Prof. Guilherme Neves

15/05/2016 | 20:20
Compartilhar

Prova Comentada - RL - INSS 2016 - Técnico

Boa noite, pessoal.

Acabei de analisar a prova de RL para Técnico do INSS. Prova totalmente dentro do esperado, não é?

A prova comentada segue em anexo.

Das 6 questões da prova de Técnico, 5 foram praticamente idênticas a questões do nosso simulado!!

Espero que todos tenham feito uma excelente prova.

Um forte abraço,

Guilherme Neves



Instagram: @profguilhermeneves
Facebook: www.facebook.com/profguilhermeneves
email: guilherme@pontodosconcursos.com.br

 


Comentários

  • 16/05/2016 - gustavo
    Prof.,
    Primeiramente obrigado pelas resoluções. Prova simples e facil. Porem, apesar de concordar com sua resolução da questão sobre conjuntos, acredito que não seja a unica maneira de representa-lo. O que, talvez, dê margem a recurso.
    O senhor desenhou os subconjuntos de C (A e B) de tal forma que formam uma interseção entre eles. Mas a representação também poderia ser com todo conjunto A contido em B ou mesmo, todo B contido em A, e das duas formas ambos seriam ainda subcojuntos de C. Ou até mesmo dois subconjuntos sem qualquer elemento em comum. Está certo meu raciocínio? Não há margem para recurso diante de haver outras possibilidades que não a demonstrada? Grato.
  • 16/05/2016 - Prof Guilherme Neves
    Olá, Gustavo. A única informação garantida pelo enunciado foi a de que A e B são subconjuntos de C. Em qualquer uma das situações descritas por você, o resultado final será igual a B - A.
    A representação utilizada por mim é a mais genérica possível. Apesar de no diagrama haver uma região representando a interseção, eu não afirmo que há elementos ali. Em outras palavras, com tal representação, eu não estou afirmando que existem elementos em todas as regiões do diagrama. Estou apenas afirmando que pode haver (ou não) elementos naquelas regiões.
  • 16/05/2016 - Prof Guilherme Neves
    É possível também resolver o problema algebricamente. Como aqui nesta parte dos comentários eu não tenho acesso aos símbolos matemáticos, utilizarei "e" para a interseção e ~A para indicar o complementar de A em relação ao universo C.

    Como C é universo de A, então C \ A = C - A pode ser representado por ~A.

    (C \ A) e (A U B) = ~A e (A U B) = (~A e A) U (~A e B) = ø U (~A e B) = ~A e B.

    ~A e B (~A inter B) significa que o nosso resultado é formado pelos elementos de B que não são elementos de A, ou seja B - A.

    Não há possibilidades de recursos para esta questão.
    Abraços!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: