Prof. Mauro Carneiro

30/09/2015 | 16:43
Compartilhar

Dica de Estudo - Ciclos de revisões e técnicas de retomada da aprendizagem - Adm. Geral e Pública

Bom dia nobres alunos,



Como estão os estudos?



Para colaborar com os seus estudos trago hoje uma dica valiosa da disciplina Administração Pública e Geral.



Os questionamentos mais frequentes que os alunos fazem são: professor, porque eu estudo tanto e parece que eu não sei nada? Professor, tenho dificuldade em diferenciar os conceitos, teorias e terminologias?



Há cinco anos comecei a estudar essa matéria e tive esses mesmos questionamentos. No entanto, com a prática e a experiência formulei uma estratégia para vencer essa dificuldade de apreensão do conteúdo de Administração Geral e Pública.



Inicialmente, saiba que nessa matéria a retenção do conteúdo nunca ocorrerá na primeira, tampouco na segunda leitura.  A consolidação da aprendizagem só será possível por meio de ciclos de revisão e do uso de técnicas de aceleração da retomada da aprendizagem. Mas o que é o ciclo de revisão e as técnicas de aceleração da retomada da aprendizagem?



Os ciclos de revisões são interstícios temporais onde o que foi estudado é revisto. Esse ciclo não pode ser muito espaçado, uma vez que pesquisas recentes verificaram que no prazo de quarenta e oito horas a perda do conteúdo estudado é de quase cinquenta por cento. Desse modo, você deve ter ciclos de revisões imediatos (1 ou 2 dias ) e cíclicos (semanais e mensais).



Além do ciclo de revisão, é necessário que se adote um método de retomada acelerada da aprendizagem. Quais são esses métodos?  Tabelas, resumos, mapas mentais, fichas físicas ou interativas, etc.



Portanto, a retomada acelerada é a metodologia que resgata o que foi estudado de maneira eficiente, sem necessitar da releitura de todo material. O objetivo final dessa metodologia é que o aprendiz por meio de alguns conceitos reative a memória do conteúdo já aprendido anteriormente.



Meu questionamento é: você utiliza essas metodologias?



Se a resposta for sim, parabéns, continue e aperfeiçoe ! Se você não utiliza, comece hoje com esse grande diferencial para a sua aprovação. Na prática, afirmo que a maioria dos candidatos não adota essas técnicas, e por essa razão tem muitas dificuldades em consolidar a aprendizagem na disciplina de Administração Geral e Pública.



Concluindo, quero te convidar a ingressar nos meus cursos. O material está formatado para apressar a sua aprendizagem por meio de grifos, quadros interativos, várias questões comentadas, visando auxiliar a retomada acelerada da aprendizagem.



Estou ofertando cursos para o TRT da 9ª Região, Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso. Se você está estudando para algum desses concursos o material está à sua disposição. Chegou a hora de aprender definitivamente Administração Geral e Pública.



Abaixo seguem os links dos cursos disponíveis:



1. TRT 9ª Região: Noções de Administração Pública – Técnico Jud. – Área Adm. https://goo.gl/JzHKDJ



2. TRT 9ª Região: Noções de Administração Pública – Analista Jud. – Área Adm. https://goo.gl/OZLxRD



3. TRE/AP - Noções Gerais de Administração e Comportamento Organizacional – Analista Judiciário (Área Judiciária e Área Administrativa) e Técnico Judiciário – Área Adm. : https://goo.gl/42pocE



4. TRE/MT- Noções de Administração Pública (Conhecimentos Específicos para Técnico Judiciário – Área Administrativa) : https://goo.gl/opC0Q4



Bons estudos !!!!



Mauro Carneiro



mauro_carneiro@pontodosconcursos.com.br



 


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: