Prof. Fernando Graeff

07/03/2016 | 22:00
Compartilhar

Manual de auditoria financeira

Pessoal,

Encontra-se aberta no site do Tribunal de Contas da União a Consulta Pública do Manual de Auditoria Financeira que o Tribunal irá adotar.

Trata-se de um manual muito completo, vale a pena baixá-lo mesmo ainda em fase de consulta, serve tanto para aos que estão estudando auditoria governamental, quanto para os que estão se preparando para concursos na área fiscal.

Veja o que diz o site:

"A auditoria financeira tem como principal objetivo aumentar o grau de confiança dos usuários das demonstrações contábeis, melhorando e promovendo a prestação de contas de órgãos e entidades públicos.

Com o objetivo de orientar os auditores de demonstrações financeiras de órgãos e entidades do setor público para a realização de auditorias financeiras de forma eficiente e eficaz, com alto padrão de qualidade, credibilidade e profissionalismo, o Tribunal de Contas da União elaborou o Manual de Auditoria Financeira.

O Manual foi elaborado em conformidade com os padrões profissionais de auditoria financeira estabelecidos pela Organização Internacional de Entidades de Fiscalização Superior (INTOSAI, sigla em inglês) e pela Federação Internacional de Contadores (IFAC, sigla em inglês). Todavia, não reproduz o texto integral desses padrões, nem substitui a leitura deles. O manual visa à simplificação da aplicação dos padrões por meio de orientações teóricas e práticas.

Com o objetivo de obter contribuições da sociedade para a sua aprovação, o TCU disponibiliza o Manual para consulta pública, que seguirá o seguinte cronograma estimado: 

Ação Prazos estimados
 Prazo para consulta pública Até 30/03/2016
 Revisão e ajustes finais Até 30/05/2016
 Publicação versão final Até 30/06/2016 

Dessa forma, sugestões ou comentários relacionados ao Manual de Auditoria Financeira, devem ser registrados na tabela de análise, disponibilizada abaixo,  e enviados até o dia 30/03/2016, para o correio eletrônico: auditoriafinanceira@tcu.gov.br

Para envio das sugestões, deve-se indicar o parágrafo a que se refere a sugestão ou comentário."

Então, dê uma passada lá, baixe agora o Manual e aproveite para dar sugestões para melhorá-lo.

Abs.,

Fernando.


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: