Prof. Júnia Andrade

16/09/2015 | 18:54
Compartilhar

Redação na FCC - Como superar problemas com o conteúdo

REDAÇÃO NA FCC- COMO SUPERAR PROBLEMAS COM CONTEÚDO

 

Boa leitura!

Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão)


       O maior drama vivido por quem escreve redações para os concursos da FCC é superar as adversidades do tema. Seria produzir conteúdos para os temas “exóticos” da FCC, por assim dizer.

       A banca é especialista em temas que fogem ao senso comum. Ler revistas e jornais semanais com vistas a se preparar para a prova de redação da banca só serve mesmo para o candidato estar atualizado quanto aos fatos. Mas pouca solução traz para a geração de conteúdos valorizados pela FCC.

      Tomemos como exemplo um dos temas do TRT da 4ª:


 

"A revitalização das culturas tradicionais e a promoção do respeito à diversidade cultural" (Oficial de Justiça)

        O tema em tela colocou em debate um dos assuntos centrais de qualquer discursiva da FCC: o respeito à diversidade cultural. Esse assunto requer leituras mais densas – extraídas de pensadores da atualidade (Hall, Adorno, Giddens, Taylor etc.)

        Há diversos assuntos a serem discutidos a partir do tema da prova do TRT-4. No entanto um é bastante evidente e vamos explicá-lo para ajudar você a compreender o caminho que poderia seguir, caso tenha enfrentado tema dessa sorte.

        A ideia de se colocar o assunto “revitalização das culturas tradicionais” no âmbito do discurso da diversidade sociocultural parte do pressuposto de que determinadas manifestações culturais tradicionais estavam praticamente extintas na era global.

        No mundo global e altamente tecnológico em que vivemos se difunde uma cultura de massa, uma espécie de produção em série de objetos artísticos voltados praticamente para a pura fruição (prazer, diversão). Esse é o caso, por exemplo, da indústria musical e da indústria cinematográfica. Na indústria musical se notam as repetições de tipos musicais que são postos à venda, simplesmente porque um primeiro modelo fez sucesso; então, opta-se pela continuidade desse modelo.  

        Na indústria do cinema, um efeito similar de homogeneização artística se manifesta: a produção reiterada de filmes cuja função reduz-se ao divertimento, sem grandes convites à reflexão sobre problemas típicos da condição humana.

Essa produção cultural massificada coloca em segundo plano manifestações tradicionais como a capoeira, a congada, o samba de viola etc.

        Assim, o resgate dessa tradição cultural, mesmo em releituras contemporâneas, é uma forma de se respeitar a história da miscigenação do país e de fortalecer o entendimento de que vivemos um mundo plural, com identidades fragmentadas e diversas que precisam ser respeitadas.

        Essas ideias, pessoal, são cunhadas dos estudos de Theodor Adorno. Durante o curso do TRT da 4ª estudamos os aspectos gerais da teoria de Adorno e explicamos por que esse é um dos assuntos preferidos da FCC em provas discursivas.

        Mas não foi só Adorno que estudamos. Vimos também outros teóricos importantes que são construtores de correntes de pensamento muito valorizadas pela banca.

        Fugindo do conteúdo da grande mídia, sempre refutado pela banca, e partindo para leituras oficiais (sítios eletrônicos da administração pública) ou filosóficas, vocês terão condições de tecer ideias como a que apresentei na breve interpretação que fiz sobre a prova do TRT da 4ª.

 

       Caso queira estudar conosco e chegar bem mais tranquilo à prova de redação, estamos com preparatórios de redação para os TREs de SE, da PB, e para o TRT da 9ª. Conte com os cursos de discursivas do Ponto dos Concursos!

Professores Júnia Andrade e Marco Antônio

***



 



 



 


Comentários

  • 28/10/2015 - Rodrigo Araujo
    Professora Junia, boa tarde!
    Estou estudando pro concurso do TCM-RJ, com edital próximo de sair e, como ja exposto pela entidade, com a realização de uma redação.
    Gostaria de saber se o ponto irá abrir curso pra esse concurso e, se não, se daria pra comprar um curso de outro pra fazer bem essa prova.
    Abraços!!
  • 24/02/2016 - Prof Júnia Andrade
    Teremos um curso sim, Rodrigo! Anunciaremos no dia 25/2.
  • 19/09/2015 - Erlandson
    Muito bom e esclarecedor o artigo sobre o que FCC vem cobrando na prova discursiva dos Tribunais.Aguardo o início do seu curso regular de redação para tribunais em outubro. abraços
  • 24/02/2016 - Prof Júnia Andrade
    Anunciaremos no Ponto Vídeo um curso no dia 25/2.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: