Prof. Leandro Signori

02/09/2015 | 23:53
Compartilhar

MPOG-ENAP-SPU - Comentários as questões de Atualidades

Olá Guerreiros do Ponto,

Saiu o gabarito preliminar da nossa prova. Não vejo possibilidades de recursos nas questões de Atualidades. Concordo com o gabarito do Cespe.

A questão do voo do avião Impulse era sobre aquecimento global. Não exigiu do candidato conhecimentos sobre o voo. Bastava saber que a energia solar é uma fonte limpa, cujo uso está crescendo rapidamente, que contribui para a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera.

A questão da Estação Espacial Internacional (ISS) foi pontual. A ISS seria desativada em 2014, mas se manterá funcionando até 2024. Vejam que não é um fato recente de Atualidades, é assunto do ano passado.

O Papa esteve na Bolívia no mês passado, ocasião em que pediu desculpas aos povos indígenas da América Latina pela cumplicidade da Igreja Católica durante a opressão dos países europeus na era colonial. Na prova da FUB caiu uma questão sobre o Vaticano e o Estado da Palestina. Ops! Vamos prestar atenção nos passos do Santo Padre.

No final de junho e início de julho, a presidente Dilma Rousseff esteve em visita de trabalho aos Estados Unidos. Durante uma entrevista coletiva conjunta com o Barak Obama, o presidente dos EUA afirmou que "não vê o Brasil como uma potência regional, mas (como) uma potência global".

Tivemos ainda uma questão clássica sobre globalização: No quadro atual da economia mundial, as crises tendem a ser cíclicas e, em geral, também se globalizam. Questão fácil, correta, sem nenhuma dúvida.

Por fim, uma questão sobre a crise financeira da Grécia. É o segundo concurso seguido que a banca pergunta sobre o dracma – antiga moeda grega – o outro foi o do TCU. A Grécia está na zona do euro, portanto o dracma não é mais a moeda do país.

Nos três concursos que o Cespe realizou no mês de agosto – TCU, FUB e MPOG – a disciplina de Atualidades foi cobrada. Foram 21 questões - oito no TCU, sete na FUB e seis no MPOG. Nelas, o Cespe praticamente não aterrissou no Brasil. Exceto a questão sobre a viagem de Dilma aos EUA, todas as demais foram sobre fatos do cenário internacional.

Questões sobre a crise econômica da Grécia e mundial e a economia globalizada apareceram nas três provas – 9 questões. Além de não aparecer questões sobre o Brasil, nas questões objetivas, o Cespe também não cobrou nada sobre a crise imigratória na Europa. O tema está mais que bombando na mídia, vamos ficar atentos para os próximos concursos.

Abraços a todas e todos,

Prof. Leandro Signori     

P.S. Estou com vários cursos de Atualidades. Acesse no link a seguir o curso de seu interesse e baixe a aula demonstrativa: https://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/default.asp?video=0&tipo_busca=professor&param=professor&coaching=&codigo_categoria=970



 



 


Comentários

  • 02/09/2015 - SIDNEY
    O tema da imigração foi cobrada numa questão discursiva do TCU - Técnico 2015.
  • 02/09/2015 - Prof Leandro Signori
    Olá Sidney, correta a sua observação. Mas, no artigo, me refiro às questões objetivas. Abs.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: