Prof. Karine Waldrich

23/02/2016 | 22:58
Compartilhar

APELIDOS DOS CONECTIVOS - QUESTÃO CESPE 2016

Fala galera, boa noite!



Terça-feira, excelente dia para estudar... Como foram de fim de semana?? Eu fui para a praia e curti muito o meu barrigão de 7 meses. Na verdade, curti o que deu, né? RIP cervejinha, RIP
caipirinha... Rsrsrs



Hoje estava vendo algumas provas recentes do CESPE, essa banca amada por todos (RISOS ETERNOS).



Achei uma questão muito interessante que usa algo que sempre falamos nas nossas: os apelidos dos conectivos. O CESPE AMA
apelidos... Mas pensa no amor!



A questão é daquelas com um enunciado para várias alternativas, hoje vou fazer uma dessas alternativas por aqui.



Vamos a ela:



2016/CESPE/DPU/Agente Administrativo



Considere que as seguintes proposições sejam verdadeiras.



• Quando chove, Maria não vai ao cinema.
• Quando Cláudio fica em casa, Maria vai ao cinema.
• Quando Cláudio sai de casa, não faz frio.
• Quando Fernando está estudando, não chove.
• Durante a noite, faz frio.



Tendo como referência as proposições apresentadas, julgue o item subsecutivo.
Se Maria foi ao cinema, então Fernando estava estudando.



O "quando" é um apelido da estrutura SE...ENTÃO. É um apelido "conhecido", trivial. Sempre cai em concursos (ainda mais no CESPÃO).



Por exemplo, ao dizer:



"Quando A, B"



Estamos dizendo o mesmo que:



"Se A então B"



Entendem? É a mesma coisa que chamar o ex-jogador Ronaldo de "Fenômeno". Posso chamar tanto de Ronaldo, mas se eu chamar de
"Fenômeno" vocês também vão entender, porque este é o apelido do Ronaldo.



Então, quando eu uso o QUANDO, estou só dando um apelidinho maroto para o SE...ENTÃO.



NO ENTANTO, vejam que existe mais um apelido OCULTO na questão. Sabe aquele apelido de casalzinho, que só eles sabem que se chamam assim? Por exemplo, eu tenho uma amiga que chama o marido dela de BIZUZINHO. O cara é médico, e ela o chama assim. Obviamente SÓ ELA sabe disso, né? (e eu... e agora vcs... rsrsrrss).



Observem a última proposição:



"Durante a noite, faz frio"



Quando eu digo que durante a noite faz frio, estou querendo dizer que "se é noite, então é frio". Vocês conseguem sacar isso?



Ocorre que, especialmente com a proposição condicional (o SE...ENTÃO), as bancas vivem "criando" apelidos. Isso mesmo, elas querem que você PERCEBA que ela está indicando uma CONDIÇÃO.



Na proposição da questão, "Durante a noite, faz frio", ela está IMPONDO UMA CONDIÇÃO. Essa é a chave!!! Se fosse dia, faria frio?? Não sei, mas sendo noite, faz frio, isso é uma CERTEZA.



Assim, "Durante a noite, faz frio" é igual a "Se é noite, faz frio". Mais um apelido para o SE...ENTÃO, só que esse não é tão trivial.



Nas minhas aulas passo uma lista de APELIDOS que já vi caírem, mas é importante ficar ligado na hora da prova, pois já sabemos que as bancas adoram INOVAÇÕES.



Agora podemos resolver a questão, substituindo esses apelidos que vimos pelo nome conhecido da proposição condicional: SE...ENTÃO.



• Quando chove, Maria não vai ao cinema = SE CHOVE ENTÃO MARIA NÃO VAI AO CINEMA
• Quando Cláudio fica em casa, Maria vai ao cinema = SE CLÁUDIO FICA EM CASA ENTÃO MARIA VAI AO CINEMA
• Quando Cláudio sai de casa, não faz frio = SE CLÁUDIO SAI DE CASA ENTÃO NÃO FAZ FRIO
• Quando Fernando está estudando, não chove = SE FERNANDO ESTÁ ESTUDANDO ENTÃO NÃO CHOVE
• Durante a noite, faz frio = SE É NOITE ENTÃO FAZ FRIO



Se Maria foi ao cinema, então Fernando estava estudando.



Como nosso objetivo é saber se a questão está certa ou errada, vamos assumir que "Maria foi ao cinema" é Verdadeiro. Assim, "Fernando estava estudando" deve ser obrigatoriamente Verdadeiro também para a questão estar certa. Afinal, se "Maria foi ao cinema" for Verdadeiro e "Fernando estava estudando" for Falso teremos o CASO PROIBIDO (Se V então F), e a proposição composta "Se Maria foi ao cinema, então Fernando estava estudando" também será Falsa (Se V então F = CASO PROIBIDO = SEMPRE FALSO = É TIPO AQUELE SEU AMIGO QUE QUER FURAR SEU OLHO OU AQUELA SUA AMIGA #FALSIANE QUE TE CHAMA DE "MIIIIIIGA").



Assumindo, portanto, que Maria foi ao cinema, temos:



SE CHOVE ENTÃO MARIA NÃO VAI AO CINEMA = SE ? (nao sabemos) ENTÃO F (assumimos que Maria foi ao cinema)
SE CLÁUDIO FICA EM CASA ENTÃO MARIA VAI AO CINEMA = SE ? ENTÃO V



Nesse ponto temos que lembrar do caso proibido SE V ENTÃO F, que torna as proposições sempre Falsas. A questão diz claramente: "Considere que as seguintes proposições sejam verdadeiras". Ou seja, não podem ser SE V ENTÃO F, certo???????? ELAS OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER SE V ENTÃO V, SE F ENTÃO V ou SE F ENTÃO F!!!!!!!! Claro!!!! Pois nesse caso as proposições são Verdadeiras.



Então, sabemos que:



SE CHOVE ENTÃO MARIA NÃO VAI AO CINEMA = SE ? ENTÃO F = para a proposição composta ser Verdadeira deve ser SE F ENTÃO F = assim, concluímos que SE CHOVE é Falso. Portanto, não chove.



SE CLÁUDIO FICA EM CASA ENTÃO MARIA VAI AO CINEMA = SE ? ENTÃO V = Aqui temos duas opções possíveis, SE V ENTÃO V e SE F ENTÃO V = Então não sabemos se Cláudio fica em casa ou não.



Continuando com as proposições:



SE CLÁUDIO SAI DE CASA ENTÃO NÃO FAZ FRIO = SE ? ENTÃO ? = Também não sabemos se Cláudio saiu ou ficou em casa ou se fez ou não frio.
SE FERNANDO ESTÁ ESTUDANDO ENTÃO NÃO CHOVE = SE ? ENTÃO V = Como a proposição pode ser SE V ENTÃO V ou SE F ENTÃO V, não sabemos se Fernando está estudando ou não.
SE É NOITE ENTÃO FAZ FRIO = SE ? ENTÃO ? = Não sabemos se é noite ou não e nem se faz ou não frio.



Assim, voltemos à afirmação da questão:



Se Maria foi ao cinema, então Fernando estava estudando.



Podemos ter, segundo as informações que obtivemos, tanto "Se V então V" (uma proposição Verdadeira) quanto "Se V então F" (uma proposição Falsa). O que não podemos é ter certeza de que, se Maria foi ao cinema, Fernando estava EFETIVAMENTE estudando. Não dá para saber, pois chegamos à conclusão de que a afirmação poderia ser "Se V então V" ou "Se V então F".



Portanto, a questão está ERRADA. Não se esqueçam que ela só estaria CERTA se obtivéssemos CERTEZA resolvendo as proposições. Essa é a vantagem de RACIOCÍNIO LÓGICO, é EXATO, precisamos de PROVAS e CERTEZAS! E é com esse pensamento que vocês devem resolver as questões.



Bom, missão cumprida por hoje! Qualquer dúvida me escrevam no karinedoponto@gmail.com. Não esqueçam de me seguir lá no Insta (@karinewaldrich), por sinal estou adorando falar com vcs lá, fora os perfis de zoeira de concursos que estou adorando rsrs



Era isso, bons estudos :)



Karine


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: