Prof. Luiz Claudio Santos

06/11/2015 | 16:01
Compartilhar

Agora já fiz e você já tem acesso aos órgãos da Câmara. Arrependido?

Pessoal, tudo bem?

Quem nunca se arrependeu de algo que fez ou deixou de fazer que atire a primeira pedra!

Há coisas que a gente faz e se arrepende, mas há muita gente que se arrepende pelo resto da vida por algo que deveria ter feito e não fez.

Quanto ao conteúdo desse artigo, eu estaria arrependido se não tivesse preparado esse material para incentivar você a começar a estudar com confiança um assunto essencial para o concurso da Câmara dos Deputados e que assusta muita gente, simplesmente, por ser algo completamente novo para quase todos os concursandos.

Então, se você tem o sonho ou pelo menos pretende ingressar na carreira legislativa, sugiro que você termine de ler este texto e assista aos vídeos, imediatamente, para começar logo a estudar o Regimento Interno da Câmara dos Deputados e não precisar se arrepender depois!

No edital de 2007 para Técnico Legislativo/Assistente Administrativo da Câmara dos Deputados, constaram apenas três dos dez títulos do Regimento Interno. Um deles é o Título II, que dispõe sobre os órgãos da Câmara.

Criei uma minissérie em vídeo para apresentar a vocês cada um dos órgãos políticos dessa Casa legislativa do Congresso Nacional e comentar alguns pontos que já foram cobrados em concursos anteriores. http://bit.ly/1OooHSe

Você pode acessar no Youtube a playlist "órgãos da Câmara" e assistir agora aos quatro vídeos já disponíveis.

Em poucos minutos você saberá:

1) Quais são os órgãos da Câmara;

2) Como é composta a Mesa Diretora e sua competência quanto à aplicação de penalidade a deputado;

3) O que é o Colégio de Líderes e como ele toma suas decisões;

4) O que é a Secretaria da Mulher, os órgãos que a compõem e como são constituídos cada um deles.

Aproveite e se inscreva no canal para receber em primeira mão os outros seis vídeos que compõem a minissérie.

Confira alguns comentários que os alunos deixaram na minha página no Facebook (facebook.com/regimentoslegislativos)

"Excelente vídeo, professor ! Parabéns pela iniciativa, está ajudando muito."

"Parabéns!!! pela iniciativa esta sendo de suma importância para compreensão do RICD uma das matérias mais importante para o certame da Câmara."

"Assisti agora, muito bom."

ASSISTA AGORA!

 

Tenho certeza de que, em pouquíssimo tempo, você obterá conhecimento suficiente para responder com tranquilidade as seguintes questões:

QUESTÕES

1) (FCC/2007 – Câmara dos Deputados/Analista Legislativo – Técnico em Documentação e Informação Legislativa) A Mesa da Câmara compõe-se de

(A) Presidente e Secretário.
(B) Presidência e de Secretaria, constituindo-se, a primeira, do Presidente e de dois Vice-Presidentes e, a segunda, de quatro Secretários.
(C) Presidência e de Secretaria, constituindo-se, a primeira, do Presidente e de um Vice-Presidente e, a segunda, de três Secretários.
(D) Presidente e três Secretários.
(E) Presidência e de Secretaria, constituindo-se, a primeira, do Presidente e de dois Vice-Presidentes e, a segunda, de dois Secretários.

2) (CESPE/2012 – Câmara dos Deputados – Analista Legislativo – Técnica Legislativa) É competência exclusiva do presidente da Câmara dos Deputados a aplicação da penalidade de censura escrita a um deputado.

3) (Professor, 2015) O Colégio de Líderes compõe-se pelos Líderes da Maioria, da Minoria, dos Partidos, dos Blocos Parlamentares e do Governo.

4) (Professor, 2015) Em regra, os votos dos líderes devem ser computados ponderadamente, conforme a representação numérica das bancadas.

5) (Professor, 2015) Nas deliberações do Colégio de Líderes, o voto do Líder do Governo deverá ser ponderando de acordo com o tamanho da bancada de apoio ao Governo na Câmara, salvo se a decisão for consensual.

6) (Professor, 2015) A Secretaria da Mulher é composta pela Procuradoria da Mulher e pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher.

7) (Professor, 2015) A Procuradoria Especial da Mulher é composta por uma Procuradora e três Procuradoras Adjuntas.

 

Convido você a participar da Turma 4 do Curso em pdf do Regimento Interno da Câmara dos Deputados para Técnico Legislativo/Assistente Administrativo. As três primeiras aulas já estão disponíveis.


HTTP://BIT.LY/16QGVS8

 

Gostaria de saber sua opinião sobre essa minissérie e a importância desse tipo de trabalho para seu estudo regimental.

Comente aqui ou no Youtube!

Paz e bem,

Luiz Claudio Santos

 

Matricule-se no curso: HTTP://BIT.LY/16QGVS8

 GABARITO

1) B (RICD, art. 14, § 1º)

2) E (RICD, art. 15, XV c/c 17, I, x)

3) C (RICD, art. 20, caput)

4) E (RICD, art. 20, § 2º)

5) E (RICD, art. 20-A, § 1º)

6) C (RICD, art. 20-A, caput)

7) E (RICD, art. 20-B, caput) o nome correto do órgão é "Procuradoria da Mulher".


Comentários

  • 11/11/2015 - Ageu Leandro
    Muito bom o artigo professor!

    Esse será um concurso concorrido, contudo, a preparação eficiente fará a diferença. Obrigado por se empenhar nos cursos regimentais com ótima didática.
  • 11/11/2015 - Prof Luiz Claudio Santos
    Que bom saber que você pensa assim e está investindo em sua preparação com eficiência. É grande a alegria em saber que os cursos regimentais que ofereço são reconhecidos por terem "ótima didática". Obrigado pelo feedback.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: