Prof. Sandro Monteiro

10/09/2015 | 13:10
Compartilhar

Apresentação

Prezados futuros colegas de serviço público,


Escrevo breve texto de apresentação ao futuro aluno e candidato, neste que é já um consagrado instrumento e facilitador de tantos e tantos para o alcance do almejado cargo público.

Primeiramente, escrevo falando da minha experiência profissional, depois falo da minha experiência em Concursos, e por fim comento a respeito da minha proposta para a sua aprovação.

Experiência Profissional

Minha formação original é Engenharia Elétrica. Logo depois de formado, fiz uma especialização em Meio Ambiente, com foco no licenciamento ambiental e nos impactos decorridos de obras de usinas geradoras de energia.

Em 2004, iniciei um Mestrado na Universidade de São Paulo, obtendo em 2007 o grau de Mestre em Engenharia Elétrica, com ênfase em estudos regulatórios voltados à qualidade dos serviços públicos prestado pelas chamadas utilities (concessionárias de eletricidade, gás, água, saneamento, telefonia, etc.), cujas atividades são tipicamente prestadas sob o regime de exclusividade e para as quais é importante a proteção do consumidor.

Em 2011, iniciei minha carreira como servidor público federal, em Brasília, após ser nomeado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), na carreira de Analista de Infraestrutura. Por designação do MPOG, até julho de 2015 trabalhei no Ministério de Minas e Energia (MME), na Secretaria de Energia Elétrica, participando da elaboração de novas políticas tarifárias do setor elétrico, especificamente nos temas que necessitam de aprimoramento ou inovação da regulamentação econômica. Atualmente, ocupo o cargo de Especialista em Regulação na ANTAQ, lidando diariamente com a regulação de preços e tarifas do setor de portos. 

Posso afirmar que me identifiquei muito com o setor público. Assim, resolvi estudá-lo melhor. Entre 2013 e 2014 fiz uma Especialização em Gestão Pública, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Estive com os melhores professores e pesquisadores no assunto administração pública e ciências sociais aplicadas. Aprofundei-me em temas como o papel do Estado na infraestrutura (o Estado Regulador versus Estado do Bem-Estar Social), planejamento estratégico, modelos de governança e teoria das políticas públicas.

Experiência com Concursos

Já fui aprovado em quatro concursos públicos na esfera federal (Técnico em Eletrotécnica na Infraero; Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento; Analista Legislativo da Câmara dos Deputados (excedentes); e mais recente no de Especialista em Regulação). Os três últimos pela banca CESPE.

A primeira experiência real foi em outubro de 1999. Fui aprovado em primeiro colocado no cargo de Técnico Eletrotécnico na Infraero, única vaga para minha cidade. Na época, fui nomeado, mas não tomei posse. Isso porque a nomeação demorou, e naquele momento já estava trabalhando com um salário maior, e quase por completar o curso de engenharia.

Voltei para valer em 2010, quando fiz o concurso da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para o cargo de Especialista em Regulação. Destreinado, estudando sozinho, sem orientação, sem conhecer as boas fontes, os bizus, não cheguei a ser classificado entre as vagas. Porém, não perdi a motivação.

Tracei uma estratégia e, semanas depois, prestei outro concurso, o de Analista de Infraestrutura do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. A ementa do edital era praticamente a mesma da ANEEL. Passei, sem grandes dificuldades, mas com muita emoção. Fui nomeado em 2011, e vim para Brasília disposto a não parar por aí.

Já em 2012 retomei o alvo original. Iniciei uma longa preparação, de quase um ano, voltada para os cargos do Grupo de Gestão do Executivo Federal e dos cargos de Especialista em Regulação das Agências Reguladoras. Foi quando minha biblioteca cresceu estrondosamente, e fui focando em temas mais afetos à economia do setor público e regulação. Fora a experiência prática, quase diária nesses temas, participei de diversos cursos preparatórios presenciais (noites e mais noites) e inscrevi-me em vários certames somente como treino em relação à banca CESPE e ESAF.

Resultado: Em 2014 fui aprovado entre os primeiros colocados no concurso de Especialista em Regulação em Agência Reguladora Federal.

Minha proposta

Vamos agora ao mais importante! É hora de focar nas Agências!

Conte comigo também para Cursos de Discursivas e recursos. Já obtive muitos sucessos com recursos em discursivas e até nas provas objetivas.

 

Abraços,

Sandro Monteiro

www.facebook.com/MScSandroMonteiro


Comentários

  • 28/05/2015 - Kari Anne
    Vejo os concursos para as agências reguladoras como uma grande oportunidade para ingressar no serviço público. Ainda estou muito perdida Prof. Sandro Monteiro. Conto com sua ajuda!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: