Prof. Igor Oliveira

28/06/2015 | 21:38
Compartilhar

Entrevista com aluna aprovada - o que temos a aprender?

Esta semana que passou foi divulgada aqui no site do Ponto uma entrevista com uma aluna minha do coaching aprovada em concurso público. Uma história muito bonita de superação (em breve teremos outras). Caso ainda não tenha lido clique aqui.

Gostaria de explorar mais um pouco esse “case” de sucesso do coaching e, quem sabe, ajudar você na sua caminhada com algumas dicas extras. São apenas cinco.

- O tempo é o tempo que se tem. Muitos candidatos só estudam quando dispõe de tempo “suficiente” para tanto. Se algo imprevisto na rotina ocorre, desistem, pois alegam que “não vale a pena estudar pouco tempo”. Não faça isso! Se não der para estudar tudo que você havia planejado não jogue a toalha. Estude o que for possível, dentro do tempo que você dispõe naquele dia.

- Qualidade, qualidade, qualidade. Quando comecei a estudar para concurso público fiquei apavorado com o tamanho dos conteúdos. Num ato imaturo tentei acelerar minha leitura com esperança de terminar mais rápido. Claro que não deu certo. O que dá certo é ler com atenção, priorizando a qualidade, respeitando seu ritmo. Estabeleça uma cadência de estudos, mas não queira “correr” com a leitura. Vai gerar retrabalho.

- Não existem fórmulas mágicas e prontas. Há sim boas e más práticas. Você tem que achar aquilo que funciona pra você. Se você não gosta de estudar por ciclos, por exemplo, como muitas pessoas estudam, não force uma técnica que, sabidamente, não se encaixa ao seu perfil cognitivo. Isso é meio sutil, mas não é tão difícil de descobrir o que funciona pra gente. Se você achou um jeito que sua leitura flui, você tem que se esforçar, mas não há tortura mental, você acerta as questões, enfim...se você, de um modo geral, rende, logo esse é seu jeito.

- A vida não para pra você estudar. No caso da Luciane, da entrevista, ela não poderia deixar a família dela de lado para estudar. Foi preciso conciliar os estudos com as atividades relacionadas ao seu papel de mãe e esposa. Você também pode conciliar. É só se organizar e agir de boa vontade. Essa postura de “parar de viver” para estudar só funciona quando somos solteiros, novos, sem compromissos maiores. Daí você pode “parar de viver”, pois não há muitos “nãos” a serem ditos. Agora, se você é pai, mãe, casado, trabalha, é impossível parar de viver. Você vai dizer o que ao seu filho? “Olha filho, daqui dois anos eu te vejo. Vou estudar para RFB. Fui”! Não existe isso. É preciso esforço. Mas é possível ser disciplinado e levar uma vida equilibrada.

- Qualquer técnica precisa de insistência para funcionar. A Luciane, no pouco tempo que tinha disponível, insistiu. E passou. Você pode saber tudo o que precisa ser feito, mas não vai adiantar de coisa alguma se você não fizer e não insistir na prática. Estudar é uma habilidade que se torna cada vez melhor a medida em que praticamos. Um bom estudante é um estudante que estudou muito. Se você nunca estudou sério na vida, tenha paciência. Você vai melhorar, mas apenas com prática.

Cronograma de eventos – alunos e ex-alunos de coaching

Serão realizados alguns eventos para auxiliar você, aluno e ex-aluno, na sua caminhada rumo ao TCU. Apesar dos eventos serem mais voltados para os candidatos ao TCU, qualquer aluno ou ex-aluno pode participar.

Todos os eventos são gratuitos e ao vivo. Abaixo o cronograma tentativa. Qualquer atualização será divulgada previamente para os participantes.

- Igor Oliveira – estou de plantão todo sábado pela manhã até o dia da prova, com exceção dos dias 18 e 25 de julho. Nestes sábados falaremos sobre motivação e planejamento.

- Carol Alvarenga – a Carol é TFCE do TCU e fará uma palestra motivacional. Já confirmou. Falta fechar apenas o dia.

- Leandro Signore do Ponto – revisão do conteúdo de Atualidades para TFCE-TCU. 07/07 às 19:30.

- Professor Fernando Borba do Ponto – revisão do conteúdo de Informática para TFCE-TCU. 21/07 às 20:00.

- Graciano Rocha do Ponto – revisão do conteúdo de EOF para TFCE-TCU. 07/08 às 20:00.

- Fabiano Pereira do Ponto – revisão do conteúdo de Direito Administrativo. Já confirmou. Falta fechar apenas o dia.

Estou em trativas com outros professores. Prefiro não divulgar o nome para não dar azar (rs), mas cruze os dedos!

Caso você ainda não tenha se cadastrado para os eventos basta preencher o formulário próprio clicando neste link.

-----------

Conheça o Programa motivacional para concursos públicos.

Baixe gratuitamente meu e-Book: "Ninguém quer ser concurseiro em uma tarde de verão".

-----------

Precisa de respostas para suas dúvidas? Preencha o formulário de sugestões de artigos clicando aqui.

E-mail: igor[arroba]pontodosconcursos.com.br.

Siga-me no twitter.


Comentários

  • 04/07/2015 - RODRIGO ROSA PEIXOTO
    Bom dia Prof. Igor. Cara, sou seu fã. Seus artigos são os melhores deste site. Não sei se você vai lembrar de mim, mas sou aquele cara formado em Educação Física que trabalha na GCM em Goiânia e queria ser professor. Você vai me perguntar "queria ser professor?". Sim parceiro, acho que queria. Estou muito desiludido com a profissão. Este país não nos valoriza. Acho que mai importante que um salário é ser reconhecido por aquilo que você faz e o professor não é reconhecido. Estou querendo estudar para concursos fora da minha hora. Mês passado fiz concurso para UFG e fiquei por 2 pontos de ser aprovado estudando 45 dias. Fiquei triste por não ter passado, mas feliz por saído bem. Você ache que se eu começar estudar para o cargo de ATRFB é muito tarde para estudar? Como trabalho 15 dias no mês e no meu horário de trabalho tem como estudar, pois, não trabalho em viatura e sim em posto fixo. Acho que consigo ter umas 6 à 8 horas de estudo por dia, sem largar o meu trabalho. O que você acha?
  • 04/07/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Rodrigo, obrigado! Não tenha dúvidas de que saber que estou ajudando é o que me motiva. É muito bom escutar que estou ajudando você! Cara, dá super tempo! Nem pensa! Só tem que ser objetivo, pragmático. Beleza? Mas dá tempo sim! E acho que dá pra ser um bom professor e bom concurseiro ao mesmo tempo. Abs!
  • 30/06/2015 - Edimar
    Comandante, o elegante é ser Mãe, Esposa, Dona de casa, sair de casa para trabalhar, e também estudar para concurso. Amo muito tudo isso!! Obrigada de coração pela força e por ajudar a trilhar esta caminhada.
  • 30/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Com certeza Edimar! E quando passamos por tudo isso dá uma satisfação danada, né? Uma sensação de dever cumprido. Pessoas como vc e a Lu estão de parabéns mesmo! Sou fã de vcs! rs Adsumus!
  • 29/06/2015 - Phelippe
    Grande Igor! Obrigado mais uma vez. Qualidade, perseverança, reagir às circunstâncias, independentemente de quais sejam, e fazer o que tem ser feito! Abraço.
  • 29/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Phelippe, obrigado pelo comentário! Que bom ver que você está com esse espírito! Raça! Conte sempre comigo! Abs!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: