Prof. Sandro Monteiro

18/08/2015 | 18:46
Compartilhar

Presidente autoriza nomeação de excedentes no DNIT: é hora de focar nos setores da infraestrutura e transporte

Prezados,


Uma boa notícia na edição de 20/05/2015 do Diário Oficial da União (DOU): a Presidente da República autorizou a nomeação de 124 novos servidores para o setor de transportes, em concurso já realizado em 2013 para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

De acordo com o Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, temos que:

Art. 11.  Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas.” 

A Presidente autorizou, excepcionalmente para este concurso e a pedido do Ministério de Transportes, a nomeação de candidatos ir além dessa regra geral de 50% dos excedentes. Serão nomeados mais 73 Analistas de Infraestrutura de Transportes, entre outros.

É um claro sinal que a área de infraestrutura dentro do governo federal está necessitando de servidores, e que o Poder Executivo está disposto a contratar pessoal especializado, expandindo o seu quadro de efetivos. Confirma a tese que o setor de transportes, a exemplo do DNIT, ANTT e ANAC, devendo ser alvo dos estudos. É tempo de focar.

A seguir transcrevo o citado despacho presidencial. E bons estudos.

======================================================

Diário Oficial da União. Dia 20/05/2015, página 3 da Seção 1.

DESPACHOS DA PRESIDENTA DA REPÚBLICA


MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

Exposição de Motivos Interministerial

No - 63, de 18 de maio de 2015 (em conjunto com o Ministério dos Transportes). Autorização para nomeação de setenta e três candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Analista de Infraestrutura de Transportes, quarenta e três candidatos para o cargo de Analista Administrativo, quatro candidatos para o cargo de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes e quatro candidatos para o cargo de Técnico Administrativo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. Autorizo. Em 19 de maio de 2015


Comentários

  • 20/05/2015 - Lucas
    Professor, será que teremos para especialidades específicas também?
  • 22/05/2015 - Prof Sandro Monteiro
    Lucas, o Despacho da Presidente não descreveu as especialidades da nomeação. O último concurso do DNIT, em 2013, foi pela banca ESAF. Para o cargo de Analista de Infraestrutura de Transportes as áreas foram a Ambiental, Geoprocessamento e Engenharia Civil. Para Técnico de Suporte em Infraestrutura as áreas foram de Estradas, Laboratório e Topografia. A tendência é o DNIT nomear um pouco em cada área especifica, respeitando a proporção do edital de abertura do concurso - embora não esteja obrigado a respeitar essa proporção no caso dos excedentes. Você é aprovado neste concurso? Caso sim, parabéns, e continue estudando.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: