face.

    Aguardarei seu depoimento sobre o curso.

    Continue com essa dedicação até conquistar a vaga e transformar sua vida.

    Forte abraço!
    Luiz Claudio
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: