Prof. Amable Zaragoza

30/10/2015 | 18:21
Compartilhar

Aprovação em concurso (3) - Lições do James Bond - 007

Aprovação em concurso (3) – Lições do James Bond

 

Olá, caro aluno.


Continuando nossa série de lições para aprovação em concursos públicos, hoje vamos entender o que é o concurseiro 007. Você pode até não ser nenhum aficionado pelo assunto, mas certamente já viu algum filme... bom, se não viu, pelo menos sabe quem é o agente secreto mais famoso do mundo: 007.

Ele é tão emblemático que todo mundo conhece não apenas o seu nome, mas até a forma com que se apresenta... “Bond, James Bond”. Hoje vamos aprender 10 lições do 007 aplicadas a concursos públicos, baseando nossa análise no personagem:


1. Tenha um conjunto afiado de habilidades

Seja lá qual for o concurso que você se propõe a fazer, estude e faça direito. Você deve analisar quais habilidades são necessárias para a sua aprovação e dar um jeito de aperfeiçoá-las. Não quero dizer que você precisa ser o melhor em absolutamente tudo, mas tem que tentar navegar nas matérias de sua prova acima da média. Tem que estar disposto a aprender.

Quando 007 dirige, ele faz isso com perícia e propriedade. Ele não está jogando ao acaso, ele sabe exatamente como guiar o carro para fugir de um perseguidor, ou chegar em algum lugar com maior velocidade. James Bond luta muito bem, escala, joga poker, nada, corre, pilota aviões, etc.

Faça o mesmo com o Direito Previdenciário, Português, Constitucional e Administrativo... nada ao acaso, tudo estudado!

 

2. Seja comprometido

Bond sempre acredita em suas ações e no objetivo, por isso coloca suas dúvidas existenciais de lado e segue seus princípios. Foca no que precisa ser feito, analisa os obstáculos e procura sempre um jeito de superá-los. Dedicação à missão é fundamental. Encare sua prova como uma missão. Prepare-se e siga em frente!

 

3. Tenha atitude de vencedor

Bond é incansável. Quando uma estratégia não dá certo, logo parte para outra e assim por diante, até atingir seu objetivo. Isso é a verdadeira obstinação e a busca incansável pela aprovação. Não perca o foco, tenha sempre em mente que você vencerá. Se um concurso não deu certo, se sua estratégia falhou, não desanime. Mude a estratégia, mas não desista do seu objetivo!

 

4. Se você deseja acertar, comece aceitando seus erros

M (a misteriosa chefe de Bond), em muitos momentos, aponta suas falhas. Um concurseiro precisa reconhecer e aceitar seus erros, revisar a matéria quando necessário e ser firme no propósito de superar as dificuldades. Erros acontecem... concurseiros reprovam... isso faz parte. Mas o vencedor nunca deixa de lado seu objetivo: a aprovação! Isso fica muito mais fácil quando você possui alguém lhe orientando na busca pelo objetivo. Bond tem a M, você escolhe o seu professor!

 

5. Enfrente seus medos

No filme de 2012, Bond decide retornar a Skyfall, o lugar onde pode enfrentar seus próprios “demônios”. Faça isso com o Raciocínio Lógico: o enfrente! Se você tem uma fragilidade, treine-a. Se seu problema é o Português, revise! Nada resiste a um bom estudo. Descubra suas habilidades e supere seus medos. Você pode!

 

6. Não existe espião solitário

O tempo todo somos enganados por histórias de grandes heróis solitários. Gente incrível que faz tudo sozinho, vence todos os obstáculos e supera seus medos. Nos filmes do 007 e na vida de concurseiro, essa é só a impressão que temos quando observamos apenas um lado da história. James Bond é frequentemente visto como alguém que trabalha sozinho e resolve todos os problemas que aparecem, mas este é um engano comum quando só enxergamos a atitude das pessoas e não os recursos utilizados para chegar ao resultado.

Enquanto Bond está em cena, existe um grande time de especialistas criando soluções para os problemas que podem aparecer pelo caminho. Carros equipados, armas secretas e os dispositivos de alta tecnologia são elementos indispensáveis para o sucesso do agente, tudo apoiado por sua equipe.

Assim, escolha o time certo. Escolha cursos e professores realmente comprometidos. Monte seu time para a aprovação. Ninguém é aprovado sozinho! Um bom time é a metade da nota!

 

7. Tenha boas ferramentas e saiba como utilizá-las

007 nunca vai para uma missão sem bons equipamentos. São canetas que explodem, relógios que filmam, maletas que atiram, carros inacreditáveis, etc... Ele investe em bons materiais.

No mundo dos concursos é a mesma coisa... procure o que há de melhor: selecione qual é o material de preparação para cada um dos desafios. Invista nos melhores equipamentos para sua missão. Mas não bata reunir o material, tem que saber utilizá-los com maestria. Estude a fundo cada aula ou curso adquirido, isso vai fazer de você um agente difícil de ser alcançado.

 

8. Vista-se apropriadamente

Muita gente comete esse erro, ao ignorar a importância das roupas e acaba passando trabalho na hora da missão. Ou esquece o casaco e passa frio, ou vai com roupa pesada e passa calor. Fica desconfortável na cadeira, etc. James Bond está sempre impecável. Por baixo da roupa de mergulho está seu impecável black tie... (E PASSADO!!!). Não se trata de mera aparência, mas estar vestido adequadamente para a ocasião. Na sua prova não é diferente, esteja com a embalagem certa para aplicar um excelente conteúdo.

 

9. As pessoas nem sempre são o que parecem – as questões também não!

No filme de 1965, "Thunderball – 007 contra a chantagem atômica", James Bond não se deixou enganar quando desconfiou de que uma triste viúva era, na verdade, o vilão dado como morto, disfarçado de mulher. Como ele descobriu o disfarce? Observou que a tal viúva abriu a porta do carro sozinha, sem a ajuda de nenhum cavalheiro.

O truque do agente 007 é simples: enxergar mais os outros do que se exibir. Bond prova que não há nada melhor do que manter a concentração e sentir o clima antes de dar qualquer passo importante. Portanto, cuidado com as questões fáceis demais, bem como aquelas que parecem sem pé nem cabeça... muitas vezes elas não são o que parecem...

Na sua redação não saia escrevendo sem planejamento! Pare, observe o enunciado, pense no que vai fazer antes de sair enchendo o papel de tinta – preencha-o com ideias.

 

10. Apesar da complexidade de sua missão, tenha um tempo para a Bond Girl

Faça tudo o que tem que ser feito para cumprir sua missão, mas separe um tempinho para a diversão. Bond nunca passa um filme (ou missão), sem ter tempo para uma conquista. Faz parte da vida. Portanto, estude forte, mas separe um tempinho pra sua Bond Girl... afinal, os espiões também são de carne e osso... concurseiro também!

 

Moral da história:

Coloque uma meta na sua vida e a persiga. Foque no que você quer fazer. Não reclame das dificuldades, planeje como superá-las e faça! James Bond não fica de mimimi porque recebeu uma ligação em Saint Tropez e tem que partir para o meio da neve na Rússia. Vai lá e faz o que tem que ser feito. Ele acabou de explodir uma instalação nuclear e recebe uma ligação para estar no outro dia no meio do pacífico, para afundar um submarino.

Eu pergunto: - o que ele disse?

James responde: - Que horas é o voo?

Não existe essa de “porque eu de novo”... “tudo comigo”, nada disso! Simplesmente conquiste seus objetivos e cumpra sua missão.

Faça o mesmo pela sua vida! Escolha sua missão e cumpra!

Depois disso, relaxe e peça um drink: - “dry martine... batido, não mexido”.

Forte abraço!!!

Prof. Amable Zaragoza

 

Gostou do texto? Então curta e compartilhe:

www.facebook.com/prof.amable

Se quiser conhecer um pouco mais de nossos cursos de Direito Previdenciário, acesse nos links abaixo:

DIREITO PREVIDENCIÁRIO - REVISÃO EM EXERCÍCIOS CESPE PARA ANALISTA E TÉCNICO DO INSS

https://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=53635

DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM TEORIA E EXERCÍCIOS PARA ANALISTA E TÉCNICO DO INSS - TURMA 2

https://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=53888



 


Comentários

  • 31/10/2015 - Elson
    Excelente texto, professor! Gostei muito da analogia e levarei as lições não só para o mundo dos concursos, mas também para minha vida!
  • 31/10/2015 - Prof Amable Zaragoza
    Olá Elson,

    Muita gente do mundo dos negócios utiliza esses filmes para aprender. Têm várias lições de vida no cinema, basta que nós ajustemos o olhar que passamos a notar as mensagens dentro de cada filme.
    007 é tema de diversas aulas em cursos de MBA pelo mundo todo. Engraçado isso, né? Como uma ficção pode nos ensinar tanto sobre a vida real?
    Continue firme na luta pela sua vaga.
    Forte abraço!!!
    Prof. Amable Zaragoza
  • 30/10/2015 - jaqueline
    Excelente professor, o artigo ensina como deve ser feito para conquistarmos êxito não somente nos concursos mas de modo geral na vida.
    Professor a distribuição das vagas do concurso do INSS serão por gerências
    executivas ou por APS?
    Obrigada
  • 30/10/2015 - Prof Amable Zaragoza
    Olá, Jaqueline!
    Eu gosto muito de explorar lições que podemos colher em filmes e livros. Tem sempre coisas bacanas para aproveitarmos.
    Não tenho acesso ao edital, nem as pessoas que estão trabalhando nele. Desse modo, não sei dizer a forma como serão distribuídas as vagas. Vamos esperar para ver. Em poucos dias nossa curiosidade estará encerrada, com o edital na praça!
    Forte abraço!!!
    Prof. Amable Zaragoza
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: