Prof. Leandro Signori

26/09/2015 | 00:58
Compartilhar

Atualidades - O Papa é Pop

O Papa é Pop

Como diz um verso de uma música dos Engenheiros do Hawaii, “o Papa é Pop”. Sem dúvida, o Santo Padre Francisco é um dos Papas mais populares, carismáticos e altivos dos últimos tempos da Igreja Católica Apostólica Romana.

Dotado de extrema simplicidade, o Papa Francisco vem trazendo opiniões e posturas de mudança na Igreja Católica. Também vem se manifestando e atuando em temas espinhosos e polêmicos da sociedade e política mundial. Por onde passa, é um absoluto sucesso.

As bancas de concurso já perceberam isso e começam a cobrar fatos relacionados ao Papa ou ao Vaticano.

O Papa tem tocado em temas caros à Igreja Católica, como a homossexualidade e o aborto. Tem manifestado a sua preocupação com o aquecimento global, o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável. Critica a sociedade de consumo, a ganância, a exclusão social, o extremismo religioso, a falta de um maior apoio dos países ricos aos países pobres, a hostilidade aos imigrantes, entre outros temas.

Papa Francisco teve um importante papel no reatamento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos. Esta semana visitou os dois países, onde rezou missas, visitou líderes e proferiu discursos tocando em temas sensíveis. Por onde passou atraiu multidões.

Hoje (26/09) proferiu um histórico discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Foi aplaudido de pé pelos 150 líderes de países presentes. É a quinta vez que um Papa fala em uma Assembleia Geral da ONU.

Caro aluno, recomendo que preste atenção nos atos e manifestações/opiniões do Papa Francisco. Algum tema da viagem desta semana provavelmente será questão de Atualidades em provas de concursos públicos.

Para lhe ajudar, copiei os links abaixo, com notícias da visita do Papa Francisco a Cuba, Estados Unidos e o seu discurso na ONU.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/papa-francisco-discursa-na-onu-em-nova-york.html

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41753/papa+francisco+pede+fim+de+pena+de+morte+e+de+comercio+de+armas+no+congresso+dos+eua.shtml

Vejamos agora, como o Papa Francisco vem sendo cobrados nas questões de Atualidades:

 

(CESPE/FUB/2015) O Vaticano e a Palestina assinaram um acordo histórico sobre os direitos da Igreja Católica nos territórios palestinos. A preparação do texto por uma comissão bilateral levou quinze anos. Embora o Vaticano se refira ao “Estado da Palestina” desde o início de 2013, os palestinos consideram que a assinatura do acordo equivale a um reconhecimento de fato de seu Estado.

O Estado de S.Paulo, 27/6/2015, p. A21 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, bem como o contexto geopolítico no qual este se insere, julgue os itens a seguir.

O acordo mencionado no texto tem significado simbólico, pois, por não ser um Estado, o Vaticano tem sua atuação circunstanciada por sua função religiosa, o que inviabiliza a eventual influência política que poderia exercer em âmbito mundial.

COMENTÁRIO:

Ops... parou. O Vaticano é um Estado, é o menor país do mundo, sede da Igreja Católica Apostólica Romana e residência oficial do papa. O Vaticano exerce sim influência política em âmbito mundial. Já foi mais influente. Mas, as posições da Igreja Católica e da doutrina do catolicismo exercem em escala variada influência na política mundial.

Gabarito: Errado

 

(CESPE/MPOG-ENAP/2015) Em visita recente à Bolívia, o Papa Francisco defendeu o papel desempenhado pela Igreja Católica em relação aos indígenas durante a chamada Conquista da América.

COMENTÁRIO:

Na Bolívia, o Papa Francisco não defendeu, Ele pediu perdão pelas ofensas e crimes cometidos pela Igreja Católica aos povos indígenas da América Latina durante a colonização do continente.

Gabarito: Errado

 

Por fim, estou com cursos de Atualidades ou Conhecimentos Gerais para os concursos do TCE/SP, SECRIANÇA/DF, TJDFT e IBGE. Além das apostilas, nos cursos temos aulas ao vivo pela internet. No link a seguir você pode acessar as aulas demonstrativas, ler a teoria e resolver dezenas de questões comentadas: https://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/default.asp?video=0&tipo_busca=professor&param=professor&coaching=&codigo_categoria=970

 

Abraços,

Prof. Leandro Signori



 



 



 


Comentários

  • 26/09/2015 - Igor Oliveira
    Excelente Leandro! Muito bom artigo! Parabéns! Abs!
  • 26/09/2015 - Prof Leandro Signori
    Valeu Mestre Igor! Abs.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: