Prof. Bruno Fracalossi

09/06/2015 | 21:18
Compartilhar

Análise completa dos editais de Auditor e Técnico do TCU!

Fala meus queridos amigos e amigas!

Saiu um dos editais mais esperados pelos concurseiros!

Dois dos melhores cargos do país!

O Auditor Governamental é um dos melhores cargos que temos em âmbito Federal. Desde o salário altíssimo (quase R$ 19.000,00 bruto no total), passando pela estrutura impressionante do órgão, corpo de trabalho de qualificação acima da média, possibilidade de crescimento profissional, recesso de 30 dias no final do ano além dos 30 dias de férias...Ufa! É muita coisa para te motivar!

Esse cargo é tão bem quisto, que eu vou relatar um caso interessante: eu estava querendo aprimorar a 2ª edição do meu livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais, e para isso solicitei entrevistas com pessoas que trabalham nos órgãos constantes da obra. Na entrevista do TCU, um colega meu que é AUFCE fez uma reunião com os colegas de sala dele para achar pontos negativos do órgão, e eles não conseguiram achar nenhum. Isso, por si só, já explica o nível desse local, rsss!

No ano de 2014, o órgão foi eleito pela Revista Exame como o melhor do país para se trabalhar na Administração Pública.

Bom, com essas informações já percebemos que se trata de um concurso de nível altíssimo em termos de dificuldade, e isso é verdade!

Sem querer ser chato, mas já sendo, nem adianta você começar do zero agora e tentar esse concurso.

As provas são no dia 16 de agosto, e temos um caminhão de matérias a serem estudadas. Começar do zero agora é dar um tiro no pé, e eu não aconselharia.

Se você não tiver uma base formada nas principais matérias, eu acho que é perda de tempo. Mas note que eu me refiro ao cargo de Auditor. O de Técnico será analisado abaixo, tenha calma! Nele temos outra situação!

A vantagem desse edital recém-publicado é que ele englobou muitas matérias da área fiscal, principalmente dos Fiscos Estaduais e Municipais, como os Direitos Penal e Civil, além de Raciocício Lógico, Matemática Financeira, Estatística, Contabilidade Geral e de Custos, e Economia.

Essas matérias caem em todos os fiscos do país, e algums delas também já entraram nos editais da RFB.

Boa chance então se você está avançado na área fiscal, e dispõe de um tempo bom para os estudos nesses dois próximos meses.

Vamos ao que interessa: a análise dos editais e dicas para essa reta final!

AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO - ÁREA DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

As matérias cobradas são as abaixo. Presumo que você já tem uma base boa em Português, Inglês, Matemática Financeira, Controle Exterto, Direito Constitucional e Administrativo, Audioria Governamental, Contabilidade, AFO e Administração Pública.

PROVA 1 - 16 de agosto de 2016 (manhã) - 100 questões SEM PESO!

PORTUGUÊS - A hora agora é somente do foco nos exercícios, e revisão de alguns pontos mais importantes da gramática. Resolva muitos exercícios de provas anteriores. O cespe foca mais em interpretação de texto, e os textos costumam ser pesados, por isso aconselho que você resolva essa prova primeiro no dia do certame.

INGLÊS - As provas do Cespe não são complicadas. Pura interpretação de texto, mas você tem que ter conhecimento da língua, pois chutar aqui pode acabar com a sua prova, em razão de uma questão errada anular uma certa.

RACIOCÍNIO LÓGICO - Somente exercícios do Cespe e uma leitura rápida da teoria para decorar alguns macetes. Nada de perder muito tempo em teoria.

MATEMÁTICA FINANCEIRA - Decorar as principais fómulas e macetes, e resolver muitos exercícios somente do Cespe. Nada de perder muito tempo com teoria aqui.

ESTATÍSTICA - Decorar as principais fómulas e macetes, e resolver muitos exercícios somente do Cespe. Nada de perder muito tempo com teoria aqui. Vale a ressalva de que temos um caminhão de assuntos em Estatística, alguns bem difíceis, por sinal. Se você nunca viu essa matéria, e tem dificuldades nela, analise a estratégia de deixar todas as questões em branco e não perder tempo tentando aprendê-la agora. Estatística é uma matéria bem complicada. A estratégia adotada já define a aprovação também. O concurso já está sendo selecionando desde o edital! 

CONTROLE EXTERNO - Decorar o RITCU e a LOTCU, dar uma lida rápida na teoria, e resolver os exercícios anteriores. Essa prova é fácil e aqui tem que gabaritar. Acredito que uma das questões discursivas estará aqui.

DIREITO CONSTITUCIONAL - Não é tão pesado como Administrataivo, mas é bom dar uma revisada na teoria, uma lida na CF/88, e pegar muitos exercícios.

DIREITO ADMINISTRATIVO - Essa matéria é uma das mais importantes do concurso. Aqui tem que saber, e bem, até porque uma das questões discursivas deve sair daqui. Dê importância e revise a parte de licitações e contratos, inclusive lendo as leis secas, normativos jurisprudenciais do TCU e dos demais Tribunais Superiores. Não deixe de ler as demais leis, como a 8.112, 9.784 etc. Resolva muitos exercícios do Cespe! Não dá para pegar a teoria agora. 

DIREITO CIVIL - Ler a teoria rapidamente, focar no Código Civil e em exercícios do Cespe.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - Ler a teoria rapidamente, focar no novo Código de Processo Civil e em exercícios do Cespe.

DIREITO PENAL - Ler a teoria rapidamente, focar no Código Penal e em exercícios do Cespe.

AUDITORIA GOVERNAMENTAL - Uma das matérias mais importantes. A peça de natureza técnica não sairá aqui, pois ela foi jogada para a prova 1. Podemos ter uma das questões discursivas aqui também. Recomendo usar o livro de exercícios do Marcelo Aragão, e dar uma lida rápida no PDF do Fernando e do Davi do Ponto.

ANÁLISE DE INFORMAÇÕES - Matéria nova. Utilizar material em PDF e estudar bem a teoria.

PROVA 2 - 16 de agosto de 2015 (tarde) - 100 questões SEM PESO

ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO E REGULAÇÃO - Matéria bem difícil. Dá para pegar do zero, mas tem que ter bastante atenção. Se for necessário, fazer um curso presencial ou online e estudar um PDF que vá direito ao ponto. Focar em bastante exercícios anteriores, e notar que o foco é bem diferente da Esaf.

CONTABILIDADE GERAL/CUSTOS/ANALISE/PÚBLICA - Aqui é onde a onça bebe água, e é um diferencial para quem já estudou. Se você nunca estudou Contabilidade, e também está mal nas demais matérias, e a menos que seja um gênio, sinto muito, mas agora vai ficar complicado. A Contabilidade Pública do Cespe é até bem tranquila. Foque em exercícios anteriores. A de Custos e Análise, muito decoreba de fórmulas, e resolução de muitos exercícios. E a Geral, aí é aprender mesmo, e resolver bastante exercícios, além de ler um pouco as leis e as resoluções contábeis relacionadas.

ADM FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - Outra matéria pesada. Agora é a hora de resolver exercícios e ler as principais leis correlacionadas (LRF, 4320, MTO, LDO, PPA, LOA). Não é mais hora de teoria. Só de uma revisão.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Aqui é só exercícios. Se você nunca estudou a matéria, dê uma lida na teoria em um PDF e foque nos exercícios, que essa matéria se aprende na prática.

As discursivas deverão ser resolvidas em conjunto com a prova 2.

Serão duas relacionadas à prova 1, e mais duas relacionadas à prova 2. Nas da prova 2, temos um parecer técnico, que não é nenhum bicho de sete cabeças, basta decorar o formato dele. Quanto ao tema do parecer técnico, eu apostaria em AFO ou Economia, mas fica difícil de prever. A questão da prova 2 deve ser referente ao tema de Contabilidade, mas isso é apenas chute.

Ler os julgados recentes do TCU na página do Tribunal.

Como uma questão errada anula uma correta, eu deixaria no máximo 10% da prova em branco!

 

TÉCNICO FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO

Assim como todas as vantagens citadas acima, temos aqui o fator de ser um dos maiores salários de cargo de nível médio do país, só perdendo para os da Câmara e do Senado. O salário bruto é de quase R$ 12.000,00.

O salário de TFCE/TCU é maior do que muitos cargos de nível superior do Poder Executivo Federal e do Judiciário.

Aqui já é outra estória. Acho que a oportunidade é excelente, principalmente para aqueles candidatos que estão focados em concursos administrativos. Eu iria com tudo nesse concurso, pois são poucas matérias, e temos dois meses até as provas. Dá tempo então! Adote uma estrtaégia interessante e manda brasa!

Dá para pegar bastante coisa, com materiais certos e mais resumidos. A oportunidade é uma das melhores do ano de 2015, até porque deverão ocorrer mais nomeações do que as vagas previstas no edital. Nesse concurso, eu iria com tudo se tivesse uma base princpalmente em Português, Direito Administrativo e Administração Financeira e Orçamentária.

As matérias cobradas são:

PROVA 1 - 09 de agosto de 2016 (manhã) - 50 questões sem peso!

PORTUGUÊS - A hora agora é somente do foco nos exercícios, e revisão de alguns pontos mais importantes da gramática. Resolva muitos exercícios de provas anteriores. O cespe foca mais em interpretação de texto, e os textos costumam ser pesados, por isso aconselho que você resolva essa prova primeiro no dia do certame.

CONTROLE EXTERNO - Decorar o RITCU e a LOTCU, dar uma lida rápida na teoria, e resolver os exercícios anteriores. Essa prova é fácil e aqui tem que gabaritar. Acredito que uma das questões discursivas estará aqui. Acho que uma das questões discursivas saia daqui.

DIREITO CONSTITUCIONAL - Não é tão pesado como Administrataivo, mas é bom dar uma revisada na teoria, uma lida na CF/88, e pegar muitos exercícios. Acho que uma das questões discursivas saia daqui.

INFORMÁTICA - Ler um PDF teórico e focar muito nos exercícios anteriores.

ATUALIDADES - Ler algum material em PDF rapidinho, e acompanhar sites de jornais.

PROVA 2 - 09 de agosto de 2016 (tarde) - 50 questões sem peso!

DIREITO ADMINISTRATIVO - Essa matéria é uma das mais importantes do concurso. Aqui tem que saber, e bem, até porque o parecer pode sair daqui. Dê importância e revise a parte de licitações e contratos, inclusive lendo as leis secas, normativos jurisprudenciais do TCU e dos demais Tribunais Superiorer. Não deixe de ler as demais leis, como a 8.112, 9.784 etc. Resolva muitos exercícios do Cespe! Não dá para pegar a teoria agora. 

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA - Foco pesado e total. É a matéria principal e o parecer pode sair daqui. PDF, leis, normativos e milhares de exercícios.

ADMINISTRAÇÃO - Única matéria nova do edital. Compre um PDF e resolva muitas questões.

As discursivas deverão ser resolvidas em conjunto com a prova 2.

Serão duas relacionadas à prova 1,  e mais um parecer relacionado à prova 2. 

Ler os julgados recentes do TCU na página do Tribunal.

Como uma questão errada anula uma correta, eu deixaria no máximo 10% da prova em branco!

Agora é destruir!

Eu reservaria a última semana para uma revisão geral, que é muito importante, e muitos candidatos não fazem!

Boa sorte!!

Para quem quiser ajuda nesse certame, estou com coaching e curso de discursivas abertos para ele.

Basta acessar abaixo:

Coaching

Discursiva TCU

E para quem quiser saber mais sobre o TCU, eu indico o meu livro:

Guia Completo das Carreiras Públicas Federais

Um abraço!

Prof. Bruno Fracalossi

 

Estou sorteando vários exemplares do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais no meu grupo do Face. Cadastre-se e concorra!

Técnicas de Preparação para Concursos Públicos (no grupo, todos os dias, um tema motivacional ou um texto interessante, meu e de outros autores).

Deixo aqui também o link para acessar as minhas turmas de Coaching para concursos:

Coaching - Bruno Fracalossi

Está lançada a turma 29! Limitada a 5 alunos, ela começa no dia 18/06, mas quem se matricular já começa a trabalhar imediatamente, e ganha um bom prazo de graça!

Seguem seis entrevistas com aprovados do meu programa de Coaching:

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12660

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12590

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12550

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12175

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12058

https://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=12268

 

Seguem também as aulas do nosso curso online grátis de Técnicas de Preparação!

Aqui eu abordo desde os fatores necessários a um bom planejamento, passando pela execução, até o seu momento da aprovação.

Veremos:

- COMO DEFINIR E MANTER O MEU FOCO NÃO CEDENDO ÀS PRESSÕES EXTERNAS;

- COMO EQUILIBRAR A MINHA VIDA EM TODOS OS ASPECTOS;

- COMO ESTIPULAR METAS (NEM MUITO LEVES, NEM MUITO PESADAS);

- COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO DE CURTO E DE LONGO PRAZO;

- COMO SER MAIS DISCIPLINADO;

- CRIANDO UM RECEPTOR DE FEEDBACKS;

- TÉCNICAS DE RESUMOS;

- TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM ACELERADA E DE MEDITAÇÃO FORÇADA;

- NÃO DÁ PARA USAR LEITURA DINÂMICA NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS, MAS HÁ COMO LER MAIS RÁPIDO. COMO?;

- TÉCNICAS MOTIVACIONAIS E EMOCIONAIS; COMO CONTROLAR A MINHA ANSIEDADE E AUMENTAR A MINHA CONCENTRAÇÃO?;

- ERROS E ACERTOS DE UM CONCURSEIRO;

- TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA AOS ESTUDOS;

- TÉCNICAS DE DISCURSIVAS;

- AS MALÍCIAS DE UM CONCURSEIRO EXPERIENTE E COMO PRIORIZAR VOCÊ EM DETRIMENTO DOS OUTROS QUE NÃO RESPEITAM A SUA CAUSA;

O curso todo terá muito mais do que as 8 horas inicialmente previstas, e eu irei dividí-lo em aulas de 30 minutos aproximadamente, para que não fique muito cansativo!

Abaixo os links das aulas 01 a 10:

Aula 01

Aula 02

Aula 03

Aula 04

Aula 05

Aula 06

Aula 07

Aula 08

Aula 09

Aula 10

Um abraço.

Prof. Bruno Fracalossi 

Logo do Ponto 

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

www.facebook.com/bruno.fracalossipaes

Grupo Técnicas de Preparação para Concursos - Facebook

 

 

 

 

 

 


Comentários

  • 12/06/2015 - Cleber
    Olá, Bruno, tudo bem? vc acredita que o edital APO - MPOG saia até o final do mês ou este será mais um objeto na contenção de gastos do governo?
  • 12/06/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    Oi Cleber, tudo bem? Eu acredito que saia, com certeza. Banca Esaf. Um abraço.
  • 12/06/2015 - Karla Cristiny
    Olá Bruno, td bem? Eu acabei de decidir por começar meus estudos na área fiscal. Já venho prestando outros concursos "menores" e sendo aprovada, mas almejo algo a mais. Acontece q logo de cara vejo q abriu esse concurso do TCU, pra auditor! Eu ainda estava montando um cronograma de estudo! Penso em prestar essa prova pra já começar o treino! Gostaria de saber quais as matérias devo focar mais (pensando em outros concursos já, q ainda estão por vir, como a Receita Federal e o MTE)? Bjos
  • 13/06/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    OLá Karla, tudo bem? Mande-me um e-mail. Um abraço.
  • 11/06/2015 - Flavio Azeredo
    Bruno, você acha que vale a pena tirar um pouco o foco da preparação para APO MPOG para se dedicar para esse edital visto que o edital de APO está para sair?
  • 11/06/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    Oi Flavio, acho que nao. Um abraço.
  • 11/06/2015 - Jonas
    Prof, apenas uma pequena correção quanto às discursivas (edital TFCE): será apenas uma relacionada à prova 1, e duas (a questão + a peça técnica) relacionadas à prova 2. E a questão relacionada à prova 1 será feita junto com a mesma, pela manhã. Abraço!!
  • 11/06/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    É isso mesmo Jonas! Obrigado pelo destaque! Um abraço.
  • 11/06/2015 - Thiago
    Prof. Bruno, você acha interessante sair do foco de ICMS-RJ ou AFRFB para se dedicar a este TCU? Nunca estudei para Cortes de Contas... Sempre foquei RFB e eventualmente ICMS-RJ.
    Me parece que o foco para o TCU é bem distante. Ressalto que matérias como Controle Externo, Auditoria Governamental, Proc. Civil, Contab. Pública e Análise de Informações não caem nos fiscos. Além disso, AFO e Adm. Pública são bem menos relevantes naqueles concursos, caindo misturadas a Economia e Finanças Públicas (no caso do ICMS) ou Adm. Geral (no caso da RFB). Me parece ser muita coisa para pegar do zero, ainda mais sem abandonar D. Tributário, legislações tributárias e outras coisas relevantes aos fiscos.
    O que acha? Abs.
  • 11/06/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    Fala Thiago, tudo bem? Note que muitas das matérias caem nos fiscos estaduais, principalmente. Eu faria, se estivesse bem avançado nas matérias fiscais e tivesse tempo para estudar, principalmente porque os excedentes da RFB foram nomeados agora, e o concurso ainda deve demorar um pouco. São só 2 meses, e é um bom teste tb! Mas vc terá que dar um tempo nas demais, com certeza. Um abraço.
  • 10/06/2015 - Helena Rodrigues
    Olá Bruno.
    Ainda não estão disponíveis as informações sobre seu curso de discursiva para Técnico Adm. do TCU? Eu clico no link e a página aparece em branco.
    Obrigada.
    Abraço.
    Helena.
  • 10/06/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    Oi Helena, tudo bem? Estou refazendo a aula demonstrativa e o lançarei novamente. Um abraço.
  • 10/06/2015 - Carla
    Prof., bom dia. Eu estudo para área fiscal e realmente me "balancei" para fazer...rsrrsr. Estou avaliando a viabilidade para o meu caso. Agora, uma preocupação para mim, são as questões discursivas. Não sei se é possível dominar bem os conteúdos até lá. Se puder dá alguma dica à respeito disso, ficaria grata. Simmm, não consegui acessar o link do seu curso para as discursivas. Abraços.
  • 10/06/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    Oi Carla, tudo bem? Vou relançar o curso com as reformulações do edital. Um grande abraço.
  • 10/06/2015 - Julio C Duarte
    Deve ser ótimo trabalhar no TCU. Achei legal esse artigo, pois ele mostra que quem deseja trabalhar nas melhores organizações tem que ralar muito, até para quem pretende ser TÉCNICO FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO. Bons estudos e boa sorte a todos!!! Obrigado Bruno!!!
  • 09/06/2015 - Luiz Henrique
    Que belo mapa da mina Bruno. Muito obrigado pelas valorosas dicas. Esse edital foi uma lufada de ar fresco aos colegas da área fiscal que passam por um período de seca de editais.
  • 09/06/2015 - Prof Bruno Fracalossi
    É isso, aí Luiz! Pau na máquina, e não perca a oportunidade! Um abraço.
  • 09/06/2015 - Makiss
    Tratando-se de trabalhar em um lugar perfeito, nada como um edital, no mínimo, desafiador.
    A minha área é outra, mas que a força esteja com os desafiantes!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: