Prof. Sandro Monteiro

18/08/2015 | 18:43
Compartilhar

Prova do TFCE do concurso do TCU 2015: Seleção de questões para estudos voltados aos cargos de Agências Reguladoras

Amigos,

O que vocês acharam da Prova de Técnico do TCU do último Domingo? Fácil, Difícil, Médio?

Coloco aqui, dois dias antes da Prova de Auditor Federal de Controle de Externo do TCU, uma correção rápida de algumas questões da Prova de Técnico Federal de Controle Externo, prova que ocorreu no dia 09/08/2015. O foco foi em Noções Gerais de Administração.

Vejo possiblidade de recurso somente na questão 88. As questões da prova, nas matérias em geral, foram bem redigidas.

Na verdade, esta lista, que apresento a seguir, contempla um filtro meu, selecionando questões cujos assuntos possivelmente estarão presentes nas próximas provas de Analista e Técnico Administrativo das Agências Reguladoras Federais, em especial da ANAC.

Então, vamos lá, e bons estudos. Curta minha página para acompanhar mais novidades.

Sandro Monteiro

www.facebook.com/MScSandroMonteiro

 

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

1)         TFCE 2015 Questão 88 Atualmente, a abordagem da administração é predominantemente comportamental, com as pessoas representando o foco de conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades da empresa.

Gabarito: CERTO

Comentários: Quando a banca fala em abordagem, faz referência às escolas de administração. Realmente, foram várias as escolas, e praticamente todas, após os primórdios da administração moderna (década de 1900 e 1910, com a Administração Cientifica e a Clássica), com algumas variações, focaram no comportamento das pessoas e na influência do ambiente ou da estrutura nessas pessoas. Para elas é importante compreender o comportamento dos indivíduos, sua natureza e a forma como estes, com base em informações, atingem o conhecimento, tomam decisões, geram ações e avaliam ao final de um processo sistêmico.

Esta questão cabe recursos, porque as escolas de administração posteriormente à Fayol foram bastante variadas.

2)         TFCE 2015 Questão 89 A eficiência dos processos produtivos, o combate ao desperdício, a administração como processos e a eficiência do modo burocrático de organização são ideias preconizadas pela escola neoclássica da administração.

Gabarito: ERRADO

Comentários: Está errado porque a questão abordou as primeiras escolas da administração, que foram a Escola Cientifica (Taylor, combatia o desperdício, pregava especialização do trabalho), a chamada Escola Clássica (Fayol, introduzia processos e metodologias de trabalho) ou da Escola da Burocracia (Weber, ditou o formalismo, a hierarquia, divisão do trabalho rígida).

A Escola Neoclássica, de Peter Drucker, foi uma atualização da Escola Clássica, incorporando os aspectos humanos e comportamentais e mais práticos que surgiram após Fayol. Peter Drucker fundou o que se chamou de Administração por Objetivos, que foi um guia de como o gestor focar nos resultados.

3)         TFCE 2015 Questão 90 A teoria geral de sistemas baseia-se no princípio de que, nas empresas, nada é absoluto, tudo é relativo, dependendo de variáveis que geralmente são incontroláveis, por estarem em seu ambiente externo, especialmente na prospecção de cenários e mercados.

Gabarito: ERRADO

Comentários: Está errado porque a assertiva traz a Teoria da Contingência. Esta orienta que na administração tudo é relativo, situacional, isto é, depende das circunstâncias. Na verdade, a banca tentou confundir o candidato com o termo ambiente, que influencia nas circunstâncias.

A Teoria dos Sistemas entende que as organizações como um conjunto de sistemas abertos (com elementos de entrada, processamento e saída) em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente, trocando “energia”.

4)         TFCE 2015 Questão 91 A teoria da burocracia, proposta por Max Weber, sustentada pelo tripé racionalidade, impessoalidade e profissionalismo, tem como principais objetivos a eficiência, a eficácia e a efetividade dos processos organizacionais.

Gabarito: ERRADO

Comentários: Foi para pegar o candidato que não sabia a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade.

A primeira parte da questão está corretíssima:A teoria da burocracia, proposta por Max Weber, sustentada pelo tripé racionalidade, impessoalidade e profissionalismo.

A segunda parte é inconsistente com a teoria de Weber. Ao seu modo de pensar da época, a rígida divisão do trabalho, a previsibilidade dos processos e comportamentos (rotinas) conduziria as organizações para um nível maior de eficiência (fazer corretamente, uso de recursos) e atingindo maior nível de eficácia (fazer o que precisa ser feito, cumprir metas). Mas a dimensão de efetividade (produzir impacto, transformar uma situação) não é preocupação na teoria de Weber.

5)         TFCE 2015 Questão 92 O desempenho de qualquer papel gerencial, seja na alta administração, seja nas gerências intermediária e operacional, depende de habilidades conceituais, humanas e técnicas, sendo as habilidades técnicas as mais requeridas daqueles que ocupam cargos de alto nível hierárquico.

Gabarito: ERRADO

Comentários: A primeira parte está correta: O desempenho de qualquer papel gerencial, seja na alta administração, seja nas gerências intermediária e operacional, depende de habilidades conceituais, humanas e técnicas. Está na obra de Chiavenato.

A segunda parte é incorreta. O correto é escrever:as habilidades conceituais (ideias e abstrações) são as mais requeridas daqueles que ocupam cargos de alto nível hierárquico.

6)         TFCE 2015 Questão 93 Por meio do planejamento, definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente, dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas e estabelecendo-se mecanismos de comunicação e coordenação.

Gabarito: ERRADO

Comentários: Questão trata dos processos gerenciais, tomando como referência o famoso, porém superado, POC3, elaborado por Fayol. A assertiva faz menção aos diversos processos, não só ao planejamento. Veja em resumo:

Planejar – visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

Organizar – constituir o duplo organismo material e social da empresa

Comandar – dirigir e orientar a organização.

Coordenar – unir e harmonizar os atos e esforços coletivos.

Controlar – verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas.

7)         TFCE 2015 Questão 96 A cultura define a missão da organização e seu papel em relação ao meio ambiente, projetando uma imagem para os clientes, fornecedores e outras partes interessadas, mas também podendo criar disfunções que prejudiquem a capacidade de resolver problemas de convivência interna e adaptação externa.

Gabarito: CERTO

Comentários: Questão exata, em termos da teoria sobre Cultura Organizacional. A cultura mostra a cara da organização, e relaciona-se intimamente com a sua missão. Missões diferentes, culturas diferentes. Além disso, por ser a cultura um processo social bastante arraigado, de lenta mudança, este se adapta com dificuldade para com as mudanças do meio ambiente, gerando conflitos.

8)         TFCE 2015 Questão 97 Os indivíduos com elevada auto eficácia prescindem da participação em programas de treinamento e desenvolvimento.

Gabarito: ERRADO

Comentários: Todos os indivíduos, mesmo aqueles que apresentam o melhor desempenho, precisam estar continuamente em programas de aprimoramento. Temos a considerar que o ambiente externo está sempre em transformação, e tais programas ajudam a empresa a enfrentar essas mudanças. Devemos refletir também que o resultado de uma organização não depende de uma única pessoa, e sim das pessoas trabalhando juntas – por isso chama-se organização.

9)         TFCE 2015 Questão 98 Os testes de simulação de desempenho vêm se tornando cada vez mais populares, por demandarem pouquíssima elaboração para serem aplicados e por focarem diversos requisitos além daqueles relacionados ao trabalho.

Gabarito: ERRADO

Comentários: O teste de simulação de desempenho é uma técnica de seleção de pessoas, e aplicada no momento anterior à contratação. Simulam situações críticas e o uso de competências essenciais à função. O erro está em informar que tais testes demandam pouquíssima elaboração. Na verdade, são bastante complexos. Outro erro é afirmar que os testes focam em requisitos diversos ao trabalho, o que não é fato.

10)      TFCE 2015 Questão 99 A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho.

Gabarito: CERTO

Comentários: É isso mesmo. A avaliação de desempenho proporciona para a instituição um julgamento sistemático para promover pessoas, comunicar como está indo o trabalho, e sugerir mudanças nas atitudes, nas habilidades e nos comportamentos dos indivíduos. Subsidia a política de gestão de pessoas e promove a melhoria dos serviços públicos. Dá apoio ao processo de revisão de planejamento estratégico, alinha os esforços individuais com os esforços da organização, e identifica a necessidade de adequação funcional dos servidores. Há benefícios também para o servidor. O avaliado, conhecendo quais são os seus méritos e deméritos, trabalhará com maior segurança, prevendo suas possibilidades de carreira dentro da organização. Este terá consciência do processo e conhecimento das informações relevantes e significativas de seu desempenho.


Comentários

  • 17/08/2015 - Carmino
    òtimos comentários...Obrigado Professor!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: