Prof. Bruno Fracalossi

27/09/2015 | 13:18
Compartilhar

O fim dos concursos públicos! Não caia nessa - 3ª versão!

Fala meus queridos alunos e amigos!

Depois de merecidas férias, estou de volta à labuta, rsss!

E no meio das minhas férias foram várias notícias bombásticas, mas a que mais se destacou foi a da suspensão dos concursos públicos.

Recebi muitos e-mails me perguntando sobre o que fazer em relação a isso!

O mais engraçado é que essa situação se repete de tempos em tempos. Eu a vivi por no mínimo 3 vezes durante os meus estudos!

E para provar como isso é uma cnnstante, peço que leia o artigo abaixo, que remete às situações anteriores semelhantes:

https://www.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=12210&prof=%20Prof%20Bruno%20Fracalossi&foto=brunofracalossi&disc=Ci%EAncia%20Pol%EDtica,%20Coaching%20e%20Discursivas

Viu como essa situação é comum? Repare nas datas em que os artigos foram escritos!

E aí, o que você acha disso?

Essa situação é muito comum no Brasil. Tem-se uma crise, cortam-se os concursos.

Mas, assim como nas outras vezes, ocorre muito mais pirotecnia do que efeitos práticos. Procurem os meus artigos anteriores no Ponto dos Concursos. Os nomes deles são: o fim dos concursos. Não caia nessa mais uma vez!

Desde 2008, como fim da CPMF e com a crise do subprime dos EUA, que eu vivencio essa situação. A diferença é que eu nunca deixei de estudar por isso.

Essa crise é diferente? É, mas todas são.

Essa crise é pior do que as outras? Não. É apenas mais uma entre as tantas que o Brasil já passou, passa, e vai passar.

Mas muitos usarão isso para parar de estudar, e tentarão te desanimar pregando o caos pela rede.

Essas pessoas são aquelas que parecem não querer estudar. E estão no mundo dos concursos por falta de opção. Para elas, quanto pior, melhor. Elas torcem por situações assim.

Já que elas não vão passar, que se instaure o caos, e que ninguém passe também.

Você, eu, todos nós conhecemos pessoas assim, infelizmente.

O meu conselho é: desligue-se de redes sociais e de pessoas negativistas. Toda crise passa, e essa vai passar também. E quando ela passar, os vários concursos represados sairão, e vai ser um Deus nos acuda tentando recuperar o tempo perdido.

Não se passa em concurso estudando somente depois de edital. A hora agora é de fazer a sua base com qualidade. Não pare de estudar. Não caia nessa mais uma vez!

A crise é feia, mas já tivemos piores, e os concursos continuaram. E vão continuar, confie em mim.

Se eu tivesse parado nas várias suspensões pela quais passei, onde eu estaria hoje?

Se você parar, onde estará daqui 3 anos?

São essas situações que determinam os futuros aprovados!

Quantos aqui desisitrão usando isso como desculpa?

Se passar em concurso fosse fácil, não demandasse tantas privações e tanto stress, garanto que não seria algo tão valorizado como é.

E não pense que você não tem condições! Você tem sim! Se eu passei, por que você não passaria?

Eu sou completamente normal! Não tenho inteligência nem um pouco diferenciada. O meu período de faculdade foi feito nas coxas, aos trancos e barrancos. Nunca me destaquei como melhor aluno na sala, a não ser no primiero grau, mas isso não conta, rsss!

O meu diferencial foi a disciplina e a utilização de estratégia correta!

Vários dos professores que vocês conhecem são pessoas totalmente normais!

A maioria absoluta dos meus colegas de trabalho também é! 

Por que vocês passaram e eu ainda não, professor?

Calma ué! Tudo demanda tempo! Eu fiquei mais de 5 anos estudando! É assim mesmo!

O que eu posso te indicar, como um ainda sofredor concurseiro é: seja resiliente, dedicado e disciplinado! 

É isso que vai te garantir a aprovação!

O que faz a diferença entre um aprovado e um reprovado é a desistência!

Os que desistem se entregam durante a batallha, e quem se entrega não ganha a guerra! Leia o livro a Arte da Guerra para saber um pouco mais como vencer as bancas de concursos, utilizando a analogia, é claro, rsss!

Mas acima de tudo, use a cabeça e adote uma estratégia correta de estudos!

Não saia lendo um monte de material de forma desordenada, sem horários marcados por matérias, sem processo de revisão, sem contagem contínua de percentuais de acertos de exercícios. Enfim, sem organização!

Você já viu alguma grande empresa crescer sem uma organização exemplar?

Da parte estratégia à operacional, toda ela é descrita através de diagramas extremamente definidos e organizados.

Você é a empresa dos seus estudos! E o seu lucro líquido é a aprovação!

Nessas férias a que eu me referi no começo do nosso artigo, tive a oportunidade de ir aos Estados Unidos. Para muitos pode ser algo simples, mas para mim foi algo muito bom. E principalmente pelo fato de eu só ter conseguido isso pelos meus estudos, pela minha força de vontade, sem ninguém fazer isso por mim! Por isso o concurso público é algo tão motivante e tão bom de se dedicar! 

Mas enfim, durante as minhas férias, fui assistir um jogo de Baseball do New York Yankees.

Eu sou fanático por futebol, mas os outros esportes também me interessam. E a famosa organização americana quando se trata de esportes é algo invejável. 

O que eu pude vivenciar no estádio dos Yankees foi algo fora do comum em se tratando de um esporte de massa.

A organização e a percepção megalomaníaca de atingimento da perfeição dos esportes americanos o fizeram dominar e alcançar o topo em todos aqueles que eles desejaram. E só ainda não o fizeram no nosso futebol de campo  porque não é algo que os motiva muito, apesar de que o nosso futebol também está crescendo por lá.

E é pelo fato da organização e dedicação extrema é que a marca Yankees tem a distinção de ser uma das franquias mais documentadas do esporte profissional norte-americano ao longo de seus mais de 100 anos de história.

O Yankees ganhou 27 séries mundiais (o americano chama as finais do campeonato de baseball de série mundial. São ou não megalomaníacos?) em 40 participações.

Não quero entrar no mérito do capitalismo e jeito americano de ser! Não é isso! Cada um tem a sua visão sobre isso, mas que eles são eficientes, não há o que se discutir.

O que eu quero te passar é que a organização e a busca pela perfeição trazem resultados, isso é fato. O que às vezes pensamos ser algo inalcancável, não é! Ás vezes, parece ser mais difícil do que realmente é!

Se você não quiser ficar no vermelho e aceitar o prejuízo, se organize então! Se espelhe em organizações como os Yankees, se espelhe em casos de sucesso aqui no nosso país, se espelhe em concurseiros aprovados em vários concursos, e tente atinigir a perfeição nos seus estudos. Não seja mais um na multidão! 

Aprenda um pouco como fazer isso no meu curso online abaixo, gratuito:

https://www.youtube.com/watch?v=Pidd6nMEdCs

Não cometa erros infantis ao estudar! Sei como é a rotina! Dura, turbulenta, desanimadora, mas ela é eficaz, se feita com estratégia e programação!

Quantas vezes você já cometeu o erro de sair lendo o material de forma continuada, até terminar o livro todo? 

- Ah professor, para mim rende mais assim!

Mentira! Não rende! Isso se chama comomidade, e é essa desculpa que você está usando!

Quantas vezes você saiu lendo na tora, sem resumir, sem voltar ao assunto para revisar antes de passar para o próximo, confiando que aquilo que você leu agora será retomado pelo seu cérebro daqui a 6 meses, sem nenhuma perda significatica de conteúdo?

Garanto que você faz isso! Eu já fiz, ué!

Quantas vezes você estudou por 3, 4 horas seguidas sem dar um refresco para a cuca!?

Quantas vezes você não se preocupou em relaxar o cérebro após um tempo de estudos?

Quantas vezes você se preocupou com a sua questão psicológica?

Será que você não está começando a desenvolver um quadro de ansiedade além do normal? Será que você não está começando a desenvolver um quadro de depressão por cobrança extrema de si mesmo?

Eu sei de tudo isso pois foi o que eu vivi na pele!!! Eu sou você ontem, rssss! 

O neurocientista americano Daniel J. Levitin, em seu livro A Mente Organizada, explica como nós, seres humanos, temos uma longa história de aprimoramento neuronal, maneiras de melhorar o cérebro que nos foram dadas pela evolução.

Ele mostra que treinamos os neurônios para que se tornem aliados mais eficientes e confiáveis, capazes de realizar as nossas metas, ou seja, no nosso caso,de sermos aprovados em concursos.

Criamos sistemas para remover a desordem do cérebro e lembrar detalhes cuja recordação não é possível confiar apenas à memória, e aqui eu destaco a necessidade dos resumos e revisões constantes.

O autor destaca que uma das nossas maiores evoluções ocorreu há 5.000 anos, quando criamos a escrita e conseguimos escrever aquilo que estava somente em nossa memória. A escrita foi a responsável por conhecermos o que ocorreu no mundo antes de nascermos. Veja como ela é importante, e você ainda duvidando do poder dos seus resumos, rssss?

A nossa memória é falível, isso é comprovado. Não tanto pela limitação de armazenamento, mas de recuperação.

Ou seja, você tem que criar destaques para que os assuntos requeridos sejam recuperados de forma mais rápida e efetiva. E como fazer isso? Através de resumos coloridos, esquematizados e mapificados, simples e comprovados cientificamente.

Nossa memória nos prega peças. Às vezes, a informação recuperada é enganosa, distorcida e incompleta.

Você já verificou que situaçoes em que temos certeza que vivemos na infância são meras ilusões criadas pela distorção de nossa mente? Algo que temos certeza que aconteceu pode não ter acontecido de verdade, e isso se dá em razão de pequenos defeitos de nossas memórias.

Isso é o que gera a dúvida entre os dois itens da questão no dia da prova, rssss!

Por isso eu insisto tanto que estudar é algo científico e estratégico, rsss! Concurso também é ciência, e quem se atenta a isso e quebra os paradigmas, fura a famosa fila!

Estudar para concursos gera estouro de buffer no nosso cérebro. São milhares de informações, e você, agora conhecendo a limitação de nossa mente, ainda vai confiar na leitura contínua a atabalhoadas dos seus materiais?

Não vai querer se atentar mais às estratégias efetivas?

Pense nisso!

 

Reensssga! Esse artigo ficou gigante, rsss! Mas é para recuperar o tempo perdido!!!!

Um grande abraço e de volta, com todo o gás!!!!

 

Informo que encontra-se disponível no meu grupo do Facebook, na parte de arquivos, a amostra do meu novo livro: Manual das Principais Bancas Examinadoras de Concursos Públicos, com os capítulos Esaf e Cespe.

Mas é somente para aqueles que se cadastrarem!

Estou sorteando vários livros nele!

As regras e o grupo estão nos links abaixo:

Regras dos sorteios

Técnicas de Preparação para Concursos Públicos (no grupo, todos os dias, um tema motivacional ou um texto interessante, meu e de outros autores).

Deixo aqui também o link para acessar as minhas turmas de Coaching para concursos:

Coaching - Bruno Fracalossi

Está lançada a turma 33! Limitada a 5 alunos, ela começa no dia 08/10. Quem se matricular começa imediatamente, ok, e ganha alguns dias de trabalho gratuito!

Seguem seis entrevistas com aprovados do meu programa de Coaching:

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12660

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12590

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12550

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12175

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12058

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12268

Seguem também as aulas do nosso curso online grátis de Técnicas de Preparação!

Aqui eu abordo desde os fatores necessários a um bom planejamento, passando pela execução, até o seu momento da aprovação.

Veremos:

- COMO DEFINIR E MANTER O MEU FOCO NÃO CEDENDO ÀS PRESSÕES EXTERNAS;

- COMO EQUILIBRAR A MINHA VIDA EM TODOS OS ASPECTOS;

- COMO ESTIPULAR METAS (NEM MUITO LEVES, NEM MUITO PESADAS);

- COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO DE CURTO E DE LONGO PRAZO;

- COMO SER MAIS DISCIPLINADO;

- CRIANDO UM RECEPTOR DE FEEDBACKS;

- TÉCNICAS DE RESUMOS;

- TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM ACELERADA E DE MEDITAÇÃO FORÇADA;

- NÃO DÁ PARA USAR LEITURA DINÂMICA NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS, MAS HÁ COMO LER MAIS RÁPIDO. COMO? 

- TÉCNICAS MOTIVACIONAIS E EMOCIONAIS; COMO CONTROLAR A MINHA ANSIEDADE E AUMENTAR A MINHA CONCENTRAÇÃO?;

- ERROS E ACERTOS DE UM CONCURSEIRO;

- TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA AOS ESTUDOS;

- TÉCNICAS DE DISCURSIVAS; 

- AS MALÍCIAS DE UM CONCURSEIRO EXPERIENTE E COMO PRIORIZAR VOCÊ EM DETRIMENTO DOS OUTROS QUE NÃO RESPEITAM A SUA CAUSA;

O curso todo terá muito mais do que as 8 horas inicialmente previstas, e eu irei dividí-lo em aulas de 30 minutos aproximadamente, para que não fique muito cansativo!

Abaixo os links das aulas 01 a 10:

Aula 01

Aula 02

Aula 03

Aula 04

Aula 05

Aula 06

Aula 07

Aula 08

Aula 09

Aula 10

 

Um abraço.

Prof. Bruno Fracalossi 

Logo do Ponto 

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

www.facebook.com/bruno.fracalossipaes

Grupo Técnicas de Preparação para Concursos - Facebook

 

 


Comentários

  • 30/09/2015 - Monique de Castro
    Muito bom o artigo mestre!!
    É uma reflexão importante para que não nos deixemos abater pelas notícias desanimadoras e desestimulantes para quem vive a rotina de estudos para concursos. Até porque sabemos que o tempo que levaremos para sermos aprovados num certame só depende da nossa força de vontade, disciplina e comprometimento com os estudos. De nada adianta mil editais bombando na praça se nós não estivermos preparados.
    A preparação é algo diário e constante. Agradeço suas postagens que sempre nos dão força para continuar.
    Obrigada pela dedicação como meu Coaching. Espero sinceramente poder retribuir com a minha aprovação!!
  • 29/09/2015 - Phelippe
    Excelente Bruno. Muito obrigado pelas dicas, mas, principalmente, pela reflexão em continuar seguindo uma estratégia eficiente. Professor, vou lhe confessar uma coisa, eu tive que provar a mim mesmo que só ler o material de forma continuada até acabar o livro ou PDF, por exemplo, não é eficaz. Tem que haver resumos, ou fichas (rs), quantidade líquida de questões e revisões constantes. Abraço mestre!
  • 29/09/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    É isso aí, meu amigo. Parabéns! Um abraço.
  • 28/09/2015 - flavia maria borba s
    Olá Bruno, agora estou mais tranquila...mais qdo o governo coloca a notícia de forma bombástica, é normal todos ficarem assustados. Com certeza essa crise vai passar..e temos que continuar estudando para atingir o objetivo,que não é fácil né?? bj
  • 27/09/2015 - diogo
    Bruno! Realmente esse filme está se repetindo. Mas desta vez algo me assustou. Estão mesmo querendo fatiar a CGU? E agora? Não teremos mais expectativa de concursos em 2016/2017 pra lá???
  • 27/09/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    Fala Diogo, tudo bem? Estão querendo fazer com que a CGU deixe de ter status de Ministério, o que prejudicaria a nossa independência. Mas vamos ver o que vai acontecer. Teremos concursos sim, com certeza, eles só serão atrasados um pouco. Um abraço.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: