Prof. Albert Iglésia

18/05/2016 | 15:38
Compartilhar

Prova Comentada: Língua Portuguesa - Analista do INSS 2016

Comentário da Prova de Língua Portuguesa de Analista do INSS 2016

Referência: Caderno Lua

Antes de tudo, pessoal, esclareço que não vislumbrei motivo para anulação de questão ou alteração de gabarito. Ressalto ainda que a prova veio dentro do que esperávamos e certamente o contéudo foi bem abordado no meu curso preparatório.

Item 1 (No texto, a palavra...): certo. As palavras “sucesso” e “riqueza” são duas das que são relacionadas como sinônimos de “fortuna”, por exemplo, no dicionário eletrônico Aulete (http://www.aulete.com.br/fortuna).

Item 2 (Do texto não é possível...): certo. Realmente não fica claro se o “pobre namorado” e Antônio Carlos de Oliveira ou Estêvão Soares:

Item 3 (Dada a assinatura...): errado. Uma carta tem, geralmente, características que não foram apresentadas no texto, tais como local e data da composição, destinatário da mensagem etc. Na linha 7, consta que o trecho se tratava de um “artigo”.

Item 4 (Depreende-se do texto que Antônio Carlos...): errado. Antônio Carlos vais estrear uma peça teatral, um comédia.

Item 5 (Na linha 29...): errado. A ansiedade deve-se ao fato de que a peça do Sr. Oliveira está na iminência de ser apresentada novamente. A oração introduzida pela preposição “por” expressa esse sentido de posterioridade, e não de anterioridade.

Item 6 (A correção gramatical...): errado. Sem as vírgulas, a locução “do Sr. Dr. Estêvão Soares” parece qualificar o substantivo casa, especificando seu sentido: trata-se da casa dele. Entre vírgulas, a expressão “em casa” transmitiria a noção de lugar em que foi feita a leitura da comédia do Sr. Dr. Estêvão.

Item 7 (Na linha 23...): errado. Trata-se de uma locução verbal: pedir para ler, que foi intercalada pelo objeto direto “a comédia”. A ordem dos elementos textuais foi sensivelmente alterada.

Item 8 (Seria alterado o sentido...): certo. Na nova redação, deixou-se de atribuir ao substantivo “comédia” a qualidade de “excelente” e passou-se a ordená-la como a “primeira” de uma série, o que se desvia da originalidade do texto. Também podemos verificar o equívoco na especificação do tipo de literatura (“fluminense”) em vez da qualificação do “jovem literato”.

Item 9 (Na linha 17...): certo. A estrutura é típica de orações subordinadas substantivas subjetivas pospostas a orações principais (“Conta-nos”).

Item 10 (Verifica-se uma contradição...): errado. Não há contradição, pois o que se declara nas linhas 12 e 13 tem a ver com o que era retratado ou feito e o que consta nas linhas 20 e 21 diz respeito ao modo ou maneira de retratar ou fazer. Uma coisa necessariamente não é incompatível com a outra.

Item 11 (Depreende-se do texto que Martins Pena...): errado. Pena ganhou notoriedade a partir de 1838, antes mesmo de escrever para o jornal, em 1846.

Item 12 (A substituição de "destacou-se"...): certo. A forma verbal “destacou-se” tem sentido reflexivo, indicando que Pena é o agente responsável pelo seu próprio destaque. Assim, a expressão “pelas suas comédias e farsas” evidencia a razão pela qual Pena sobressaiu ou distinguiu-se em seu tempo. A opção pela forma “foi destacado” confere a Martins Pena uma passividade que não está presente no trecho original, alterando o sentido pretendido no texto original. Além disso, mudaria também o sentido da expressão “pelas suas comédias e farsas”, que passaria a ser entendida como o agente responsável pelo destaque.

Item 13 (O trecho a seguir apresenta...): certo. Realmente é possível perceber as características elencadas pelo examinador, o que torna o trecho apresentado adequado para constar num memorando.

Item 14 (Os trechos a seguir apresentados...): errado. Existem problemas que desqualificam a redação como parte de um ofício. Por exemplo, não se admite a forma “Digníssimo” como forma de tratamento. O fecho “Respeitosamente” é reservado para autoridades superiores, característica que não se verifica no trecho apresentado. O signatário é identificado também pelo cargo que ocupa, informação que deve constar logo abaixo do seu nome, na mesma página do documento.

Abraços e sucesso no concurso!


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: