Prof. Sandro Monteiro

04/11/2015 | 18:46
Compartilhar

Ainda é possível contratar o curso de Discursivas para APO/2015 do Ponto! Temos mais 24 dias de estudo.

Prezados,


No dia 27 de outubro de 2015, a ESAF, banca do concurso de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) 2015, postergou a aplicação da segunda fase de provas, a chamada fase de Provas Discursivas.

A nova data prevista é 29 de novembro de 2015. Significa, portanto, que temos mais 24 dias de intensa preparação. Veja aqui o comunicado.

Aos candidatos inscritos, recomendo que não esmoreçam, nem percam o ritmo de estudo, pois a seleção da ESAF mostra-se equivalente a uma prova de Maratona ou da São Silvestre. É uma corrida de resistência, de longo percurso, porém que depende daquela “arrancada” final. Quem perder o ritmo, ficará para trás. Quem souber investir o tempo adicional, guardando as energias para o final, levará vantagem.

Quem se considera em desvantagem pois teve apenas um desempenho mediano na Prova Objetiva, tire isso da mente. A segunda fase vale o mesmo que a primeira (290 pontos). Certamente haverá muitas variações na classificação original imposta pela primeira fase.

Não é toa que o peso da segunda é tão alto: o Ministério do Planejamento procura por candidatos que tenham domínio da linguagem escrita, que saibam trabalhar sobre muita pressão do tempo, e que consigam expressar conceitos e argumentos de forma contundente, clara e objetiva.

Serão quatro redações, do seguinte modo:

a) um Parecer sobre Planejamento e Orçamento Público: vale 90 pontos, de até 60 linhas escritas;

b) uma Discursiva sobre Economia Brasileira: vale 90 pontos, de até 60 linhas escritas;

c) uma Questão sobre Políticas Públicas e Realidade Brasileira: vale 55 pontos, de até 30 linhas;

d) uma questão sobre Finanças Públicas: vale 55 pontos, de até 30 linhas escritas.

Cada modalidade de redação possui um modelo estrutural diferente. O velho modelo de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão não se aplica às Questões e Pareceres, e te fará perder linhas preciosas. Além disso, o examinador certamente estará atento à sequência lógica do pensamento, o alinhamento ao tema, a cobertura de todos os tópicos requisitados, e a capacidade de argumentação do candidato. Deve o candidato saber definir bem os conceitos, de forma clara, concisa, objetiva e simples, sem vícios ou figuras de linguagem, com o vocabulário adequado, com coesão e coerência, sem contradições ou ambiguidades.

Analisando detalhadamente o Edital, verifica-se que são 77 temas possíveis de serem abordados (39 somente para o Parecer, e 19 para a Questão de Políticas Públicas).

Ofereço a vocês a possibilidade de simularmos pelo menos metade (50%) desses temas, em 20 casos de estudo, com o devido modelo estrutural ideal e os devidos argumentos exatos na medida certa que banca espera.

Cada um dos 20 estudos de caso contempla:

i) uma proposta de redação (proposta inédita ou adaptada de bancas recentes);

ii) um padrão de solução (espelho de banca ou texto completo);

iii) diversos links para documentos oficiais ou teses que contém a resposta ideal e servem de referencial teórico de estudo;

iv) comentários do professor sobre as técnicas de redação e sobre o tema.

Cada tema proposto e resolvido é multidisciplinar, assim como será a sua prova, abrangendo vários tópicos,

Além disso, no curso teremos aulas completas sobre os aspectos formais da língua portuguesa (macro e microestrutura), como modelos de conclusão e introdução, além de outras práticas mais adequadas.

O curso ainda contempla a correção de três redações do candidato, simulando a banca ESAF e a planilha de correção do examinador, com os comentários do professor apontando os erros e onde melhorar.

Para aqueles interessados, enviem-me uma mensagem particular ( sandro_monteiro@pontodosconcursos.com.br ) e responderei uma tabela com os itens do edital que estamos contemplando em cada estudo de caso. São os casos mais prováveis (aqueles que rondam a mente do Ministério), e podem contar com a minha experiência, pois sou antigo servidor do Ministério do Planejamento.

Aproveite o tempo. Ainda é possível matricular-se. Não perca a chance!

O link para a Aula Demonstrativa é:

https://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=53129

 

Abraços,

Prof. Sandro Monteiro

www.facebook.com/MsCSandroMonteiro 


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: