Prof. Patrícia Quintão

08/03/2016 | 01:20
Compartilhar

Desafio sobre protocolos de rede (CESPE/DPU/2016)

Olá, querido(a)s amigo(a)s!

 

A seguir, duas questões comentadas da disciplina Noções de Informática que foram cobradas em 2016, na prova da Defensoria Pública da União, pelo CESPE/UnB.

 

(Q90146/CESPE/2016/DPU/Agente Administrativo) Acerca dos conceitos e das tecnologias relacionados à Internet, ao Internet Explorer 8 e à segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

O principal protocolo que garante o funcionamento da Internet é o FTP, responsável por permitir a transferência de hipertexto e a navegação na Web.

 

Comentários (Profa Patrícia)

Bem, pessoal, o principal protocolo que garante o funcionamento da Internet é o HTTP (Hypertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto), utilizado para realizar a transferência das páginas Web para nossos programas navegadores (browsers) e a navegação. Os dados transferidos por esse protocolo podem conter, por exemplo: texto, áudio ou imagens. 

O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivos) possibilita a transferência de arquivos entre dois computadores através da Internet. Também permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeados, excluídos, movidos e copiados de/para servidores FTP. Desta forma, basicamente tudo aquilo que se pode fazer no seu equipamento por meio do Windows Explorer é possível de ser feito em um servidor remoto por meio do FTP.

Gabarito preliminar: item errado (Concordo com o gabarito).

 

 

(Q90145/CESPE/2016/DPU/Agente Administrativo) Acerca dos conceitos e das tecnologias relacionados à Internet, ao Internet Explorer 8 e à segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

Os protocolos de comunicação SSH e TELNET garantem comunicação segura, uma vez que os dados são criptografados antes de serem enviados.


Comentários (Profa Patrícia)

O SSH (Secure Shell) é um protocolo para login remoto de forma segura. Os dados transmitidos durante uma conexão SSH são criptografados, ou seja, codificados.

Já o TELNET (Terminal Emulator - Emulador de Terminal) permite que uma estação na rede (um micro) realize um acesso interativo (controle remoto) a um servidor como se fosse um terminal deste servidor.  Em outras palavras, permite obter um acesso remoto a um computador.  Mas, o uso do protocolo Telnet tem sido desaconselhado pelos administradores de sistemas por questões de segurança, uma vez que os dados trocados por meio de uma conexão Telnet são enviados em texto legível (texto claro). Então, esse protocolo vem sendo gradualmente substituído pelo SSH, cujo conteúdo é encriptado antes de ser enviado.

Gabarito preliminar: item errado (Concordo com o gabarito).

 

Gostou? Aceito sugestões com assuntos para novos posts no meu email do Ponto. Será um prazer detalhar por aqui os pontos de maior cobrança em provas e/ou de maior dificuldade de todos vocês!

Até o próximo post!

Um abraço,

Profa Patrícia Quintão

Professora e Coordenadora dos cursos de TI e Informática do Ponto dos Concursos
Personal & Professional Coach e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching

E-mail:  patricia@pontodosconcursos.com.br 

Periscope: @patriciaquintao | Instagram: @patriciaquintao | Twitter: http://www.twitter.com/pquintao

Facebook: http://www.facebook.com/professorapatriciaquintao

 


Comentários

  • 09/03/2016 - Luiz Santos
    Obrigado pelo artigo, professora! Como sugestão, já que você nos permite, se possível, poste algumas questões sobre Windows 10, pois ele será cobrado pela primeira vez em um concurso do CESPE (concurso do INSS). Este é um tópico bem desconhecido por parte dos alunos; tenho certeza de que os candidatos, inclusive eu, gostariam muito.

    Grato,

    Luiz.
  • 11/03/2016 - Prof Patrícia Quintão
    Luiz, tudo bem!
    Obrigada pelo retorno. A sua sugestão foi bem interessante, e irei implementá-la!
    Será um prazer destacar os principais pontos de cobrança desse novo sistema. Até o próximo post!
    Um abraço,
    Profa Patrícia Quintão.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: