Prof. Júnia Andrade

11/05/2016 | 16:25
Compartilhar

INSS - o que ver ou rever nesta reta final

Ainda não está na hora de relaxar! 

Quando vai chegando o dia da prova, muuuitos candidatos "jogaram a toalha", ou seja, não aguentaram o trampo e estão ali para formar o bolo aparentemente assustador da concorrência, mas uns poucos estão firmes e fortes na batalha - e falo com você: são pouquíssimos mesmo - nos preparatórios, por exemplo, menos de 30% dos matriculados, mas bem menos ainda sobrevive. E vejam que estou falando daqueles 10% que se preparam - uns 100, 150 mil candidatos em mais de 1 milhão. Destes 100, 150, uns 20, para ser bemmmm generosa, ainda estão vivos, ainda estão querendo ser servidores. Entendeu a conta do 1 milhão agora? 

Há vaga no concurso, mas esta é para aqueles que levam a corrida para cruzar, de vez, a reta final. 

Como eu faço parte do time de professores que não descansa enquanto não chega o dia da prova, separei para você uma lista de prioridades. Tenho certeza de que dará mais conforto ao seu português para o INSS:

  • Em gramática, reveja os seguintes pontos:

a. Sujeito. Lembre-se que o Cespe sempre traz uma questão sobre "complemento" de..., mas veja se esse tal de complemento não é sujeito. Dica simples: tente colocar o dito "complemento" antes do verbo. Se der certo, aquilo será sujeito. Não será complemento de nada. 

Exemplo: removeu-se o lixo (o lixo = complemento do verbo remover???) 

Reescreva: o lixo foi removido = não era complemento, era sujeito. 

2. Memorize (copie umas 3 ou 4 vezes que você irá memorizar, cole na parede do banheiro...) as conjunções a seguir: causais, concessivas, finais, adversativas e conclusivas. Uma delas espera por você na prova. 

3. Guarde a informação de que oração subodinada adjetiva explicativa é isolada por vírgula. Já a restrita, ao contrário do que a maioria pensa, não é isolada por pontuação.

4. Repasse a regra do uso da vírgula para orações subordinadas adverbais. Em

  • Em Redação Oficial você precisa rever isto aqui:

1. Leia a primeira parte do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (baixe na internet - redação de 2002 mesmo): vá diretamente para o entendimento dos princípios. Mas leia mesmo, porque o Cespe está batendo forte na letra pontual do Manual. 

2. Ao ler sobre os princípios, foque seu olhar sobre a questão da linguagem e da impessoalidade. 

3. Estude os conceitos dos expedientes do Padrão Ofício (ofício, memorando e aviso).

4. Compare a estrutura do ofício com a da mensagem (local e data, identificação do signatário). 

  • Para resolver interpretação de texto, leve consigo para a prova o seguinte:

1. Leia a opção antes de ler o texto. 

2. Ser houver elementos de relevância (números, letras maiúsculas, palavras hifenizadas, aspas etc.) no item analisado, leia a passagem em que este elemento aparece no texto. Isso ajuda você a fazer uma leitura mais objetiva e precisa, pois você irá para a parte do texto que contém, por exemplo, uma data mencionada no item da prova. 

3. Sempre analise os itens, levando em consideração os tempos verbais. Se o texto está com um tempo verbal e o item com outro, será raro não haver ali mudança de sentido. 

4. Leia muito bem o primeiro parágrafo, pois há sempre resposta decorrente dele. 

É isso!!! 

Sucesso nesta sua dedicação e saiba que o descanso estará na alma quando você conseguir estabilidade para você e para a sua família. 

 


Comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: