Prof. Bruno Fracalossi

30/06/2015 | 13:43
Compartilhar

Análise completa do edital de APO/MPOG!

Pessoal, tudo bem?

Hoje fomos presenteados com o edital para 80 vagas de APO/MPOG, organizado pela Esaf.

Antes de começar a escrever esse artigo, quero que você leia outro artigo abaixo que eu publiquei em 12/02/2014 sobre a estratégia a ser utilizada para o estudo de APO, priorizando um mix de matérias comuns aos editais anterior, e não todo o edital de 2010, em razão de matérias que poderiam entrar ou sair:

https://www.pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=474&art=10987&idpag=8

Matérias as quais eu sugeri o foco:

PORTUGUES – 2010/2009/2005/2003

INGLÊS - 2010/2009/2005/2003

RACIOCÍNIO LÓGICO - 2010/2009/2005/2003

DIREITO CONSTITUCIONAL - 2010/2009/2005/2003

DIREITO ADMINISTRATIVO - 2010/2009/2005/2003

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 2010/2009/2005/2003

ECONOMIA - 2010/2009/2005/2003

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – 2010/2005/2003

CONTABILIDADE PÚBLICA – 2010/2008/2005

Todas elas estão contempladas no edital, e quem já vinha estudando-as, só precisa focar nas novas agora (revisando as demais) que são:

Estatística

Auditoria e Controle

Políticas Públicas e Realidade Brasileira

Finanças Públicas e Direito Tributário

As que saíram do edital de 2010 foram:

Administração Geral

Teoria Política

Contabilidade Geral

Assim como ocorreu no último concurso de AFT, conseguir acertar a estratégia, e quem a seguiu desde então, terá menos trabalho para fechar o edital agora.

Lembro que algumas pessoas me criticaram à época, mas foi uma indicação acertada. Ponto para mim então, rssss!

Fica a dica para os demais concursos: foco estratégico quando for executar um estudo a longo prazo!

Bora lá!

Farei a análise do edital na área geral, de Planejamento e Orçamento.

São 47 vagas gerais, 3 para PNE e mais 12 para cotistas!

Acredito na nomeação do dobro ou mais do que isso, visto que temos 191 cargos vagos para a Carreira.

O requisito para o concurso é nível superior em qualquer área de formação.

Provas objetivas em 04/10/15, ou seja, muito tempo ainda para os estudos, e aplicadas nas cidades de Belém, BH, Brasília, Curitiba, Fortaleza, POA, Recife, Rio, Salvador e São Paulo. Note que essa prova vale 290 pontos.

Provas discursivas em data posterior às provas objetivas, e somente para aqueles que se classificarem nas objetivas. Novamente, note que a pontuação é a mesma das provas objetivas, ou seja 290 pontos também, isso dará pano pra manga, pois já tivemos problemas parecidos na prova de EPPGG em 2013, a qual se encontra na justiça até hoje.

Provas de Títulos, valendo 18 pontos no máximo, o que não interferirá de forma muito pesada no resultado final do concurso. Pelo menos não teremos problemas em relação a esse ponto, como ocorreu no concurso de EPPGG.

Matérias cobradas nas provas objetivas, com as respectivas análises (mínimo de 40% por prova, e de 50% no total):

PROVA 1 – DIA 04/10/MANHÃ – mínimo de 40%

PORTUGUÊS – 20 questões de peso 2 – Matéria com 40 pontos disponíveis. Essa prova de Português da Esaf é muito voltada para interpretação de textos. Foque somente em exercícios de provas anteriores a partir de agora. Foco grande nela, pois a pontuação é importante aqui. 

INGLES OU ESPANHOL – 10 questões de peso 1 - Foco em interpretação de textos também. A prova de Espanhol é bem mais fácil do que Inglês. Eu focaria nela se não tivesse um conhecimento bom em Inglês. Estude termos relacionados ao tema orçamento público e economia em sites da Internet e foque em provas anteriores. Indico o livro do Gerardo Sammarco de questões da Esaf em espanhol. Em inglês, curso em PDF mesmo.

RACIOCÍNIO LÓGICO E ESTATÍSTICA – 10 questões de peso 1. Pontuação não tão grande. Aqui é pesado, mas nada de impossível. Foco em muitos exercícios, e indico o PDF do Guilherme Neves do Ponto ou Sergio Carvalho. Como são poucos pontos, e não temos mínimo por matérias, o foco aqui não deve ser tão enfatizado, ainda mais na parte avançada de Estatística, que é bem complicada. Se tiver que largar uma matéria, essa seria a minha escolhida: Estatística. Não podemos zerar nenhuma disciplina, mas aqui você consegue garantir pontos em RLQ.

DIREITO PÚBLICO – 20 questões de peso 1.  Aqui é Direito Constitucional e Administrativo. Se você já tiver uma boa base, faça somente revisões, leia a CF/88 e as leis correlacionadas, assim com muitas jurisprudências de Tribunais Superiores, e resolva milhares de questões da Esaf. Se precisar complementar alguns pontos do conteúdo que não tenham sindo abordados em seus matérias teóricos, compre um PDF e leia somente esses pontos mesmo, ok? O início dos conteúdos programáticos dessa matéria é um pouco diferente do que temos nos materiais em geral.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – 20 questões de peso 1. PDF e milhares de exercícios de revisão. Quem já estudou bem a teoria, só revisão, principalmente com os exercícios da Esaf, que costuma ter uma linha parecida de cobrança nela.

CONTABILIDADE PÚBLICA, AUDITORIA E CONTROLE – 10 questões de peso 2. Três matérias em uma. Contabilidade Pública da Esaf é um pouco difícil, e ela é um complemento de AFO. Foco em muita parte teórica, pois a Esaf explora mais questões teóricas do que o Cespe. Auditoria e Controle é basicamente uma matéria, e não é difícil. Nada que a leitura do Marcelo Aragão ou do Fernando Graeff do Ponto não resolva em Auditoria e Controle, e PDF em Contabilidade Pública. Foco nos PDF, s e resolução de muitas questões anteriores da banca.

PROVA 2 – DIA 04/10/TARDE – mínimo de 40%

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO – Matéria principal do concurso, com a maior pontuação. Aqui temos 50 pontos em jogo. O estudo envolve AFO e Planejamento Estratégico Governamental, atribuições principais de um APO. O parecer da prova discursiva também sai daqui, valendo nada menos que 90 pontos, então nem preciso dizer como essa matéria deve ser a principal do seu planejamento. Foco bastante grande na teoria, em PDF principalmente, porque não temos tempo de usar livros. Indico o foco em um bom PDF teórico. Estudar também todas as leis orçamentárias, pois a Esaf as cobra muito. Não preciso nem repetir que a quantidade de questões aqui é muito importante. Resolva o máximo possível.

ECONOMIA – Aqui o bicho pega um pouco (ou muito, rsss).  Dentro da matéria, temos assuntos das principais Economias: Micro, Macro e Brasileira, além de pontos de Finanças Públicas. Foco total, porque o peso é grande. 40 pontos na objetiva e mais 90 na discursiva. Foco total. Ela deve ser estudada com bastante atenção. Para aulas online ou presencial, eu indico César Frade, Daniel da Mata, Geraldo Góes ou Amanda Aires. Se você tem muitas dificuldades nessa matéria, aqui eu indico sim as aulas. Para o estudo da teoria, PDF. Não dá para usar autores clássicos da matéria por agora, pelo menos para a primeira fase. Para uma segunda fase, e como a pontuação dela será alta, aí sim poderemos usar alguns clássicos. O único livro essencial para a primeira fase seria o de Economia Brasileira do Amaury Patrick Gremaud. Ele não é difícil de ler e a Esaf o adota como Bíblia nessa parte. As questões de economia da Esaf focam muito em resoluções matemáticas, e não são tão difíceis. Temos que resolver muitas delas.

POLÍTICAS PÚBLICAS E REALIDADE BRASILEIRA – Essa matéria é uma das novas no edital, e aqui temos que focar bem na leitura teórica, através de PDF´s, e achar exercícios antigos sobre os assuntos descritos no conteúdo programático em site de questões. 40 pontos também, e de suma importância para a aprovação. De quebra, uma das questões discursivas, valendo 55 pontos, sai daqui. Foco total então. É uma matéria muito subjetiva, e as questões anteriores serão essenciais para você ter noção de como ela será cobrada. A Esaf costuma usar muito os textos da Maria das Graças Rua, os quais podem ser baixados na internet, além da coletânea de Políticas Públicas do site da Enap, que pode ser baixado gratuitamente naquele local.

FINANÇAS PÚBLICAS E DIREITO TRIBUTÁRIO – 40 pontos também. Ou seja, muito importante. Como estamos em cima da prova, não indicaria livros em especial, principalmente para Direito Tributário. Nela, temos que ler um bom PDF e resolver exercícios anteriores. Foco no CTN e em jurisprudência em tributário, pois a Esaf as cobra muito. Porém, um livro essencial em Finanças Públicas, muito utilizado pela banca, é o do Fabio Giambiagi. Essencial em Finanças Públicas então, com complemento de um bom PDF e de muitas questões anteriores. Teremos 55 pontos de discursivas em Finanças Públicas na segunda fase, e o livro do Giambiagi se torna essencial.

Para estudar para a 2ª fase, indico a Casoteca da Enap.

As matérias utilizadas para a segunda fase dão o tom de Planejamento Econômico e Orçamentário que o concurso deve focar. Olho nessas matérias então.

Concurso pesado, condizente com o status do cargo e com o alto salário!

Mãos à obra e boa sorte!

 

 

Estou sorteando vários exemplares do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais no meu grupo do Face. Também estou enviando a amostra em pdf do meu novo livro: Manual das Principais Bancas Examinadoras de Concursos Públicos. Mas é somente para que se inscrever no grupo!

Técnicas de Preparação para Concursos Públicos (no grupo, todos os dias, um tema motivacional ou um texto interessante, meu e de outros autores).

Deixo aqui também o link para acessar as minhas turmas de Coaching para concursos (inclusive para o APO):

Coaching - Bruno Fracalossi

Está lançada a turma 30! Limitada a 5 alunos, ela começa no dia 09/07, mas se você se maticular agora, começa imediatamente, e ganha algumas semanas gratuitamente em sua preparação.

Seguem seis entrevistas com aprovados do meu programa de Coaching:

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12660

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12590

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12550

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12175

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12058

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12268

Seguem também as aulas do nosso curso online grátis de Técnicas de Preparação!

Aqui eu abordo desde os fatores necessários a um bom planejamento, passando pela execução, até o seu momento da aprovação.

Veremos:

- COMO DEFINIR E MANTER O MEU FOCO NÃO CEDENDO ÀS PRESSÕES EXTERNAS;

- COMO EQUILIBRAR A MINHA VIDA EM TODOS OS ASPECTOS;

- COMO ESTIPULAR METAS (NEM MUITO LEVES, NEM MUITO PESADAS);

- COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO DE CURTO E DE LONGO PRAZO;

- COMO SER MAIS DISCIPLINADO;

- CRIANDO UM RECEPTOR DE FEEDBACKS;

- TÉCNICAS DE RESUMOS;

- TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM ACELERADA E DE MEDITAÇÃO FORÇADA;

- NÃO DÁ PARA USAR LEITURA DINÂMICA NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS, MAS HÁ COMO LER MAIS RÁPIDO. COMO?;

- TÉCNICAS MOTIVACIONAIS E EMOCIONAIS; COMO CONTROLAR A MINHA ANSIEDADE E AUMENTAR A MINHA CONCENTRAÇÃO?;

- ERROS E ACERTOS DE UM CONCURSEIRO;

- TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA AOS ESTUDOS;

- TÉCNICAS DE DISCURSIVAS;

- AS MALÍCIAS DE UM CONCURSEIRO EXPERIENTE E COMO PRIORIZAR VOCÊ EM DETRIMENTO DOS OUTROS QUE NÃO RESPEITAM A SUA CAUSA;

O curso todo terá muito mais do que as 8 horas inicialmente previstas, e eu irei dividí-lo em aulas de 30 minutos aproximadamente, para que não fique muito cansativo!

Abaixo os links das aulas 01 a 10:

Aula 01

Aula 02

Aula 03

Aula 04

Aula 05

Aula 06

Aula 07

Aula 08

Aula 09

Aula 10

Um abraço.

Prof. Bruno Fracalossi 

Logo do Ponto 

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

www.facebook.com/bruno.fracalossipaes

Grupo Técnicas de Preparação para Concursos - Facebook

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 



 



 


Comentários

  • 02/07/2015 - Fabiano
    Professor, parabéns pela ótima análise! São orientações bem fundamentadas que também nos estimulam a nos mantermos na luta.
  • 02/07/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    Valeu Fabiano! Boa sorte! Um abraço.
  • 01/07/2015 - Lenisson
    Excelente análise meu velho! Parabéns e continue fornecendo essas dicas a todos os guerreiros.
  • 01/07/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    Valeu, grande Lenisson! Abraço, meu amigo.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: