Prof. Fernando Pessoa

06/01/2016 | 20:16
Compartilhar

Ano novo - Concurso novo!

Olá meus queridos alunos,

Decidi utilizar o canal do ponto para responder a tantos e-mails com dúvidas e direcionar todos nossos trabalhos para o site.

ABACAXI!!

Primeiramente vamos aos INSSzandos e aqueles que o edital já está publicado:

Edital já saiu!!!!! SOCORRO! Nada disso! Agora é FOCO! Já se planejou de agora até o dia da prova? Então vamos lá!

    1. FOCO - Não deixe a peteca cair, faça seu cronograma de estudos e planeje suas revisões conforme seu tempo hábil. Sem stress e desespero. Calma e estratégia de concurseiro.
    1. METAS - Estabeleça suas metas DIÁRIAS (isso mesmo!). Nada de moleza e ficar enrolando. Cumpra suas metas diárias na medida do possível e estabeleça meritocracia nisso. Seu cérebro e seu corpo trabalham na base da recompensa e nada melhor do que fazer constantemente. Se cumprir a carga horária da semana, ganhará um cineminha no fim de semana... e assim siga seu planejamento.
    2. PLANEJAMENTO - Nada melhor que seu fluxo de estudo semanal próximo a você e a tabela com os horários já definida e você só riscando o tempo que falta. Exatamente isso! Faça uma tabela com o tempo líquido que você tem até a prova, divida por disciplina (conforme suas dificuldades) e vá riscando o tempo dia após dia. Assim você se cobra para cumprir seu planejamento e vai para a prova ciente!
    3. HÁBITO - Da mesma forma que você tem o hábito de almoçar em determinado horário, faça com seu horário de estudo. Tenha os estudos como um bom hábito. E pode acreditar, você passará e no futuro irá rir de tamanha dificuldade que passa hoje. Eu passei por isso e não será diferente com você.
    4. TREINO X JOGO - Já dizia o ditado: "Treino é treino, jogo é jogo". Dessa forma, não vá para a prova sem ter treinado muito! Mas Fernando, como faço isso? EXERCÍCIOS!!! Muitos! Inclusives os mais atuais (Vide TJDFT-CESPE).

 

Bom, agora que já atendemos aos colegas mais apressados e necessitados, vamos aos que possuem um tempo ainda "Livre" para estudar pois seu edital ainda está por chegar. Destaco o concurso da PRF que está a todo vapor nos bastidores.

A priori quero demonstrar uma questão cientifica para que você entenda: o que e como fazer. O processo de estudar é dividido em etapas e essas etapas devem estar claras no seu entendimento:

    • LIVRO = Serve para você fazer uma pré-leitura e detalhar as informações (conteúdos);
    • AULAS = Material em PDF e vídeo - Organizam as ideias e simplificam os conteúdos;
    • ESTUDO = Aqui é o processo de TBC - Tempo de Bunda na Cadeira - conjunção entre o que fez na pré-leitura, com o que lhe ajudou a organizar os conteúdos. Aqui você vai realmente "APRENDER". Por isso não esqueça de treinar!! Faça exercícios!
    • REVISÃO = Creio que o maior erro da população concurseira esteja aqui. A maioria não sabe planejar os estudos com a aplicação de revisões e aplicar os prazos corretos para fazer as revisões de forma correta e sem criar um mundo de coisas para ler no último dia antes da prova. Se organize, faça revisões diárias, semanais e mensais. 

 

Além do processo educacional, você precisa também cuidar da sua saúde. E quando falo saúde você já pensou assim: "AHHH já faço academia/caminhadas x vezes por semana. Está ótimo!". A questão não é só a saúde corporal não. Precisamos cuidar da nossa saúde mental também. O seu autocontrole é definido pelos comportamentos vivenciados e que você nutri. Então nada melhor do que estimular as coisas positivas e eliminar os bloqueios. Trate sua cabeça para que tenha pensamentos positivos e emoções boas. Aplique a lei da atração! Peça coisas boas, sinta coisas positivas e agradeça a todas coisas que lhe dão paz.

Pense positivo, reexamine seu estilo de vida, faça boas escolhas, aprenda a dizer não, organize seu dia, tenha gratidão e aprenda que é uma coisa de cada vez!!!

Fique atento a sua saúde mental. Só estudar não resolve. Descanse e alimente corretamente seu corpo e seu EGO! 

Emoções negativas e falta de bons hábitos trazem:

    • Dificuldade para memorizar;
    • Lapsos de memória;
    • Fadiga mental;
    • Preguiça mental;
    • Falta de concentração.

 

E nem adianta falar que está com TDAH ou coisa parecida. Ritalina e modafinil não vão resolver seus problemas!! A questão é que seu cérebro vive de funções e características plásticas adaptáveis e controláveis. Sua memória não é um local dentro da cabeça, mas sim uma função do cérebro. Aprenda a controlar isso!!! A Concentração segue o mesmo raciocínio. Vou pedir e você faz:

 -Concentre-se agora, por cinco segundos, em seu coração!

Viu a mágica? Parou tudo para se concentrar... ouviu o tum..tum.. e foi você quem se concentrou e fez tudo sozinho! Então porque quando estuda não se concentra? Certeza que é alguma coisa que está próxima a você que está lhe sabotando. Podem ser "n" coisas. Dentre Whatsapp, facebook, etc; até coisas que você pode resolver facilmente. Outro detalhe, você é bom para memorizar? hummm... será que não é a forma que você faz que está errada? Qual nome da fruta que coloquei no início do texto? Lebrou? ABACAXI. E porque você lembrou? É porque deu atenção devida para uma coisa sem nexo em um lugar em que você não esperava!! Simples assim!!!

 

Por fim, elabore seu plano de estudos:

    1. OBJETIVO - Qual concurso é seu plano A, B e C. (Foque nas mesmas áreas);
    2. DATA DA PROVA - Existem datas? Previsões? Use-as!
    3. HORAS DISPONÍVEIS - Faça a gestão produtiva do seu tempo;
    4. MATERIAL DIDÁTICO - Utiliza o material correto (Qualidade e produtividade);
    5. TEMPO DE ESTUDO - Faça sua planilha de horários de estudo em tempo líquido, anote e gerencie seu tempo;
    6. CRONOGRAMA - Faça seu cronograma com as matérias x dias x revisões;
    7. AJUSTES - Tenha em seus planejamentos o tempo hábil para ajustes. Ex: visitas, problemas de saúde, etc.

  

Aos futuros Policiais, em breve lançarei um coaching para carreiras de segurança pública. Eu que já vou para mais de 9 anos na área. Atualmente na PRF. Por falar nela, tenho uma entrevista com um dos diretores da PRF para lançar aqui no canal do Ponto. Fiquem atentos!!!

Um grande abraço e até a próxima!

Professor Fernando Pessoa.

fernando.pessoa@pontodosconcursos.com.br

 

logologo


Comentários

  • 12/01/2016 - Edvaldo
    Muito bom professor, são essas dicas que dão um plus nos estudos! Sempre que poder faça mais artigos como esse. Estou de olho na PRF também.
  • 12/01/2016 - Prof Fernando Pessoa
    Obrigado Evaldo! Teremos mais artigos assim!!

    Bons estudos!
  • 09/01/2016 - Lou Briot
    Muito bom o artigo Professor, estou me preparando para o INSS e nesse momento os ajustes são mais que fundamentais. Agora é seguir em frente! Obrigada!
  • 11/01/2016 - Prof Fernando Pessoa
    Obrigado Louanna!

    Vamos juntos!!

    Foco, força e fé!!
  • 07/01/2016 - Vitor
    Excelente texto Professor!! Aguardando tbm ansioso esse concurso da PRF, que autorizem esse ano o certame. Sempre que tiver notícias a respeito, por favor não exite em compartilhar aqui mestre! rs
    Abraço e um excelente 2016!
  • 07/01/2016 - Prof Fernando Pessoa
    Com Certeza Vitor!!

    Em breve enviarei notícias!!!

    Abraço,

    Prof. Fernando Pessoa.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: