Prof. Arthur Scandelari

11/05/2016 | 12:57
Compartilhar

Questão comentada: vírgula antes do "e"

Veja o item que apareceu no último concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí:

 

Texto

“A discussão sobre a participação dos analfabetos na vida política nacional remonta aos tempos do Brasil colônia e se mantém durante a formação da sociedade brasileira e os processos de reconhecimento de direitos e de visibilidade social das diferentes parcelas sociais anteriormente excluídas do processo democrático.”

 

1. A correção e a coerência do texto seriam mantidas caso se inserisse uma vírgula logo após o vocábulo “colônia” (l.2).

 

O Cespe queria avaliar se os candidatos sabiam usar vírgula antes do “e”, e muitos não sabiam. O tema é mesmo controverso, nem os gramáticos se entendem. Além do mais, crescemos ouvindo que esse tipo de pontuação é errado. Então, como proceder?

 

Aqui entra a máxima “Conhece a tua banca”. Se analisarmos os termos do período, observaremos que os verbos “remontar” e “manter-se” se referem ao sujeito “A discussão... nacional”. Como o sujeito e o segundo verbo não estão juntos, o Cespe aceitou a inserção da vírgula.

 

Alguns candidatos alegaram que a pontuação estaria incorreta, por separar o sujeito do verbo, mas ignoraram que esse não é o posicionamento da banca. Para acabar com as dúvidas, esclarecemos: o Cespe considera correto separar orações coordenadas aditivas por vírgula, assim como proposto pelo item.

 

Esse é um recurso válido, estilístico, que dá ênfase à oração iniciada pelo “e”. Caso discorde do entendimento da banca, lembre-se de que o Bechara está com ela.

 

Abraço!

Arthur Scandelari


Comentários

  • 13/05/2016 - Gabriel
    Legal!
    E qual o posicionamento da ESAF?
    Obrigado.
  • 13/05/2016 - Prof Arthur Scandelari
    Boa, Gabriel!
    Este é o espírito: foco na banca. Pontuação é assunto certo na Esaf, e as vírgulas sempre aparecem.
    Quando há mudança de sujeito, a Esaf considera facultativo usá-las antes do "e". Assim, na frase "A criança se lambuzou de sorvete, e a mãe achou engraçado", o uso da vírgula seria opcional, pois separou sujeitos diferentes.
    O mesmo vale para o ponto e vírgula. O período "A maneira de responder a esses problemas é que muda; e a maneira atual é com o uso intensivo da tecnologia" foi considerado correto pela banca.
    Disponha!
    Arthur
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: