Prof. Juliana Renz

22/09/2015 | 20:49
Compartilhar

FOCO: Atenção Seletiva

FOCO: Atenção Seletiva



 



           A atenção é a tomada de posse pela mente, de modo claro e vívido, de um entre o que parecem ser vários objetos ou linhas de pensamentos simultaneamente possíveis. Implica em se afastar de algumas coisas para lidar efetivamente com outras” (William James).



            A tecnologia avança em uma velocidade muito rápida, são inúmeras as ferramentas para obter informações que exitem no mercado, não conseguimos acompanhar esse aparato de novidades, isso causa uma insegurança em nossos estudos, uma impotência de não dar conta dos diversos meios de materias. Porém, não é apenas nós que ficamos com esses sentimentos, são todos os estudantes (uns mais outros menos), pois há desde aplicativos para celulares ou tablets, há cursos em EAD ou presenciais, e, claro, os tradicionais livros e apostilas, os quais, na minha opinião, ainda são os melhores para a construção de aprendizagem, pois instigam a leitura que é um meio eficiente para aumentar o conhecimento.



            O nosso cérebro é seletivo, então quanto mais ampliarmos o universo de nossos materiais, mais teremos que estudar para consolidar as matérias, quanto mais informações recebermos, mais estudos teremos para transformar em conhecimento. É por isso que precisamos FOCAR, não é apenas focar em um concurso “x”, FOCAR também é dirigirmos nossa atenção ao nosso material, é realmente estudar quando sentarmos para estudar.



            O FOCO de atenção em determinado material que nos possa trazer uma informação confiável e realmente eficiente (didática), sem dúvidas, melhora a aprendizagem e a capacidade de retenção da matéria. Pode-se ler uma aula, ignorando as preocupações, a televisão, o celular, entre outros e, assim, obter uma atenção seletiva. Aproveitem isso concurseiros, quando separarem um tempo para estudar não fiquem “pulando” de material em material, não fiquem perdendo a concentração por conta do “cachorro que late” ou outras distrações, tirem esse tempo para realmente fazer o que se propuseram e ao longo do tempo verão a melhora de sua capacidade nos estudos, têm coisas que só vocês podem fazer por vocês, estudar e focar é uma delas!


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: