Todo processo de superação tem o condão de potencializar nossos piores defeitos e nossas melhores qualidades. Em cursos operativos nas forças armadas, por exemplo, é comum você ver colegas seus quebrando paradigmas. Vi pessoas, aparentemente “fortes” em sala de aula, chorando em campo, vomitando de nervoso e entrando em desespero. Há ainda aquelas surpresas boas. Colegas que você não “dá nada”, mas que se transformam em leões durante a ação. É algo lindo de se ver na prática.
É por meio de situações extremas que conhecemos verdadeiramente quem somos, pois a pressão do momento desnuda todos os nossos medos, angústias, forças, fraquezas e virtudes.
A preparação para um concurso público é mais um exemplo de um desses processos de superação.
Muitos de nós não tem a maturidade necessária para lidar com todo esse cardápio de sentimentos intensos. Com a intenção de encontrar um caminho, a maioria busca conforto no extremismo. Ser extremista é bem fácil, afinal. Difícil mesmo é ser equilibrado.
Dizer que vai “parar de viver” para estudar é moleza. Complicado é ser bom pai, mãe, marido, esposa, funcionário, amigo, filho, filha e ainda assim estudar com qualidade e cadência. Dar conta de tudo é desafiador. Exige disciplina, sabedoria, técnica correta e maturação no processo. É um jogo diário de tentativa e erro. Muitos, como eu, necessitam ser equilibrados por força da vida que levam. Mas é muito gratificante conseguir balancear tudo.
Os extremistas, da mesma forma que começam, terminam. Vivem em impulsos de empolgação. São permanentemente carentes de motivação, pois, quando a empolgação termina, precisam de mais motivação para prosseguirem. Se não encontram motivação, desistem. Extremista é viver no extremo: ou estuda até morrer ou não estuda coisa alguma. Ser equilibrado não é ser morno, sem graça, mas atribuir o mesmo peso a tudo na balança de atividades.
O equilibrado encontra razões maduras e sinceras pelas quais lutar. Ele vê motivos de se sacrificar diariamente por aquilo que acredita. Estudar para concurso nunca será mais importante que sua família. Tudo é importante. E tudo deve ser feito com a intensidade devida. Nada pode ser desperdiçado, especialmente seu tempo livre. Por isso, o equilibrado não se permite procrastinar. Ele é um guerreiro romântico, apaixonado pela jornada.
Tropas de elite, durante a história militar da humanidade, utilizavam dessa filosofia de vida em seus doutrinamentos. Espartanos e Samurais lutavam quando era preciso lutar. Eram pais, maridos e trabalhadores que, quando chamados ao dever, não precisavam de maiores “empolgações” para cumprirem com suas missões. Ao desembainhar suas espadas, havia motivo. Assim como havia motivo para estar em casa cuidando de seus afazeres.
Mas fique tranquilo. Tanto o extremista, quanto o equilibrado passam em concurso público. Se você optou por “parar de viver”, você vai passar também. Só que, depois da aprovação, pode ser que você não encontre o mundo que deixou enquanto ainda vivia.
Abs!
Igor Oliveira.
Cronograma de eventos – alunos e ex-alunos de coaching
Serão realizados alguns eventos para auxiliar você, aluno e ex-aluno, na sua caminhada rumo ao TCU. Apesar dos eventos serem mais voltados para os candidatos ao TCU, qualquer aluno ou ex-aluno pode participar.
Todos os eventos são gratuitos e ao vivo. Abaixo o cronograma tentativa. Qualquer atualização será divulgada previamente para os participantes.
- Igor Oliveira – estou de plantão todo sábado pela manhã até o dia da prova, com exceção dos dias 18 e 25 de julho. Nestes sábados falaremos sobre motivação e planejamento.
- Fabiano Pereira do Ponto – revisão do conteúdo de Direito Administrativo. 14/07 às 20:00.
- Professor Fernando Borba do Ponto – revisão do conteúdo de Informática para TFCE-TCU. 21/07 às 20:00.
- Carol Alvarenga – a Carol é TFCE do TCU e fará uma palestra motivacional. 28/07 às 20:00.
- Graciano Rocha do Ponto – revisão do conteúdo de EOF para TFCE-TCU. 07/08 às 20:00.
- Leandro Signori do Ponto – revisão do conteúdo de Atualidades para TFCE-TCU. Já ocorreu.
Estou em tratativas com outros professores. Prefiro não divulgar o nome para não dar azar (rs), mas cruze os dedos!
Caso você ainda não tenha se cadastrado para os eventos basta preencher o formulário próprio clicando neste link.
-----------
Estão abertas as matrículas para 19ª turma de coaching.
Conheça o Programa motivacional para concursos públicos.
Baixe gratuitamente meu e-Book: "Ninguém quer ser concurseiro em uma tarde de verão".
-----------
E-mail: igor[arroba]pontodosconcursos.com.br.
Siga-me no twitter.