Prof. Lincoln Barros

12/03/2016 | 19:08
Compartilhar

Teoria das Três Idades

Caros concursandos,

 

Vamos abordar um assunto bastante cobrado nas provas de arquivologia: Teoria das Três idades ou Ciclo Vital dos Documentos.

Antes disso, preciso mencionar que é fundamental o concursando entender que estudar para concursos é como escovar os dentes, comer e dormir. Vira mais um item da rotina. É preciso estudar todos os dias. Quando menos espera, vem a aprovação. Conhecer as "regras do jogo" é imprescindível. O concursando que não sabe, por exemplo, o número de questões por disciplina e o tempo que terá em cada uma não está caminhando no rumo certo. Os detalhes fazem toda a diferença, pois a concorrência é cada vez maior.

O que ocorre com a maioria dos candidatos que não conseguem fazer uma boa prova é não saber se preparar adequadamente. Foque no que realamente é importante. Como? Seguindo as orientações de quem já viveu essa fase da vida. Você precisa mapear quem já passou. O que ele fez para passar. Como fez. Nesse espaço de artigos do Ponto dos Concursos, você tem uma excelente oportunidade de acompanhar as dicas, as experiências e, principalmente, manter a chama acesa para seguir rumo à aprovação.

Sem sombra de dúvidas, o equilíbrio emicional é o seu maior aliado. Manter a motivação é essencial para conquistar a aprovação em concurso público. É normal o concursando se sentir cansado e extremamente preocupado com a proximidade da prova. Vários questiomentos vêm à cabeça. Será que vou passar ou estou com medo de não passar são frases que normalmente o concursando menciona. Ou ainda, já estou estudando a tanto tempo e não passo. Gente, não concentre seu foco no dia da prova ou no que já passou. Viva o hoje. Procure se preocupar com o cumprimento da meta de hoje. Mantenha o foco no presente. Você pode agir no agora. No passado, estão as memórias boas ou ruins que devem servir apenas para tirar as experiências adquiridas, de forma a minimizar os erros vindouros. No fututo, estão as expectativas. Deve-se pensar na visão de futuro, mas apenas como forma de planejamento. O seu foco deve estar no presente, pois é aqui que você pode e deve implementar ações que de fato vão contribuir para alcançar seu objetivo.

Prepare-se exautivamente em tempo de paz (antes da prova) para não sucumbir em tempo de guerra (dia da prova). O macete é a objetividade e a repetição até a exaustão, notadamente, no que se refere à realização de inúmeras questões. A dor da reprovação é maior que da preparação. Portanto, não meça esforços na sua preparação.

Parabenizo pela decisão de virar concursando. De viver essa experiência extraordináira que mistura todos os tipos de emoção que um ser humano pode sentir. Você já deu um grande passo: inicar com antecedência sua preparação. Acredite. É possível.

"Uma chave importante para o sucesso é a auto-confiança. Uma chave importante para a auto-confiança é a preparação." (Arthur Ashe). 

Dito isso, vamos ao anexo com o assunto Teoria das Três Idades.

Bons estudos!

Forte Abraço!

Prof. Lincoln Barros


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: