Prof. Conceição Costa

06/01/2016 | 16:41
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ORIENTAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA DE SERVIÇO SOCIAL DO CONCURSO INSS 2016

ATENÇÃO!

ASSISTENTES SOCIAIS

DICAS E ORIENTAÇÕES – EDITAL INSS 2016

Orientações sobre a disciplina de Serviço Social do Concurso INSS 2016

Prezados alunos, estudantes de serviço social e assistentes sociais, apresento algumas considerações sobre o conteúdo do conhecimento específico de Serviço Social.

Inicialmente, observe a descrição sumária das atividades do cargo:

ANALISTA DO SEGURO SOCIAL COM FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Veja que ele apresenta um caminho de prioridades para você selecionar os principais pontos de seu planejamento de estudo:elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social;  avaliação social; estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações visando à emissão de parecer social;

Na descrição comum a todos os cargos - ATIVIDADES COMUNS AOS CARGOS DE ANALISTA E DE TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – estão presentes outros pontos importantes: estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e parecer social; planejamento estratégico institucional, de grupos e equipes de trabalho e dos planos; orientação e informação previdenciária; atividades de gestão; acompanhamento e avaliação da eficácia das ações desenvolvidas e na identificação e proposição de soluções para o aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos; atuar em atividades de planejamento, supervisão e coordenação de projetos e programas de natureza técnica e administrativa.

Atenção!

Primeira parte do Edital - Concepção da Profissão- onde estão inseridos todo o conhecimento básico da profissão que considero muito importante. É primordial concentração nesta parte para que você tenha um bom desempenho na prova:

1.1       Dimensão histórica e teórico-metodológica. 1.1.1 Concepção, gênese e institucionalização do Serviço Social no mundo e no Brasil. 1.1.2 Significado social da profissão. 1.1.3 O (a) assistente social na divisão sociotécnica do trabalho. 1.1.4 O movimento de reconceituação na América Latina, em particular no Brasil. 1.1.5 A renovação profissional: vertente modernizadora, a vertente da reatualização do conservadorismo e a vertente da intenção de ruptura. 1.1.6 Análise crítica das influências teórico-metodológicas e as formas de intervenção construídas pela profissão em seus distintos contextos históricos. 1.1.7 Questão social e suas manifestações na contemporaneidade. 1.1.8 O Serviço Social na contemporaneidade. 1.1.9 Movimentos sociais contemporâneos. 1.1.10 Mudanças no mundo do trabalho e as suas repercussões no trabalho profissional do (a) assistente social. 1.1.11. Regulamentação do exercício profissional – Lei n° 8.662/1993 e alterações. 1.2 Dimensão técnico– operativa. 1.2.1 Proposta de intervenção na área social: planejamento, planos, programas, projetos e atividades de trabalho. 1.2.1.1 Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes e com famílias, atuação na equipe multidisciplinar e profissional (relacionamento e competências), visitas domiciliares e institucionais. Pareceres, laudos e opiniões técnicas conjuntos entre Assistente Social e outros profissionais - Resolução CFESS nº 557 de 15 de setembro de 2009; 1.2.1.2 Uso de recursos institucionais e comunitários. 1.2.2 O Serviço Social na Previdência Social. 1.2.2.1 Trajetória histórica. 1.2.2.2 Artigo 88 e 89 da lei nº 8.213/1991. 1.2.2.3 Ações profissionais: socialização das informações, fortalecimento do coletivo, assessoria e consultoria. 1.2.2.4 Instrumentos técnicos: pesquisa social, parecer social; e avaliação social para concessão do Benefício de Prestação Continuada – BPC e da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. (Portaria Interministerial MDS/INSS nº 02 de 30 de março de 2015 – DOU 19 de Abril de 2015 e Portaria Interministerial SDH/MPS/MF/MOG/AGU nº 1, de 27 de Janeiro de 2014 – DOU de 30/01/2014). 1.3 22 Dimensão ético-política. 1.3.1 Código de Ética Profissional dos (as) Assistentes Sociais. Resolução CFESS nº 273 de 13 de março de 1993, e alterações. 1.3.2 O projeto ético-político do Serviço Social e suas implicações no agir profissional. 1.3.3 Projeto profissional – rumos éticos e políticos do trabalho profissional na contemporaneidade.

Segunda parte.

Este conteúdo será de aprofundamento do seu conhecimento sobre a primeira parte. Concentre-se nos pontos solicitados.

2     Estado, Políticas Públicas e Direitos Sociais no Brasil.

ESTADO, GOVERNO E MEIOS ADMINISTRATIVOS.

2.1 Estado: Conceito e mudanças na organização do Estado moderno. Estado e governo. Dominação racional legal com quadro burocrático. Os quadros e meios administrativos do Estado.

ESTADO, SOCIEDADE E POLITICAS PÚBLICAS.

2.2 O Estado de Bem-estar social e cidadania. As crises do Estado de Bem-estar social. A noção de cidadania regulada, no Brasil. 2.3 As diferentes conceituações de políticas públicas. O processo de elaboração de políticas no Estado moderno.

REGIMES POLÍTICOS E CORRENTES IDEOLÓGICAS

2.4 Regimes políticos. Principais correntes ideológicas da política no século XIX: liberalismo e nacionalismo. A construção dos Estados nacionais. Principais correntes ideológicas da política no século XX: democracia, fascismo, socialismo e comunismo. Neoliberalismo, contexto político e econômico atual.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL: CONSELHOS, CONFERÊNCIAS E FÓRUNS.

2.4 Mobilização, organização e participação social nos processos de gestão das instituições estatais: conselhos de direitos, conferências e outros fóruns. Mecanismos legais e institucionais de ampliação, diversificação e garantia de direitos individuais, coletivos e difusos.


  • Considero este item fundamental. Ele foi colocado no meio de todo conteúdo de Serviço Social- CUIDADO- PEGADINHA DE CONCURSO!
  • POLÍTICAS SOCIAIS:

2.5 Políticas e os Programas da Seguridade Social: saúde, previdência e assistência social (organização, gestão, financiamento, reformas e controle social). Política de Educação e trabalho e emprego, no Brasil.

TEMA ATUAL - VIOLÊNCIA – PEGADINHA DE CONCURSO!

LEI MARIA DA PENHA:

2.6 Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher).

Terceira parte - estão inseridos alguns itens de direito constitucional que se repetem neste conteúdo. Observe e verifique o conteúdo e procure estudar todos os pontos requisitados:

3      Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e atualizações. 3.1 Título I – Dos Princípios Fundamentais. 3.2 Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais. 3.3 Título VIII Da Ordem Social. 3.3.1 Capítulo I e II.

Quarta parte:

4     Realidade Social Brasileira. Os temas enfocam: desigualdades econômicas e sociais; pobreza e exclusão; desenvolvimento urbano; questão rural e fundiária; dinâmica demográfica no Brasil e os impactos nas políticas públicas.

4.1. Lutas de classes. Desigualdades econômicas e sociais. Debate sobre as causas da desigualdade brasileira. Multidimensionalidade da desigualdade e pobreza. Discriminação e pobreza.

4.2. Desenvolvimento urbano brasileiro: o crescimento das cidades e os desafios urbanos. Questão rural e fundiária.

4.3 Dinâmica e estrutura demográfica do Brasil. Mudança no perfil demográfico. Impactos das mudanças demográficas nas políticas sociais


OBSERVAÇÕES:

- Na parte de conhecimento especifico – Serviço Social – serão setenta questões CESPE- P2;

-Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;

b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;

c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.


 DICA DO PROFESSOR:

- Não marque certo, quando não tiver certeza;

- Lembre-se, em cada erro, você perde um acerto;

- Ficou com  dúvidas, deixe para o final, ou deixe em branco;

- Deixe em branco apenas 10 por cento de toda a prova – ou seja, 12 questões, no máximo - (prova com 120 questões).


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