Prof. Patrícia Quintão

12/05/2016 | 23:43
Compartilhar

Desafios de Informática (CESPE/TRE-PE/2016)

Olá, querido(a)s amigo(a)s!

 

A seguir, duas questões comentadas da disciplina Noções de Informática que foram cobradas em 2016, na prova do TRE-PE, pelo CESPE/UnB.

 

 

(Q98955/CESPE/2016/TRE-PE/Técnico Judiciário - Operação de Computadores) O dispositivo de impressão dotado de agulhas constitui parte do modelo de impressora

a) de sublimação.

b) com tecnologia digital LED.

c) a jato de tinta.

d) matricial.

e) a laser.

 

Comentários (Profa Patrícia)

Letra A, incorreta. Impressoras de Sublimação utilizam o calor para transferir a tinta sob a forma de gás para um papel especial,

  • com cobertura de plástico, ou
  • para materiais, como alumínio, aço inox ou tecidos com no mínimo 90% de poliéster.

 

Figura. Impressora de Sublimação

Letra B, incorreta. Na impressora com tecnologia digital LED o sistema de impressão é formado por vários fotodiodos, como uma fonte de luz incorporada à imagem. Esta luz do LED cria no cilindro de impressão a imagem a ser impressa à medida que o cilindro de impressão se movimenta. E, ao contrário do sistema a laser, as peças não se movimentam durante a impressão.

 

Figura. Impressora com tecnologia digital LED

 Letra C, incorreta. Impressora de Jato de Tinta funciona expelindo um jato de tinta baseado no uso de um cartucho (preto e colorido).

 

Figura. Impressora matricial

Letra D, correta. A impressora matricial faz Impressão por meio de agulhas. Necessita que ocorra impacto com o papel. São impressoras caras e com um custo de manutenção barato. Normalmente utilizam formulários contínuos. São pobres em qualidade de impressão, muito lentas e extremamente barulhentas.

 

Letra E, incorreta. Na tecnologia a laser, o sistema de impressão é formado por vários espelhos e lentes alinhados que se movimentam durante a impressão. A impressora imprime uma linha, e quando termina, o sistema de impressão volta ao começo e imprime a linha seguinte, como se fosse um ‘zig-zag’ até terminar.

Gabarito: D.

 

 

(Q98956/CESPE/2016/TRE-PE/Técnico Judiciário - Operação de Computadores) Assinale a opção que apresenta dispositivo de conexão que suporta, por meio de um único cabo, formatos de imagens de televisão ou de computador, incluindo resoluções padrão, alta definição e 4k.

a) EGA.

b) HDMI.

c) VGA.

d) videocomponente.

e) DVI.

 

Comentários (Profa Patrícia)

Vamos ao detalhamento das opções apresentadas na questão:

 

Letra A, incorreta. O padrão de vídeo EGA (Enhanced Graphics Adapter) está localizado entre o CGA e o VGA. É uma tecnologia arcaica, que não suporta grande qualidade de imagens.

Letra B, correta. HDMI (High-Definition Multimidia Interface - Interface Multimídia de Alta Definição) é um dispositivo de conexão que suporta, por meio de um único cabo (anteriormente, cada tipo de transmissão possuía cabos e entradas exclusivas nos aparelhos) formatos de imagens de televisão ou de computador, incluindo resoluções padrão, alta definição e 4K.

HDMI consegue transmitir dados de áudio e vídeo em alta resolução simultaneamente por um único cabo.

Letra C, incorreta. VGA (Video Graphics Array) é conector de vídeo das placas gráficas. Encontrado tanto em cabos, para a conexão do PC ao dispositivo de saída, quanto em placas de vídeo, monitores e TVs. No cabo temos a versão “macho” do conector, pois é a parte que possui vários pinos para a transmissão das imagens, enquanto que nas placas de vídeo e dispositivos de saída há a versão “fêmea” que é parte que possui pequenos furinhos, em que será encaixado o cabo.

 

Letra D, incorreta. Vídeo componente permite transmissão analógica de informações e se destaca por sua flexibilidade, podendo ser usado em inúmeros modelos de players de DVD, vídeo games, videocassetes e vários outros eletrônicos. Ele separa o sinal de vídeos em três (dois para cores e um para luminância).

 

Letra E, incorreta. Seu nome vem do inglês “Digital Visual Interface” (algumas vezes também chamado de “Digital Video Interface”), que significa interface visual digital. O DVI é uma espécie de ponte entre as conexões VGA e HDMI. O conector usa sinal digital para transferir imagens da placa de vídeo para monitores e projetores digitais, como o display LCD. 

DVI (Digital Visual Interface) é um padrão de interface de vídeo desenvolvido para transportar dados digitais não comprimidos para o vídeo.

 

A conexão DVI é totalmente digital, ao contrário da VGA tradicional que é analógica e traz mais qualidade para a imagem nos monitores de cristal líquido. Com a conexão DVI evita-se o trabalho de ter que converter dados vindos da placa de vídeo para o formato analógico para transmissão e converter novamente para o digital pelo monitor LCD.

Gabarito: B.

 

Gostou? Veja mais questões no Ponto Mais!

Até o próximo post!

Um abraço,

Profa Patrícia Quintão

Professora e Coordenadora dos cursos de TI e Informática do Ponto dos Concursos
Personal & Professional Coach e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching

E-mail:  patricia@pontodosconcursos.com.br 

Periscope: @patriciaquintao | Instagram: @patriciaquintao | Twitter: http://www.twitter.com/pquintao

Facebook: http://www.facebook.com/professorapatriciaquintao 


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: