Prof. Bruno Fracalossi

04/01/2016 | 16:21
Compartilhar

Seja otimista! Reestruturação das carreiras da CGU/STN!

Oi pessoal!

Antes de ler o artigo abaixo, assista a este vídeo:

A importância do otimismo em nossa vida:


Sei que para mim, estando empregado em um órgão público, como hoje estou, parece muito cômodo ficar pregando otimismo, ainda mais em tempos tão nebulosos como os que vivemos atualmente.

Mas não é nada disso! Não se esqueça de que eu vivi exatamente o que você vive hoje. Por anos e anos!

A minha batalha foi muito dura, por muito tempo, com muita dedicação e sofrimento!

Posso citar alguns exemplos de tempos desanimadores durante a minha jornada de concurseiro:

1 - Em 2007, estudando para auditor-fiscal da RFB, vivi, com muita preocupação, a criação da Super-Receita, e o deslocamento de milhares de auditores-fiscais da Previdência Social para a RFB, o que atrasou o concurso em pelo menos dois anos.

Eu me desanimei? Com certeza! Sofri, me indignei, mas adiantou? Não!

Eu parei de estudar? Não, lógico que não!

Por quê? Porque sou otimista, e confiava que tudo voltaria ao normal, e que eu seria aprovado em breve.

2 - Em 2008, sofri com as notícias alarmantes do fim dos concursos públicos, em meio a pior crise global depois de 1929, que foi a crise americana causada pela bolha imobiliária, que afetou o mundo de forma impactante. Se analisarmos bem, o cenário previsto naquela época era pior do que o atual, mas as coisas se resolveram.

Eu me desanimei? Com certeza que sim! Sofri, me indignei, mas adiantou? Não!

O governo anunciou contingenciamento dos concursos públicos? Lógico que sim!

Eu parei de estudar? Não, lógico que não!

Por quê? Porque sou otimista, e confiava que tudo voltaria ao normal, e que eu seria aprovado em breve.

3 - Ainda em 2008, tivemos a derrubada da CPMF pelo Congresso Nacional, o que foi alarmado novamente como a quebra econômica do país, e, por consequência, dos concursos públicos.

Eu me desanimei? Com certeza que sim! Sofri, me indignei, mas adiantou? Não!

O governo anunciou contingenciamento dos concursos públicos? Lógico que sim!

Eu parei de estudar? Não, lógico que não!

Por quê? Porque sou otimista, e confiava que tudo voltaria ao normal, e que eu seria aprovado em breve.

Afinal, ser otimista é ser iludido? Não, e o meu exemplo prova que não.

O significado de otimismo é a disposição para ver as coisas pelo lado bom, e esperar uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis.

Ser otimista não é ser ingênuo, nem enxergar uma realidade inexistente. Ser otimista é passar por aquilo que você tem que passar para se tornar uma pessoa mais forte, mas sem se entregar, sem seguir a opinião desanimadora de manada dos derrotados de plantão, daqueles que não correm atrás, que não se esforçam, e que, além de não fazer o que deve ser feito, ainda têm raiva e inveja dos que fazem.

Os bons vão ao passo certo, os outros ignorando-os inteiramente, dançam à volta deles a coreografia da hora que passa. - Franz Kafka

Ser otimista é ter noção sim da realidade, mas também saber que tudo na vida é temporário, até mesmo as derrotas e o sofrimento.

Ser otimista é manter a chama do seu sonho acesa, mesmo quando tudo parece conspirar contra ele.

Ser otimista é acreditar em si mesmo, é saber que o esforço será recompensado na hora certa.

Ser otimista, enfim, é acreditar no seu potencial e lutar para conquistar o que deseja.

O sábio Confúncio já dizia: a diferença entre um homem de sucesso e outro orientado para o fracasso é que um está aprendendo a errar, enquanto o outro está procurando aprender com os seus próprios erros.

Lembro-me muito bem de um caso ocorrido comigo em 2005, e que deve ocorrer contigo quase que diariamente.

Eu trabalhava na iniciativa privada, na área comercial de uma multinacional de Telecomunicações. Só de chefe eu tinha uns cinco, rsss. Oficialmente era um só, muito gente boa, por sinal, mas extraoficialmente, eram uns cinco mesmo.

Em dia normal de expediente, um desses chefes, aliás uma delas, rsss, veio à minha mesa me pedir para executar uma tarefa de tamanha complexidade, que era quase impossível de ser entregue no momento solicitado.

Ao ouvir que eu não conseguiria entregar o que ela estava me pedindo naquele momento, recebi a seguinte resposta: eu sei que é complicado, mas infelizmente temos que fazer. Não estamos no serviço público, que é o nosso sonho, mas que não é para nós, pois trabalhamos o dia todo.

Aquela frase foi tão marcante para mim que ficou tatuada na minha mente.

Eu já estava estudando para a Receita Federal naquele momento. Olhei para ela, e não falei nada, mas pensei comigo: de forma alguma, minha amiga! É impossível para você, que pensa assim! Para mim é muito plausível! Não só plausível, como é certo! Eu não estarei aqui daqui a um tempo, tenha certeza disso!

Outra pessoa da mesma empresa também me disse certa vez: concurso público é algo impossível! Só passam gênios, ou quem tem esquema!

Dez meses depois eu recebia parabéns dessas duas pessoas pela minha conquista.

Acreditar no sucesso é um dos fatores que te levará a ele! Acreditar que vai dar certo já corresponde a 50% da sua aprovação. Ou seja, esteja consciente que ao acreditar que tudo irá melhorar, e que você conseguirá atingir os seus objetivos já te incluirá à frente de centenas de milhares de derrotistas que o circundam diariamente.

Começamos oficialmente hoje em 2016 com poucas perspectivas! Pelo menos esse é o nosso cenário hoje!

O que você vai fazer?

Vai parar de estudar!?

Vai ficar chorando pelos cantos lamentando sua má sorte?!

Vai ficar repassando mensagens no facebook sobre crise, desemprego etc.?!

Vai ficar ouvindo e sofrendo com o discurso dos derrotistas que te circundam?!

Ou vai se desligar dessa negatividade, e fazer o que tem que ser feito, estudando e estando preparado para a hora que os editais e os concursos voltarem?

Espero que você opte pela última opção, e em breve estaremos tomando um chopp juntos, comentando e rindo sobre os seus percalços e dificuldades até a conquista do seu cargo dos sonhos!

Teremos muitos bons concursos no 2º semestre desse ano, com nomeação em 2017.

Desde que eu comecei a estudar, sempre foi assim! E não será diferente agora.

Acredite! Não deixe de estudar, pois voltar depois é muito difícil!

Segue abaixo a notícia sobre a reestruturação da carreira da CGU e da STN.

Acredito em concurso para a CGU no segundo semestre de 2016. Pelo menos esses são os boatos internos.

 

Governo encaminha projeto de lei que reestrutura a carreira Finanças e Controle

Proposta transforma os analistas em auditores, prevê nível superior para os técnicos e define as atribuições dos cargos

A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso, na última quarta-feira (30), o Projeto de Lei nº 4.254/2015 que fixa reajustes e altera a nomenclatura e as atribuições da carreira Finanças e Controle. Pela norma, os cargos passam a ser denominados “Auditor Federal de Finanças e Controle” e “Técnico Federal de Finanças e Controle”. Para ingresso em ambos será exigido nível superior.

Outro avanço do dispositivo é a redefinição de atribuições dos cargos, que foram adaptadas ao fortalecimento e à atuação da Controladoria-Geral da União (CGU), nos últimos anos. Além do maior detalhamento das competências nas áreas de Controle Interno e Correição, o texto inclui as atividades de Ouvidoria e Transparência Pública. Aos auditores caberá o planejamento, supervisão, coordenação, orientação e execução. Os técnicos vão desempenhar atividades de auxílio, com apoio finalístico e administrativo.

Para o ministro-chefe da CGU, Carlos Higino, o projeto reflete o esforço de valorização da carreira para uma atuação cada vez mais eficiente e efetiva do órgão. "Havia obviamente uma pauta salarial, mas também outra igualmente importante que era a da reestruturação. As atribuições estavam completamente defasadas, referindo-se quase que exclusivamente às funções de auditoria, e não refletiam outras competências incorporadas nos últimos anos. Além disso, a mudança da nomenclatura para auditor e o nível superior para os técnicos são fundamentais para valorizar os cargos perante a sociedade", destaca o ministro.

Evolução

Dirigentes comentaram a proposta de reestruturação da carreira. Para a diretora de Transparência e Controle Social, Cláudia Taya, o projeto é uma evolução e “consolida o novo paradigma do controle interno, incluindo a Transparência como forma de fortalecer a prevenção da corrupção e o controle pela sociedade”, afirma.

O secretário federal de Controle Interno adjunto, Sérgio Seabra, reforça que o Projeto de Lei atende o anseio dos servidores. “Esse é um passo que expressa o fortalecimento da CGU enquanto instituição responsável pelo combate à corrupção e por garantir a entrega de políticas públicas com maior eficiência e eficácia ao cidadão", disse o secretário.

Segundo o chefe da Regional do Rio Grande do Sul, Cláudio Moacir Corrêa, as atribuições evidenciam os desafios que atualmente se apresentam aos servidores da CGU. “A exigência de nível superior, para ambos os cargos, ajusta o aspecto nominal e técnico de nossas atividades. É um reconhecimento da excelência do corpo técnico e da complexidade dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão”, destaca Cláudio.

Reajuste

O projeto ainda formaliza o reajuste salarial de 27,9%, nos próximos quatro anos, para a carreira. Pelo acordo, o parcelamento ocorrerá da seguinte forma: 5,5% em 2016; 6,99% em 2017; 6,65% em 2018 e 6,31% em 2019 –, com a primeira parcela em agosto desse ano e as demais em janeiro dos respectivos períodos.

Envio e Aprovação

A CGU conduziu a interlocução junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para que o projeto fosse encaminhado em conjunto com o reajuste, o que facilita sua aprovação.

De acordo com Higino, o apoio do agora ministro do Planejamento, Valdir Simão, foi fundamental. "Como conhecedor da realidade da Controladoria, ele sabia a importância da pauta. A presidenta também reforça seu compromisso com o fortalecimento do órgão", destaca. "Agora vamos trabalhar pela aprovação rápida no Congresso. A direção da CGU vai atuar firmemente até que a lei esteja sancionada", afirma o ministro.

 

Informo que encontra-se disponível no meu grupo do Facebook, na parte de arquivos, a amostra do meu novo livro: Manual das Principais Bancas Examinadoras de Concursos Públicos, com os capítulos Esaf e Cespe.

Mas é somente para aqueles que se cadastrarem!

Estou sorteando vários livros nele!

As regras e o grupo estão nos links abaixo:

REGRAS DOS SORTEIOS

TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS (no grupo, todos os dias, um tema motivacional ou um texto interessante, meu e de outros autores).

Inscreva-se também no meu canal do youtube:

CANAL DO BRUNO FRACALOSSI NO YOUTUBE

Deixo aqui também o link para acessar as minhas turmas de Coaching para concursos:

COACHING - BRUNO FRACALOSSI

Estão lançadas novas turmas, com início em 05/01.

Quem se matricular antes desse prazo começa imediatamente, e ganha alguns dias de trabalho gratuito!

Seguem seis entrevistas com aprovados do meu programa de Coaching:

HTTPS://WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR/ENTREVISTAS2.ASP?ART=12660

HTTPS://WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR/ENTREVISTAS2.ASP?ART=12590

HTTPS://WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR/ENTREVISTAS2.ASP?ART=12550

HTTPS://WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR/ENTREVISTAS2.ASPART=12175

HTTPS://WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR/ENTREVISTAS2.ASP?ART=12058

HTTPS://WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR/ENTREVISTAS2.ASP?ART=12268

Seguem também as aulas do nosso curso online grátis de Técnicas de Preparação!

Aqui eu abordo desde os fatores necessários a um bom planejamento, passando pela execução, até o seu momento da aprovação.

Veremos:

- COMO DEFINIR E MANTER O MEU FOCO NÃO CEDENDO ÀS PRESSÕES EXTERNAS;

- COMO EQUILIBRAR A MINHA VIDA EM TODOS OS ASPECTOS;

- COMO ESTIPULAR METAS (NEM MUITO LEVES, NEM MUITO PESADAS);

- COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO DE CURTO E DE LONGO PRAZO;

- COMO SER MAIS DISCIPLINADO;

- CRIANDO UM RECEPTOR DE FEEDBACKS;

- TÉCNICAS DE RESUMOS;

- TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM ACELERADA E DE MEDITAÇÃO FORÇADA;

- NÃO DÁ PARA USAR LEITURA DINÂMICA NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS, MAS HÁ COMO LER MAIS RÁPIDO. COMO?; 

- TÉCNICAS MOTIVACIONAIS E EMOCIONAIS; COMO CONTROLAR A MINHA ANSIEDADE E AUMENTAR A MINHA CONCENTRAÇÃO? 

- ERROS E ACERTOS DE UM CONCURSEIRO;

- TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA AOS ESTUDOS;

- TÉCNICAS DE DISCURSIVAS; 

- AS MALÍCIAS DE UM CONCURSEIRO EXPERIENTE E COMO PRIORIZAR VOCÊ EM DETRIMENTO DOS OUTROS QUE NÃO RESPEITAM A SUA CAUSA;

O curso todo terá muito mais do que as 8 horas inicialmente previstas, e eu irei dividí-lo em aulas de 30 minutos aproximadamente, para que não fique muito cansativo!

Abaixo os links das aulas 01 a 10:

AULA 01

AULA 02

AULA 03

AULA 04

AULA 05

AULA 06

AULA 07

AULA 08

AULA 09

AULA 10

Um abraço.

Prof. Bruno Fracalossi 

Logo do Ponto 

BRUNOFRACALOSSI@PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

WWW.FACEBOOK.COM/BRUNO.FRACALOSSIPAES

GRUPO TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS - FACEBOOK

CANAL DO BRUNO FRACALOSSI NO YOUTUBE


 


Comentários

  • 12/01/2016 - ana carolina
    Olá Bruno,
    os cargos para CGU serão de nível superior, será que para cursos específicos ou aceitarão qualquer formação?
    um abraço
  • 13/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Ana. Em sua maioria, sim. Um abraço.
  • 11/01/2016 - Taciana
    Olá, Prof.! Será que há previsão para concurso no Senado Federal ainda este ano? Obrigada e abs.
  • 11/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Taciana, tudo bem? Os boatos dizem que sim. Um abraço.
  • 07/01/2016 - Jorge
    Ótimo texto professor !
    Existe alguma previsão para o próximo Concurso de EPPGG ?
  • 07/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Acho que esse ano sai. Um abraço.
  • 05/01/2016 - Gustavo Henriques
    Mestre, será que sai CGU em 2015? Será que a banca será a ESAF? E, desculpe pela insistência, mas será que sai para a área de Correição?
  • 05/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Os boatos aqui dentro dizem que sim, para todas as áreas, e a banca da CGU é sempre a Esaf. Um abraço.
  • 05/01/2016 - CAMILA SANTANA ALVES
    Professor, eu sou otimista, e vou passar, o seu coaching ajudou muito no meu amadurecimento humano e intelectual!!! Vamos firme rumo a aprovação!!!1
  • 05/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Oi Camila. Com certeza que vai! Mande notícias. Um grande abraço.
  • 04/01/2016 - Vitor
    Feliz Ano Novo professor!
    Excelente texto para começarmos 2016, muito obrigado por compartilhar suas experiências antes, durante e após as suas aprovações em concursos.
    Ótima notícia para CGU e seus funcionários. Ontem assisti ao fantástico em uma reportagem sobre as terras da reforma agrária e suas falcatruas, como sempre, e o órgão que fez todo o levantamento das irregularidades foi a CGU. Um trabalho excepcional, agora basta as autoridades pararem de "desculpite" e resolver as falcatruas no INCRA. Parabéns aos Funcionários da CGU pelo excelente trabalho. Abraço professor! Sucesso!
  • 04/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Abraço, meu amigo, e bora estudar!!!!
  • 04/01/2016 - Diogenes
    Ótima notícia professor. Mantém a expectativa de boas vagas para AUDITORIA E FISCALIZAÇAO - GERAL? Abraços e excelente 2016.
  • 04/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Sim, Diógenes. A maioria. Um abraço.
  • 04/01/2016 - carlos
    Caro professor, gostei muito das aulas e do texto disponibilizado, é realmente muito motivador! Aproveito a oportunidade para questioná-lo a respeito dos pacotes completos para o concurso da CGU. Há apenas alguns cursos de algumas matérias para o certame e considerando a previsão de concurso em 2016 não seria interessante o PONTO já fornecê-los?
    Grato pela atenção.
  • 05/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá meu amigo, tudo bem? Mande um e-mail para a coordenação, pode ser? Um abraço.
  • 04/01/2016 - Flavio
    Bruno, feliz ano novo! Ótima notícia. Que bom que vc mantém o ânimo, porque negativismo não nos leva longe. Também espero por dias melhores e até lá sigo estudando. Você sabe dizer a quantas anda o concurso para Assembleia Legislativa do DF? Você acha que haverá concurso para EPPGG no meio do ano? Um forte abraço!!
  • 05/01/2016 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Flávio, beleza? O concurso da Assembleia deve demorar um pouco para sair, e o de EPPGG deve ser publicado até o final deste ano. Um abraço.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: