Prof. Gabriela Knoblauch

28/09/2015 | 23:54
Compartilhar

Segundas de Coaching: Roda da Vida

Oi, amigos.


Hoje quero iniciar uma série de artigos com vocês. Toda segunda postarei “mini doses” de Coaching. Serão as nossas SEGUNDAS DE COACHING. Assim, as postagens ficam mais organizadas e vocês podem me acompanhar com mais facilidade.

Essa “tag” já foi iniciada no Instagram e na minha FanPage. Semana passada também comecei as QUARTAS DE INGLÊS. Iniciarei aqui também. O princípio é o mesmo: pequenas dicas que vão alavancar o estudo de vocês sem tomar muito tempo.

Já começo passando uma atividade. Imprimam a Roda da Vida abaixo que está em preto e branco e atribuam notas para cada campo. O objetivo é medir seu grau de satisfação em cada área de sua vida. Pintem os campos de acordo com as notas (vide exemplo).

Essa atividade serve para nos ajudar a perceber onde está o desequilíbrio em nossas vidas. Sem equilíbrio, a Roda não gira, a vida não flui! Essa é uma das principais razões para as paradas no estudo, para o desânimo e para o baixo rendimento apesar da dedicação.

Todo ser humano tem em sua vida os aspectos abordados na Roda. Mesmo que a alguns desses aspectos sejam atribuídas péssimas notas. Fato é que eles existem. E se não estão ajudando, provavelmente estão atrapalhando o bom andamento dos seus planos.

O estudo para concurso, assim como a consecução de qualquer outra meta (perder peso, deixar o sedentarismo para trás, ter melhor relacionamento com pessoas, usufruir de crescimento profissional...) demanda uma série de atitudes e mudanças de hábitos. Essa é a parte dura. Aprender as disciplinas não o que elimina os 99% das pessoas que jamais passarão em concurso. O que separa os bons dos excepcionais é a capacidade de “domar” a si mesmo. E como fazer isso se não sabemos quem somos, como funcionamos, o que nos falta e o que nos sobra? Autoconhecimento, portanto, é necessariamente o primeiro passo do caminho.

Se a questão fosse só sentar e estudar, todos teriam motivação, estudariam com afinco e passariam. Ser furos, sem desvios, sem desculpas. Afinal, razões para fazer isso todos os concurseiros têm. Por que então não rendemos? Desistimos? Criamos tantas armadilhas de autossabotagem? É porque o ser humano é COMPLEXO, cheio de meandros!

A abordagem e a criação de estratégias precisam – portanto – ter caráter holístico. Mas o que significa “holístico” ou “holismo”?

Gente, não tem nada a ver com misticismo ou algo do gênero. Vejam o que nos explica o Dicionário Michaelis:

1 Biol Doutrina que considera o organismo vivo como um todo indecomponível. 

2 Compreensão da realidade em totalidades integradas onde cada elemento de um campo considerado reflete e contém todas as dimensões do campo, conforme a indicação de um holograma, evidenciando que a parte está no todo, assim como o todo está na parte, numa inter-relação constante, dinâmica e paradoxal.

 

Somos ou não somos seres inteiros, compostos por várias partes das quais não podemos nos desfazer, nem ignorar?

A Roda da Vida é uma ferramenta de Coaching que facilita a nossa percepção acerca do NOSSO TODO, DA NOSSA COMPLETUDE.

Autoconhecimento é a via que nos levará à melhora em todos os aspectos da nossa vida e ao desenvolvimento de nossas potencialidades como seres humanos INTEIROS. Passar em um concurso demanda muitos conhecimentos – de fato. Mas o primeiro deles é o conhecimento sobre si mesmo.

 

Para você preencher:



 

Exemplo preenchido:





 Curiosidade: Sabiam que a Roda da Vida, essa poderosa ferramenta de avaliação pessoal, foi inventada pelos hindus?

Fontes:

Sociedade Brasileira de Coaching

Instituto Brasileiro de Coaching

Ferramentas de Coaching – João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim

Coaching Prático - o Caminho Para o Sucesso - Paul Dinsmore e Monique Cosendey

 

Quem tiver dúvida, é só postar aí embaixo, ok?

Abraço e bons estudos, pessoal!

Gabriela



 




Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCG_zfbYn9uBcex1lUzEkW9g



Facebook: https://www.facebook.com/Professora-Gabriela-Knoblauch-393376290852606/timeline/



Instagram: https://instagram.com/gabi_knoblauch/



 


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: