Prof. Paulo Henrique Amaral

15/10/2015 | 13:06
Compartilhar

O que faz um servidor do INSS?

Olá, gente, tudo tranquilo?

     O concurso do INSS é um concurso bastante visado pelo quantitativo de vagas que geralmente oferece e pela razoável remuneração, mas afinal, o que faz um servidor do INSS?

     A maioria dos servidores do INSS ocupam o cargo de Técnico do Seguro Social.  A atividade básica desse servidor é o atendimento ao público.

   Pode atuar desde o recebimento dos segurados/requerentes nas agências(ficar na recepção), como também atenderem os requerentes de benefícios e certidões. Outra atividade é o atendimento espontâneo, que é tirar dúvidas, fazer atualizações simples...

   Existem também a possibilidade desses servidores atuarem na retaguarda das agências, nesse caso não atendem diretamente ao público mas analisam processos, cuidam do arquivo, recebem e enviam as correspondências da agência, dentre outras atividades.

    Por último, esse servidor também pode atuar na área meio, ou seja, podem trabalhar nas seções das Gerências Executivas/Superintendências dando suporte as agências, nesse caso não há atendimento ao público.

   Como percebido, o ocupante desse cargo pode fazer basicamente de tudo no INSS, mas a maioria desses servidores estão lotados no atendimento as pessoas em geral.

   Vale ressaltar que o Técnico do Seguro Social pode ocupar várias funções comissionadas dentro da instituição, tais como: Chefe de Beneficios, Gerente de Agência, Gerente Executivo, Superintendente, Diretor Geral(diversas áreas), Presidente do INSS.

    Só por curiosidade, atualmente a Presidenta do INSS e o Ministro da Previdência Social são Técnicos do Seguro Social, ou seja, servidores do INSS de carreira.

    Como servidor do INSS você terá a oportunidade de reconhecer o direito de muitas pessoas e isso é muito gratificante. Geralmente os requerentes que procuram o INSS estão em um momento frágil da vida(idade avançada, doentes, acidentados, de luto...)e merecem um atendimento humanizado e de muita qualidade. Sabemos que isso não é a realidade em muitos locais, embora mesmo que não possamos mudar a forma de atendimento de toda a instituição, como servidor podemos fazer a nossa parte e atender bem. Há uma frase de Gandhi que explicita bem isso, "Seja a diferença que você quer ver no mundo."

   É muito importante saber qual será sua atividade depois de aprovado ( a ), pois grande parte de nossa vida é dedicada ao trabalho, e não é nada bom trabalhar no que não gosta, mesmo que a remuneração seja boa.


Qualquer dúvida, estou disponível no e-mail: paulo.henrique@pontodosconcursos.com.br

E aí, é isso mesmo que você quer? 

Espero você do lado de cá!


Abraços!

Atenciosamente,

Paulo H. Amaral (Um realizado Técnico do Seguro Social)



 


Comentários

  • 03/10/2015 - Luiz Fln
    Professor, que dizer então que um novo servidor não tem que, necessariamente, trabalhar no atendimento ao público, é isso?

  • 03/10/2015 - Prof Paulo Henrique Amaral
    Olá Luiz, nas agências pequenas é muito difícil ficar sem atender o público, mas nas agências maiores se você tiver interesse e a agência necessitar o Gerente pode colocar você em outra função que não seja atendimento. Então, caso não goste muito de atendimento, ao se inscrever no concurso escolha uma agência maior, pois terá várias outras funções. Abraços!
  • 02/10/2015 - Rogerio Hollanda
    Muito bom, ficou super esclarecido!
  • 02/10/2015 - Prof Paulo Henrique Amaral
    Obrigado Rogério! Abraços!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: