Prof. Igor Oliveira

12/07/2015 | 20:59
Compartilhar

O caminho fácil do extremismo

Todo processo de superação tem o condão de potencializar nossos piores defeitos e nossas melhores qualidades. Em cursos operativos nas forças armadas, por exemplo, é comum você ver colegas seus quebrando paradigmas. Vi pessoas, aparentemente “fortes” em sala de aula, chorando em campo, vomitando de nervoso e entrando em desespero. Há ainda aquelas surpresas boas. Colegas que você não “dá nada”, mas que se transformam em leões durante a ação. É algo lindo de se ver na prática.

É por meio de situações extremas que conhecemos verdadeiramente quem somos, pois a pressão do momento desnuda todos os nossos medos, angústias, forças, fraquezas e virtudes.

A preparação para um concurso público é mais um exemplo de um desses processos de superação.

Muitos de nós não tem a maturidade necessária para lidar com todo esse cardápio de sentimentos intensos. Com a intenção de encontrar um caminho, a maioria busca conforto no extremismo. Ser extremista é bem fácil, afinal. Difícil mesmo é ser equilibrado.

Dizer que vai “parar de viver” para estudar é moleza. Complicado é ser bom pai, mãe, marido, esposa, funcionário, amigo, filho, filha e ainda assim estudar com qualidade e cadência. Dar conta de tudo é desafiador. Exige disciplina, sabedoria, técnica correta e maturação no processo. É um jogo diário de tentativa e erro. Muitos, como eu, necessitam ser equilibrados por força da vida que levam. Mas é muito gratificante conseguir balancear tudo.

Os extremistas, da mesma forma que começam, terminam. Vivem em impulsos de empolgação. São permanentemente carentes de motivação, pois, quando a empolgação termina, precisam de mais motivação para prosseguirem. Se não encontram motivação, desistem. Extremista é viver no extremo: ou estuda até morrer ou não estuda coisa alguma. Ser equilibrado não é ser morno, sem graça, mas atribuir o mesmo peso a tudo na balança de atividades.

O equilibrado encontra razões maduras e sinceras pelas quais lutar. Ele vê motivos de se sacrificar diariamente por aquilo que acredita. Estudar para concurso nunca será mais importante que sua família. Tudo é importante. E tudo deve ser feito com a intensidade devida. Nada pode ser desperdiçado, especialmente seu tempo livre. Por isso, o equilibrado não se permite procrastinar. Ele é um guerreiro romântico, apaixonado pela jornada.

Tropas de elite, durante a história militar da humanidade, utilizavam dessa filosofia de vida em seus doutrinamentos. Espartanos e Samurais lutavam quando era preciso lutar. Eram pais, maridos e trabalhadores que, quando chamados ao dever, não precisavam de maiores “empolgações” para cumprirem com suas missões. Ao desembainhar suas espadas, havia motivo. Assim como havia motivo para estar em casa cuidando de seus afazeres.

Mas fique tranquilo. Tanto o extremista, quanto o equilibrado passam em concurso público. Se você optou por “parar de viver”, você vai passar também. Só que, depois da aprovação, pode ser que você não encontre o mundo que deixou enquanto ainda vivia.

Abs!

Igor Oliveira.

Cronograma de eventos – alunos e ex-alunos de coaching

Serão realizados alguns eventos para auxiliar você, aluno e ex-aluno, na sua caminhada rumo ao TCU. Apesar dos eventos serem mais voltados para os candidatos ao TCU, qualquer aluno ou ex-aluno pode participar.

Todos os eventos são gratuitos e ao vivo. Abaixo o cronograma tentativa. Qualquer atualização será divulgada previamente para os participantes.

- Igor Oliveira – estou de plantão todo sábado pela manhã até o dia da prova, com exceção dos dias 18 e 25 de julho. Nestes sábados falaremos sobre motivação e planejamento.

- Fabiano Pereira do Ponto – revisão do conteúdo de Direito Administrativo. 14/07 às 20:00.

- Professor Fernando Borba do Ponto – revisão do conteúdo de Informática para TFCE-TCU. 21/07 às 20:00.

- Carol Alvarenga – a Carol é TFCE do TCU e fará uma palestra motivacional. 28/07 às 20:00.

- Graciano Rocha do Ponto – revisão do conteúdo de EOF para TFCE-TCU. 07/08 às 20:00.

- Leandro Signori do Ponto – revisão do conteúdo de Atualidades para TFCE-TCU. Já ocorreu.

Estou em tratativas com outros professores. Prefiro não divulgar o nome para não dar azar (rs), mas cruze os dedos!

Caso você ainda não tenha se cadastrado para os eventos basta preencher o formulário próprio clicando neste link.

-----------

Estão abertas as matrículas para 19ª turma de coaching.

Conheça o Programa motivacional para concursos públicos.

Baixe gratuitamente meu e-Book: "Ninguém quer ser concurseiro em uma tarde de verão".

-----------

E-mail: igor[arroba]pontodosconcursos.com.br.

Siga-me no twitter.


Comentários

  • 17/07/2015 - Cristina Lopes
    Igor, amei o texto. Como sou muito passional sofro na busca do equilíbrio... Obrigada!
  • 20/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Que bom que gostou Cristina! Fico contente. Disponha sempre! Abs!
  • 14/07/2015 - Phelippe
    Igão. Excelente professor. Encontrar o equilíbrio é um grande desafio. Realmente, é nas situações extremas que conhecemos verdadeiramente quem somos. Embora difícil, vou lhe dizer que aprendi muito contigo a ter mais equilíbrio e pensar mais na qualidade. O desespero e o extremismo ajuda no começo, mas desgasta demais. Obrigado, e abraço.
  • 14/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Eu concordo. No início de meus estudos a minha principal motivação era melhorar financeiramente e ter mais qualidade de vida. Depois de 6 meses estudando, se você não se entregar ao projeto e passar a se identificar com a própria jornada, você desiste. Por isso vc vê os aprovados falando apaixonadamente sobre sua preparação. Para passar tem que haver entrega. E para haver entrega tem que haver equilíbrio. Obrigado pelo comentário fio! rs...abs!
  • 14/07/2015 - Silvana
    Mestre, seus textos; suas palavras; sua forma de ver a vida; sua maneira de transmitir para nós aquilo que você acredita...faz de você simplesmente um GRANDE HOMEM! Só me resta agradecer, agradecer, agradecer...por ter me ensinado a estudar e viver ao mesmo! (emocionei..sgnif.) Que Deus te ilumine sempre, sempre!!! Abraços.
  • 14/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Silvana, eu é quem agradeço pela amizade. Fico muito feliz de ver vc assim, estudando, buscando seu sonho com disciplina e tranquilidade. Conte sempre comigo! Abs!
  • 13/07/2015 - Adriano
    Igor, estava pensando exatamente nisso ontem, e você colocou todos os meus pensamentos nesse belo e gratificante artigo. Temos que encontrar o equilíbrio, em tudo. EU VEJO "motivos de" ME sacrificar diariamente por aquilo que EU acreditO! Forte abraço!!!
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Com certeza, né Adriano? O tempo pra gente é curtíssimo. Temos que dar valor a cada minuto. Estimula a disciplina. Grande abraço! Conte sempre comigo!
  • 13/07/2015 - Marianne
    Professor, fiz coaching com o prof. Antonio Saraiva aqui do curso. O senhor podia abrir uma exceção pra quem fez coaching com outros professores também né? rsrsrs queria muito assistir essas palestras. De toda forma, obrigada pelo artigo que com certeza faz começarmos com força total mais um dia de estudos! Abs.
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    rsrs...obrigado pelo comentário. Infelizmente não tem como. Há assuntos que dependem de um conhecimento prévio do coaching, de uma contextualização. É bem específico. Mas haverá outros eventos, desta vez abertos ao público. Abs!
  • 13/07/2015 - Simone Miranda
    Salve Comandante!
    O finalzinho deu frio na barriga. rs
    Adsumus
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Pois é. Todo mundo passa. Mas a forma é bem diferente...rs...abs!
  • 13/07/2015 - Pedro
    Muito interessante essa abordagem concatenada sobre ser extremista. Também acredito que todos conseguirão a sua aprovação em um certame público, mas para isso acontecer é importante não ir ao extremo de desistir pelo caminho empolgante da rotina de estudos. Obrigado pelas sábias palavras, Igor Oliveira!
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Pedro! Obrigado pelo comentário! Disponha sempre! Abs!
  • 13/07/2015 - Jerley Dantas
    De todos os seus artigos que já li,pra mim,este é o melhor.Lembro-me de quando vi pela primeira vez aquela sua foto no computador com o seu filho,você querendo estudar e ele lhe pedindo total atenção.Naquele momento,eu disse:"Esse é o cara"rs.Vou fazer o coaching com ele,e,assim o foi.Hoje,consigo equilibrar os meus estudos,trabalhar,dá atenção devida pra minha família e ter uma vida social.É na raça e com muito amor e equilíbrio mesmo. Tenho certeza que dará tudo certo no final!Um forte abraço,meu amigo, e muito obrigado por mais esse artigo.Valeu!
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Que bom ouvir isso Jerley. Fico feliz que você esteja caminhando com firmeza, mas sabedoria. Não dá pra abandonar tudo, ainda mais quando o assunto é filho, né? rs...grande abraço! Igor.
  • 13/07/2015 - Antonio Jose
    Mestre, obrigado pelo artigo. Costumo dizer que dá trabalho, mas, em DEUS, é possível e muito gratificante a manutenção do equilíbrio. Um dia por vez e vamos em frente sempre. Grande abraço e fica em paz ;)
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Com certeza Antônio. Concordo contigo em tudo. Obrigado pelo comentário. Abs!
  • 13/07/2015 - Edimar
    Igor, que artigo maravilhoso. Muitos ensinamentos deixados nas entrelinhas. Posso dizer que sou uma guerreira romântica, apaixonada pela jornada. Amei a frase. ADSUMUS!
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Dra, vc sempre foi um exemplo pra mim. Tenho certeza que sua força de vontade será recompensada. Tem que ter raça para equilibrar os pratos, né Edimar? rs...ADSUMUS!
  • 13/07/2015 - Joyce
    Claro como água.
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Joyce! Disponha sempre! Abs!
  • 13/07/2015 - Andre Luiz
    Vou resumir meu comentário assim, principalmente por causa da conclusão, UUAALLL... rs Estou aprendendo a ser equilibrado, tudo dia temos novas emoções e conciliar tudo com qualidade acho que é o motivo para estarmos aqui nesse Planeta! Abs!
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    hehehe...que bom que gostou André. Dá pra fazer tudo, né? Mas tem que ser menino grande...rs...disponha sempre meu amigo! Abs!
  • 12/07/2015 - Icaro Pereira
    Muito bom, Professor!! Um verdadeiro Samurai é equilibrado em tudo o que faz. Abraço!!
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Com certeza meu amigo...rs...nunca suma! Abs!
  • 12/07/2015 - FabioCarvalho
    A combinação certa de palavras funciona como o segredo de um cofre: faz despertar canções adormecidas. Obrigado, Professor! Sim, você tem algumas dessas "chaves", e que bom que as compartilha conosco! Que todos nós, concurseiros, possamos acordar como pessoas melhores amanhã e nos dias que se seguem. Que a aprovação seja mais um dos matizes da conquista do equilíbrio, da leveza, da maturidade.
  • 13/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado pelo comentário Fábio. Dá pra fazer tudo, mas tem que ser disciplinado, focado. Por isso é difícil. Abs!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: