Prof. Karine Waldrich

29/02/2016 | 10:25
Compartilhar

MP RJ - ANÁLISE DO EDITAL DE RLM

Oi, pessoal, tudo bem?



O dia começa com boas notícias. Saiu o concurso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Há vagas para Analista (nível superior) e Técnico (nível médio). A banca é a nossa querida Fundação Getúlio Vargas - FGV.



O edital cobra Raciocínio Lógico Matemático. A ementa é a mesma para ambos os cargos. Segue abaixo:



RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO: Proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa e tempo. Representação de pontos no plano cartesiano. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros. Geometria básica: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento, área, volume. Princípios de contagem e noção de probabilidade.



Segue abaixo uma análise do que foi pedido:



- Proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas:



É o Raciocínio Lógico tradicional, que engloba o estudo das estruturas lógicas e relações entre elas.



- Diagramas lógicos, tabelas e gráficos:



São as relações lógicas em diagramas visuais, bem como a análise lógica de tabelas e gráficos.



- Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa e tempo:



Introdução à Matemática Básica. Lembra dos números Naturais, da soma e adição de conjuntos? É isso. Além disso, cobra-se a noção de unidades de medidas (exemplo: quilo, metro, segundo, etc). 



- Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Representação de pontos no plano cartesiano:



Aqui, o edital pede as nossas continhas tradicionais, o "y = ax + b", sistemas de equações como essa...

- Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Juros.

"67 reais mais 15% é quanto?". "Se um dado aumenta, o outro diminui". Sobre essas relações se trata essa parte do edital.

- Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica:



Aqui, o edital pede o conhecimento de PA, PG, e a percepção de padrões em uma sequência que às vezes não obedecem às regras da PA e da PG.



- Geometria básica: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento, área, volume:



GEOMETRIA!!! Todas chora rsrsrs... A maioria das pessoas costuma odiar quando cai no edital... Eu, sinceramente, acho uma parte muito legal, porque tem muito a ver com a prática (volumes de sólidos etc). Minhas aulas desse assunto costumam ser as mais "engraçadas", dentre todos os assuntos, justamente pq acho que têm bastante a ver com a realidade e dá para dar um monte de exemplos.



- Princípios de contagem e noção de probabilidade:



Aqui também tempos algo bem prático, que são aquelas noções de Arranjo, Combinação (quem lembra a diferença entre eles rsrs???) e de probabilidade.



- Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados:



Quando a banca coloca "Problemas de Raciocínio" no edital, ela está falando daquelas questões que não se enquadram em matéria nenhuma. Basicamente, as contas a serem feitas são simples, o difícil é "sacar" o raciocínio mesmo (#medo kkkkkk). A melhor maneira de aprender esse "assunto" é treinando muitas e muitas questões de provas anteriores, para ficar craque no que a banca costuma pedir e no nível que ela costuma cobrar. É aquele ditado: “Prepare-se para o pior”!



Bom, era isso, espero que tenham gostado :)



O Ponto vai lançar cursos para esse concurso, darei as aulas de RLM, então quem quiser aprender comigo #tamojunto, ainda hoje o cronograma das aulas deve estar no site. Vamos cair dentro e ficar feras em RLM para FGV. (ATUALIZAÇÃO: o curso foi lançado, para saber mais: https://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=54940.



Qualquer dúvida me escrevam sempre, no e-mail karinedoponto@gmail.com ou pelo instagram (@karinewaldrich) e twitter (@karinewaldrich). Devo fazer um vídeo no youtube falando sobre o edital nos próximos dias, quem quiser confere lá (youtube/karinewaldrich).



Abraços!


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: