Prof. Leandro Signori

17/04/2016 | 21:57
Compartilhar

Gabarito extraoficial de Geografia - IBGE

Caros alunos,

Recebi várias provas de cores e tipos diferentes do concurso de Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas A I do IBGE, realizado hoje, 17/04/2016.

Segue o gabarito extraoficial, que tem como base a Prova Amarela – Tipo 3. Copiei o texto das alternativas que considero correta. Assim, todos poderão conferir a sua prova com o gabarito extraoficial.

Agradeço aos alunos que me enviaram as provas.

Um Abraço,

Prof. Leandro Signori

 

Gabarito:

21 - D – o aumento da taxa de atividade das mulheres; a segmentação ocupacional com base no gênero.

22 – B – o aumento da presença do governo central em áreas pouco povoadas e consideradas vulneráveis às ameaças externas.

23 – B – da intenção de se obter um maior detalhamento no mapa de mesorregiões da Bahia, o que exigiu uma escala maior que a utilizada no mapa do Brasil.

24 – C – da expansão da fronteira agrícola

25 – C – metropolização

26 - B – o emprego de insumos tecnológicos, que contribuiu para o aumento do rendimento médio do cultivo.

27 – A – o deslocamento regular de pessoas para outros municípios, para fins de trabalho e/ou estudo, e de retorno aos seus domicílios; o aumento do contingente de passageiros nos transportes intermunicipais.

28 – D – a ocorrência de duas estações climáticas bem definidas; a contaminação das bacias com dejetos de atividades mineradoras.

29 - E – forneceu animais de tração para os moinhos dos engenhos e se interiorizou ao longo do vale do rio São Francisco.

30 - D – a posse permanente dessas terras e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e das lagoas nelas existentes.

31 - C – o ponto C está localizado a 60º de latitude norte e a 40º de longitude leste.

32 – A – Sudeste e Nordeste.

33 – A – vegetação adaptada à deficiência hídrica, com espécies caducifólias, espinhosas e suculentas, em uma região de depressões interplanálticas.

34 – E – dentre as cidades da rede urbana hipotética, a cidade 5 possui a menor centralidade.

35 – D - mar territorial e zona econômica exclusiva.

 


Comentários

  • 19/04/2016 - Gean Flávio dos Sant
    Boa tarde Professor e parabéns pelo curso, com relação a questão 22 de geografia que diz algo tão específico quanto a resposta apresentada no caso letra "e" prova tipo 2, em qual literatura de geografia se tem tal resposta? E no que esta previsto no edital em qual matéria encontra-se tal resposta.
    Obrigado e bom dia.
  • 20/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Gean, grato pelo elogio. se for a questão do Pantanal, em ecossistemas. Publiquei artigo com comentários sobre a prova de Geografia. Veja no site do Ponto. Att. Leandro
  • 19/04/2016 - josiel
    Professor, quero agradecer aqui pela sua dedicação ao preparar esse excelente material disponibilizado no seu curso. Consegui acertar 14 das 15 questões e só errei a que tratava da Caatinga por conta da bendita vegetação "suculenta", fiquei com muita dúvida na hora e até pensei nos cactos, mas optei por marcar a letra "E", ainda que não me lembrasse de ter estudado nada sobre "morros mamelonares" na Caatinga. De qualquer forma fiquei muito satisfeito com seu material. Estudei por outro material, da concorrência, também, mas posso garantir que foi o seu que fez toda a diferença. Contudo, não sei se vou conseguir atingir meu objetivo nesse concurso, pois acabei não indo bem em matemática. Ainda assim, é válido a experiência e o conhecimento. Obrigado.
  • 20/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Josiel, Grato pelo elogio. Sucesso no concurso. Att. Leandro
  • 19/04/2016 - Bruno Silva
    Olá Prof. Leandro,

    Com relação à questão 35, que trata das faixas marítimas, ela não poderia ser anulada devido ao conteúdo?

    Segue o conteúdo de acordo com o edital:
    Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude); Representação: Leitura, escala, legendas e convenções. Natureza e meio ambiente no Brasil: Grandes domínios climáticos; Ecossistemas. As atividades econômicas e a organização do espaço: Espaço agrário: modernização e conflitos; Espaço urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; A rede urbana e as Regiões Metropolitanas. Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa: Divisão Político-Administrativa; Organização federativa. Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e perda populacional).

    O que acha?
  • 20/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Bruno, não poderia ser anulada. É conteúdo de formação territorial do Brasil. No curso em pdf estava na Aula 02, página 14 - mapa, desenho esquemático e explicação teórica. Att. Leandro
  • 18/04/2016 - Matheus Rabelo da Si
    Professor, agradeço pelo lançamento do gabarito. Fiquei com uma dúvida na questão 25. O enunciado explicita 'a terceira fase, REPRESENTADA NOS MAPAS', sendo que em nenhum dos mapas está representada a terceira fase (apenas a primeira e a segunda). Desconsiderando isso e indo pelo segundo mapa, cerca de metade das regiões marcadas são metrópoles. Isso é suficiente pra caracterizar metropolização? Não se encaixa melhor urbanização difusa?

    Valeu!
  • 19/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Matheus, vou comentar esta questão quando publicar o comentário sobre a prova. Já saiu o gabarito preliminar, fechou 100% com o meu gabarito extraoficial. Att. Leandro
  • 18/04/2016 - Cezar Adriano Martin
    Professor, o Centro-Oeste recebe 604.049 migrantes e o Nordeste 571.335.
    Eu sei q há mais pessoas retornando aos seus locais de origem no Nordeste e que as migrações que ocorrem para o Centro-Oeste são, em sua maioria, de pessoas naturais de outras regiões. Mas isto não está identificado nos mapas, por isso julguei somente a quantidade explícita nos mapas e optei pela alternativa Sudeste e Centro-Oeste.
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Cezar, escrevi uma comentário para explicar a resposta desta questão. Mas não consigo postar. O sistema reporta erro. Assim, postei na minha fan page no Facebook. Está em um comentário do artigo, tem o link. Acessa lá: https://www.facebook.com/leandrosignoriatualidades/
  • 18/04/2016 - Bruno Andrade
    Professor Leandro, tudo bem?

    Em relação a questão de metropolização ou urbanização difusa, eles citam o mapa 3 na questão... Qual mapa 3? Só tinham 2 mapas.... Isso nos leva a inferir que seria um terceiro momento após os 2 mapas citados, pois não tem mapa 3 na prova.. Não é caso de anulação?

    Muito Obrigado pelo rápido gabarito.
  • 19/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Matheus, vou comentar esta questão quando publicar o comentário sobre a prova. Já saiu o gabarito preliminar, fechou 100% com o meu gabarito extraoficial. Att. Leandro
  • 18/04/2016 - Diego Almeida
    23 – B – da intenção de se obter um maior detalhamento no mapa de mesorregiões da Bahia, o que exigiu uma escala MAIOR que a utilizada no mapa do Brasil.

    Professor, a escala utilizada no mapa da Bahia é MENOR que a do Brasil.. Quanto menor a escala maior o nível de detalhes, creio que a opção correta seja a letra A. Abraço
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Diego, volte para a apostila de Noções Básicas de Cartografia e revise o que estudamos no curso. Abraço, Leandro
  • 18/04/2016 - Pamella
    Professor! Que alegria!!!

    Consegui acertar 12 questões em Geografia, fiquei muito feliz!
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Viva! Sucesso no concurso! Mande notícias da sua aprovação.
  • 18/04/2016 - Mariana
    Querido mestre! Gostaria de agradecer pelas suas aulas e sua dedicação no curso em PDF e nas aulas do Pulo do gato. Fui p a prova com a certeza de que havia estudado com um material de alta qualidade. E saí da prova com a certeza de que havia abordado TUDO aquilo. Parabéns!
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Mariana, grato pelo elogio. :D Sucesso no concurso! Abs! Leandro
  • 18/04/2016 - manoel lemos
    Professor um outro gabarito, afirmou que a resposta da questão 22 é letra E, você acha possível?
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Manoel, no meu entendimento não é possível. Se for este o gabarito, cabe recurso, pois publicações do IBGE dizem o contrário, afirmam o que eu indiquei como resposta correta. Att. Leandro
  • 18/04/2016 - laio
    Realmente prof essa questão cuja resposta e metropolização traz uma pequena duvida afinal pelo mapa nota-se uma notável expansão pelo interior do pais..pela questão nota-se uma tendecia do examinador a abordar a questão da expansão/difusão geografica(dentro do territorio).
  • 19/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Laio, vou comentar esta questão quando publicar o comentário sobre a prova. Já saiu o gabarito preliminar, Fechou 100% com o meu gabarito extraoficial. Att. Leandro
  • 18/04/2016 - Fernanda
    Na questao 23 nao seria a letra "a" professor? Pois o valor da escala é inversamente proporcional ao tamanho do desenho. Quanto menor a escala maior será o desenho, assim como seu detalhamento.
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Fernanda, a escala utilizada no mapa do Brasil é menor que a escala utilizada no mapa das mesorregiões da Bahia. Incorreta a alternativa "A". Att. Leandro
  • 18/04/2016 - Nelson Roberto Stach
    Maravilha, se for assim amanhã, só terei errado a do pantanal...pensei que a mineração afetasse mais a região norte...mas fiquei na dúvida com a correta pela presença das duas estações definidas, e no fim acabei marcando a errada, mas acho que 14 tá ótimo..
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Nelson, a questão não perguntou qual ecossistema é mais afetado pela atividade mineradora. Apenas disse que no pantanal a contaminação das bacias são afetadas com dejetos das atividades mineradoras. É prestar atenção no que a questão está perguntando. Maravilha, vamos aguardar o gabarito preliminar. Att. Leandro
  • 18/04/2016 - LumaFe
    Professor, tudo bem? A questão sobre as terras indígenas você acredita ser passível de recurso uma vez que extrapolou o edital ou de alguma forma este conteúdo entra em alguns tópicos previstos no edital?
  • 19/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Luma, não acredito ser passível de recurso. Att. Leandro
  • 18/04/2016 - Izael
    Sobre a questão das fases da urbanização, andei pesquisando na internet mesmo e acho que é mesmo "metropolização" e eu acertei!!! Fiz 14/15. Muito Feliz. Obrigado professor, suas aulas foram essenciais pra esse resultado, apesar de que também sou formado em geografia, mas não atuo na área.
  • 19/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Izael, viva! Parabéns para nós! Vou comentar esta questão quando publicar o comentário sobre a prova. Já saiu o gabarito preliminar, Fechou 100% com o meu gabarito extraoficial. Att. Leandro
  • 17/04/2016 - Cristina
    Se a região sudeste recebe mais do que saem como o saldo é positivo?
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Cristina, quando uma região recebe mais migantes do que saem, o saldo migratório é positivo. É o caso de Sudeste. Quando saem mais migrantes do que entram, o saldo migratório é negativo. Att. Leandro
  • 17/04/2016 - Guilherme
    Professor, na questão 25 não seria possível considerar a explosão demográfica também?
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Guilherme, entendo que não. A questão pergunta sobre fases da urbanização brasileira, onde explosão demográfica não seria uma resposta adequada. É uma questão difícil. Fiquei em dúvida entre urbanização difusa e metropolização. Att. Leandro
  • 17/04/2016 - Thaís Lucena
    Pelo seu gabarito acertei 14/15, errei a de metropolização coloquei urbanização difusa.
    Queria agradecer professor, estudei por seu material e estou muito feliz. Valeu a pena o investimento.
    Muito obrigada!!Bjos
  • 17/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Thaís, esta questão me deixou em dúvida. Extraoficialmente optei por metropolização, mas é sustentável considerar como urbanização difusa. Aqui é o caso de aguardar o gabarito oficial. A geografia é muito teórica e diversa. Grato pelo elogio. Sucesso no concurso. Abs! Leandro
  • 17/04/2016 - Diego
    Professor, gostaria de agradecer pelo excelente material que você preparou para esse concurso. Ajudou-me muito durante a prova. Acertei 12 das 15. Infelizmente, errei 3 questões de bobeira, mas estou muito feliz com o meu desempenho. Não vi nenhum material tão bem elaborado como o teu. Parabéns, Professor. Grande abraço.
  • 17/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Diego, agradeço o elogio. Sucesso no concurso. Abs!
  • 17/04/2016 - Emanoela
    Prova branca: o centro-oeste recebeu um contingente significativo de migrantes do Rio Grande do Sul, sobretudo a partir da década de 1980 em funçao:
    Do extrativismo da erva-mate
    Da proliferação dos tecnopolos
    Da expansão da fronteira agrícola
    Da polarização da metrópolis
    Do crescimento da silvicultura
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Emanoela, a resposta é da expansão da fronteira agrícola. Att. Leandro
  • 17/04/2016 - Pablo Santiago
    31 - C – o ponto C está localizado a 60º de latitude norte e a 40º de LONGITUDE leste.
  • 17/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Pablo, sim, na minha opinião este é o gabarito da questão. 31 - C – o ponto C está localizado a 60º de latitude norte e a 40º de longitude leste. Abs! Leandro
  • 17/04/2016 - maraisa
    Show professor.... portugues vai sair também?
  • 17/04/2016 - Reginaldo
    Sobre a questão que fala sobre o pantanal pq não poderia ser a letra E)?
    E sobre o mapa de urbanização tbem marquei urbanização difusa, rsrsrs
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Reginaldo, por que o ciclo de inudações fertiliza o solo com nutrientes e as terras baixas alagam, o que dificulta a expansão da agricultura. Att. Leandro
  • 17/04/2016 - Arthur
    Questão 32 - Saldo de retorno não é maior para nordeste e sim o centro-oeste.
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Arthur, escrevi uma comentário para explicar a resposta desta questão. Mas não consigo postar. O sistema reporta erro. Assim, postei na minha fan page no Facebook. Está em um comentário do artigo, tem o link. Acessa lá: https://www.facebook.com/leandrosignoriatualidades/
  • 17/04/2016 - Guilherme lima
    Professor a questão 32 não seria a letra D?
    Pois a migração de retorno do Centro-Oeste foi maior que a do Nordeste .
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Guilherme, escrevi uma comentário para explicar a resposta desta questão. Mas não consigo postar. O sistema reporta erro. Assim, postei na minha fan page no Facebook. Está em um comentário do artigo, tem o link. Acessa lá: https://www.facebook.com/leandrosignoriatualidades/
  • 17/04/2016 - Brígida
    Professor, na questão de mesorregiõed da bahia, o mapa do brasil usa escala maior o que significa menor detalhamento e o mapa da bahia usa escala menor para maior detalhamento. Não seria isso?
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Brigida, a maior escala é a do mapa das mesorregiões da Bahia. A menor escala é a do mapa do Brasil. A escala grande tem o denominador de fração pequeno e a escala pequena tem o denominador de fração grande. Quanto maior a escala, maior o detalhamento dos atributos do território cartografado. Quanto menor a escala, menor o detalhamento dos atributos do território cartografado
  • 17/04/2016 - Gabriel
    Professor, pelo seu gabarito eu gabaritei !!! Realmente valeu muito a pena o investimento! Muito obrigado pelo excelente material.

  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Gabriel, que maravilha. Vamos aguardar o gabarito preliminar. Abs!
  • 17/04/2016 - Armando
    Espero que esteja certo haha. O meu está idêntico kkk
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    rsrsrs Tomara.
  • 17/04/2016 - Willen Moreira
    Tem certeza que a 32 é esse resultado?
    Eu somei aqueles números e deu Sudeste e Centro Oeste.
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Willen, escrevi uma comentário para explicar a resposta desta questão. Mas não consigo postar. O sistema reporta erro. Assim, postei na minha fan page no Facebook. Está em um comentário do artigo, tem o link. Acessa lá: https://www.facebook.com/leandrosignoriatualidades/
  • 17/04/2016 - Vitor de Souza Trind
    Prof. primeiramente agradecer a disponibilidade em um domingo pelo gabarito acertei 13, você acha possível ser Urbanização Difusa ao invés de Metropolização?
  • 18/04/2016 - Prof Leandro Signori
    Olá Vítor, rsrs, rapaz estou sem o livro do Milton Santos aqui em casa, que foi a base para a elaboração da questão. Amanhã (segunda-feira) vou na biblioteca do curso de Geografia consultar o livro para dirimir esta dúvida. att. Leandro
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: