Prof. Leandro Signori

15/04/2016 | 15:54
Compartilhar

A prova de Geografia do IBGE no domingo - palavras finais

No dia 17/04 (domingo), teremos a prova de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I, do concurso do IBGE. Durante sete meses, desde setembro de 2013, tive o prazer e a honra de preparar centenas de candidatos nos cursos que ministrei no Ponto dos Concursos. Foram cursos em pdf, aulas ao vivo e videoaulas.

No curso em pdf, comentei mais de 300 questões. Não estou dizendo que não há, mas, sinceramente, não conheço e ninguém me disse, que teve um outro curso com a mesma quantidade de questões comentadas.

Durante o curso, respondi centenas de perguntas, todas com muito prazer, esclareci dúvidas diversas e orientei os alunos sobre o correto estudo dos conteúdos da disciplina de Geografia.

Vários me perguntaram se eu achava que assunto A ou B poderiam ser cobrados na prova. Sempre disse, que, quem sabe exatamente o que vai cair na prova é o examinador. Mas, com base no meu conhecimento da FGV e de provas de Geografia, respondi as indagações.

No domingo que passou, 10/04, teve a prova de Geógrafo (nível superior) para o IBGE. Muitos alunos, pegaram a prova e se assustaram com o que foi cobrado. Este temor com o que será cobrado, vem desde o início do curso. Se deve ao fato, de os candidatos fazerem questões de nível superior – para o cargo de Geógrafo – de outros concursos. Fazem, não entendem e se apavoram.

Digo novamente a todos, o concurso não é para cargos de nível superior, não cobra conhecimentos de Geografia para o cargo de Geógrafo, mas conhecimentos de nível médio, do que vocês estudaram no ensino médio.

Sei que muitos são céticos com o que digo. Pois, fazem questões de português e de matemática dos concursos de nível superior e médio e identificam pouca diferença. Aí, transferem esta impressão para a disciplina de Geografia. Para esses, digo que peguem a prova do concurso de Geógrafo (nível superior) e de Técnico (nível médio) de 2013 e comparem. Vejam o quão diferente é o nível das questões. Vejam como nível médio é bem mais fácil.

Para responder questões de prova de Geógrafo, o candidato tem que ter cursado Geografia na faculdade. Quem cursou, entende perfeitamente o que estou dizendo.

Mesmo assim, nos nossos cursos coloquei dezenas de questões de concursos de nível superior. Claro, adequadas aos conhecimentos que estão sendo cobrados para nível médio. Em vários momentos aprofundei os conteúdos, para uma exigência de nível superior.

Então, galera, tranquilidade e serenidade! Continuem fazendo a revisão final e tenham certeza que fizeram ótimos cursos no Ponto dos Concursos.

Recebi mais de uma centena de mensagens por email, no Facebook e na minha fan page de alunos elogiando o meu curso. Gente, muito, mas muito satisfeito com o retorno de vocês! Mais do que ser estimulante, é motivo de grande felicidade! Sucesso no concurso! Mandem notícias das suas aprovações.

Deus guia!

Prof. Leandro Signori

 

 

 

  


Comentários

  • 16/04/2016 - Érica
    Muito obrigada pelo carinho das suas palavras!
  • 15/04/2016 - Luciana Lobato
    Obrigada a você professor, por nos orientar e principalmente por nos motivar agora nessa hora tão crítica que é a véspera de prova!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: