Prof. Marcelo Camacho

27/04/2016 | 12:45
Compartilhar

Recurso para questão de Administração do concurso AGEPEN/MA

Pessoal,

passo por aqui para comentar as possibilidades de recurso para a prova de Agente Penitenciário do Maranhão.

Eu vislumbro possibilidade de recurso somente na questão 30 (modelo prova Y).

A banca apontou a alternativa A, como gabarito.

No entanto, há  imprecisão  no enunciado sobre o que seja governança corporativa.

O estabelecimento de parcerias poderia ser uma característica (do ponto de vista conceitual) tanto do estado empreendedor, como da administração pública gerencial. O conceito de governança corporativa também está equivocado no enunciado da questão. Portanto, a questão deve ser anulada.

Sugiro que usem o conteúdo a seguir, que define o que é governança pública, para contestar o gabarito da questão e pedir a anulação da mesma.

Segundo o documento do TCU “ Governança Pública: referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública e ações indutoras de melhoria / Tribunal de Contas da União. “, publicado em 2014 ( disponível em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2666622.PDF) o conceito de governança pública pode ser entendido da seguinte forma:

 

“De acordo com o Plano Estratégico do Tribunal de Contas da União (BRASIL, 2011), governança pode ser descrita como um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sociedade, alta administração, servidores ou colaboradores e órgãos de controle. Em essência, a boa governança pública tem como propósitos conquistar e preservar a confiança da sociedade, por meio de conjunto eficiente de mecanismos, a fim de assegurar que as ações executadas estejam sempre alinhadas ao interesse público. “(página 21)

 

“Governança pública: pode ser entendida como o sistema que determina o equilíbrio de poder entre os envolvidos — cidadãos, representantes eleitos (governantes), alta administração, gestores e colaboradores — com vistas a  permitir que o bem comum prevaleça sobre os interesses de pessoas ou grupos (MATIAS-PEREIRA, 2010, adaptado).”  “(páginas 21 e 22)

 

“Governança no setor público refere-se, portanto, aos mecanismos de avaliação, direção e monitoramento; e às interações entre estruturas, processos e tradições, as quais determinam como cidadãos e outras partes interessadas são ouvidos, como as decisões são tomadas e como o poder e as responsabilidades são exercidos (GRAHN; AMOS; PLUMPTRE, 2003). Preocupa-se, por conseguinte, com a capacidade dos sistemas políticos e administrativos de agir efetiva e decisivamente para resolver problemas públicos (PETERS, 2012).” “(página  22)

Abraços

Prof. Marcelo Camacho


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: