Prof. Igor Oliveira

07/06/2015 | 20:36
Compartilhar

Elegância

Um dos tipos de e-mails que mais recebo é me pedindo para escrever algo sobre como lidar com pressão. Ou seja, como conseguir manter o autocontrole e desempenhar suas tarefas, com qualidade, em momentos de tensão. Exemplos: como conservar a tranquilidade após a abertura do edital ou mesmo durante seu estudo regular enquanto devendo cheque especial ou tentando conciliar os estudos com filho pequeno e trabalho puxado.

Eu chamo essa habilidade única de “elegância”.

É difícil definir elegância. Para tanto, vou utilizar de um exemplo real, que aconteceu comigo.

Ano passado meu avô realizou a grande passagem após lutar por dois anos contra um câncer agressivo.

Todas as vezes que eu entrava no quarto do meu avô, ele, já acamado, tentava se levantar em vão e me dizia: “ô Igu, repara não eu não poder levantar para te dar um abraço”.

Pensava comigo quanta doçura havia no coração de meu avô. Quanta coragem. Tomando morfina o dia todo, fazendo caretas de dor, impossibilitado de andar, ainda pedia desculpas por não poder ficar de pé e me dar um abraço.

Nunca vi ele reclamar de nada. Quando perguntava como ele estava, sempre respondia: “está tudo ótimo”! E completava: “tenho uma família maravilhosa” ou então “está fresquinho hoje”. Frase clássica do meu avô: “tá ruim, mas tá bom, né”? Meu avô sempre mantinha esse tom cerimonioso e calmo nas palavras.

Ele não julgou a doença, nem o estado em que se encontrava. Ele ignorou a dor e focou naquilo de bom que ele tinha. Em resumo: ele cumpriu sua missão com elegância.

Assim são as pessoas elegantes. Elas não se preocupam em vencer ou perder, mas em apenas fazer o que precisa ser feito. Como elas não julgam, não há fácil, nem difícil. Há apenas a missão. Matemática não é difícil. Nem fácil. É apenas matemática. Alunos elegantes rapidamente se recuperam depois de uma reprovação, pois entendem que reprovações e erros, quando bem aproveitados, os tornam mais fortes.

Elegância é esse estado pacífico e nobre de fazer o que precisa ser feito, com orgulho e disciplina, sem julgamentos. Não é um conceito que possa ser entendido intelectualmente. É uma habilidade para ser aprendida com o exemplo e aperfeiçoada com a própria experiência. Por isso que é difícil de explicar.

E essa foi a grande lição que meu avô me ensinou: “mesmo diante do perigo maior, de perder sua vida sem poder lutar, mantenha o bom humor, a calma, a elegância”. No enterro do meu avô fiquei triste, mas mantive a elegância, em homenagem às lições aprendidas.

Há pessoas que, com muito menos, como um corte no pé ou uma questão de contabilidade, por exemplo, dão show, fazem chilique. Julgam-se ansiosas, incapazes, impacientes, que não podem esperar. Desistem na primeira derrapada. Tem medo de não serem reconhecidas ou não serem bem vistas ao falhar. Esperam aplausos o tempo todo e imploram aos céus para ver rapidamente o resultado de seus esforços.

Para passar num cargo grande, você tem que ser grande, maior que o cargo. Não é uma questão de estudar apenas, pois isso você aprendeu (ou não) durante sua vida escolar. É uma questão de atitude. Ou de elegância, como preferir.

Abs!

Igor Oliveira.

-----------

Está aberta minha 18ª turma de coaching para concursos. Caso tenha interesse clique aqui.

Conheça o Programa motivacional para concursos públicos.

Baixe gratuitamente meu e-Book: "Ninguém quer ser concurseiro em uma tarde de verão".

-----------

Precisa de respostas para suas dúvidas? Preencha o formulário de sugestões de artigos clicando aqui.

E-mail: igor[arroba]pontodosconcursos.com.br.

Siga-me no twitter.


Comentários

  • 11/06/2015 - Antonio
    Mestre, faço minhas as palavras do André Moraes. Muito obrigado. Forte abraço, meus sentimentos pelo seu avô (mesmo que tardio) e fica na paz ;)
  • 11/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Antônio! Disponha sempre! Abração!
  • 11/06/2015 - Paulo
    Prof igor,
    Achei que você tinha chegado ao seu limite em motivar alguém, quando li o artigo "O único dia fácil foi ontem". E aí você me aparece com mais um texto sensacional!
    Você não faz ideia como esses seus artigos me motivam e me dão força para seguir em frente (e com certeza muitos colegas concurseiros também sentem o mesmo).
    Você é elegantérrimo!
    Abs!
    Paulo
  • 11/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Paulo...rs...fico muito feliz de saber que te ajudo. Conte sempre comigo! Abração!
  • 10/06/2015 - carolina
    Igor, hoje vc me emocionou! Obrigada, professor! Abs
  • 10/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Que bom que gostou Carolina. Fico feliz mesmo. Disponha sempre! Abs!
  • 10/06/2015 - Eduarda
    Simplesmente maravilhoso! Elegância, não há palavra melhor para descrever! Como sempre obrigada por escrever/dizer aquilo que nossos corações querem ler/ouvir nos momentos de maior aflição... Obrigada Prof. Igor! A vida é para ser vivida no presente... E com muita elegância!
  • 10/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Que bom que gostou Eduarda. Exatamente. Dá pra fazer tudo que precisa ser feito, mas sem dar chilique. Pra passar em concurso ou por qualquer processo de superação é preciso maturidade. Abs!
  • 10/06/2015 - Andre Morais
    Não há muito o que dizer, aliás há sim: texto elegante rs!
  • 10/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    hehe...valeu André. Obrigado pelo comentário elegante...rs...abs!
  • 09/06/2015 - Phelippe
    Fazer o que tem que ser feito. Estava dizendo isso, no domingo, para minha mãe, pois tinha acabado de chegar da biblioteca. Como você mesmo diz: não há fácil nem difícil. Há missão! Essa deve ser cumprida, e de forma ELEGANTE. Obrigado mais uma vez mestre! Abraço Igão.
  • 09/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Resumiu tudo Phelippão! rs...é simples, né? Exige prática apenas. É uma habilidade para ser desenvolvida para toda vida. Abs!
  • 09/06/2015 - Maria Lucia Figueire
    Olá Igor, fiquei feliz e comovida ao ler este seu artigo, pois como conheci muito bem o seu avô vi que o descreveu exatamente como ele era, uma pessoa elegante. Quem dera que todos os estudantes pudessem pautar seus estudos nas suas palavras. Parabéns!
  • 09/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Maria, verdade, né? O vô era muito elegante. Um exemplo pra gente. Obrigado pelo comentário! Grande abraço! Igor.
  • 09/06/2015 - Maria Clementina
    Parabéns Igor, Que texto lindo!!!
  • 10/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Tina! rs...bjos!
  • 09/06/2015 - Aparecida Fonseca
    Igor! Muito bacana, me fez lembrar meus pais !!!
  • 10/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Legal Cida. Fico feliz que tenha gostado! Abs!
  • 08/06/2015 - natalia
    Essa "elegância" só vem com a experiência mesmo. Não adianta chorar após uma reprovação, reclamar do concurso que não chega, desesperar com o que não se aprende. O desabafo é importante, mas o show é desnecessário. Só acho uma pena errar tanto para ser elegante...rs Mas a vida é assim: ficamos grandes antes da maturidade. Vivendo e aprendendo a jogar.
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Natália, obrigado por compartilhar seus pensamentos, muito bons por sinal. Realmente, a elegância vem com a maturidade. E, para passar, para vencer, temos que ser maduros. Não tem como passar por um processo de superação na euforia ou reclamando de tudo. É preciso elegância. Conte sempre comigo! Abs!
  • 08/06/2015 - Andre Luiz
    Muito bom! Confesso que estou aprendendo a ser elegante ainda. De verdade, isso me traz um bem muito bom! obrigadão pelo post...
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Legal André. Isso, na verdade, é um aprendizado para vida toda. Eu sou aluno tb, estou aprendendo muito ainda sobre ser elegante. Mas eu digo a vc que melhoramos com o tempo de prática. Vc mesmo melhorou muito! Lembra-se do início? rs...Abs!
  • 08/06/2015 - Fabao
    Excelente professor. Inspirador!

    "A pressão cria diamantes."
    - Provérbio Africano
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Fabao! Com certeza. E o importante é tentar se controlar na pressão. Falar que tem autocontrole quando está tudo bem é mole. Só progredimos quando nos testamos. Abs!
  • 08/06/2015 - Estefano
    Certa vez ouvi a expressão: "levar a vida de eito". Penso que se encaixa com sua definição de elegância. É só fazermos o que temos para fazer, sem ficar gastando horas e horas ansiosos e preocupados. Vc e sua elegância conseguiram resumir mto bem isso que pra mim é um estilo de vida. Parabéns, professor! Um abraço.
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Estefano pelo comentário. Com certeza é um estilo de vida. Concordo contigo. Conte sempre comigo! Abs!
  • 08/06/2015 - Erico Marcal
    Prof. Igor,
    preciso confessar algo! Todas as semanas entro nesse site só para ler seus artigos!! Sim, sou um "aproveitador" a esse ponto!! kkkk.
    São textos inspiradores, motivadores e, claro, muito bem escritos. Por favor, não pare de escrever!!!!! Obrigado por sua dedicação!! Abraço.
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Erico, fico feliz de estar ajudando vc. Fique à vontade para ler, não peça desculpas...rs...conte sempre comigo! Abs!
  • 08/06/2015 - Talita
    Que texto maravilhoso! Estou em busca dessa elegância, mas confesso que é muito difícil. Continuo persistindo. Parabéns e continue escrevendo textos tão inspiradores!
    Abraços
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Talita. Vou te dar uma dica fundamental. Não busque muito longe. Costuma estar ao nossos pés. Abs!
  • 08/06/2015 - Rodrigo Silva
    Grande Igor! Nada nessa vida é por acaso. E você acabou de nos revelar uma das suas "fontes" de sabedoria. Seu avô, realmente, sabia das coisas da vida, e, graças a ele, hoje, temos o privilégio de ler os seus textos e encontrar neles grande fonte de sabedoria, não só para concursos, como para a vida. Obrigado por compartilhar conosco o que recebeste! Abraço!
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Rodrigo, pois é, nada é por acaso...rs...obrigado pelo comentário. Realmente é um privilégio poder conviver com pessoas assim, como o meu avô. Conte sempre comigo! Abs! Igor.
  • 07/06/2015 - Thiago Ribeiro
    Muito bom!
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Thiago. Fico feliz que tenha gostado! Disponha sempre! Abs!
  • 07/06/2015 - wellison moreira dos
    Parabéns Igor pela forma brilhante que você sempre conduz seus textos!. Sempre os leio, mas, pela primeira vez faço um comentário. Identifico-me contigo porque fui integrante das Forças Armadas e quando você fala em disciplina eu sei bem o que é isso. Neste momento estou preparando-me para o concurso da Câmara dos Deputados que além de disciplina exige-se boa dose de paciência. Este texto trata realmente de uma grande lição de vida! que Deus o abençoe.
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Wellison, obrigado por ler meus textos e pelo comentário. Concordo contigo: a disciplina anda de mãos dadas com a paciência. Muita gente confunde disciplina com euforia. Isso é descontrole. Empolgação de iniciante. A disciplina é constante, serena. Boa sorte no concurso! Abs!
  • 07/06/2015 - Adriano Silva
    Uau! Igor Oliveira támbem é vidente ... rsrs ... Ótimo texto. E é com elegância que eu digo: Já deu certo, faz é tempo!!! Que Deus, com a ajuda do seu avô, onde estiver, te iluminem sempre com textos como esse.
  • 08/06/2015 - Prof Igor Oliveira
    Olá Adriano, obrigado pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado! Conte sempre comigo! Abs! rs
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: