Prof. Victor Caetano

13/08/2014 | 22:29
Compartilhar

Dica de estudo XXIV - Autoconfiança x expectativa

Olá, amigos e amigas!



Hoje apresento algumas dicas que podem contribuir de forma positiva para um bom estado psicológico na preparação para concursos. Cabe inicialmente fazer uma diferenciação entre duas formas de sentimentos que interferem significativamente no nosso estado emocional, são elas: a autoconfiança e a expectativa.



A autoconfiança, quando corretamente dosada, pode contribuir positivamente para um melhor desempenho. Ela ajuda a combater os sentimentos de incapacidade ou de culpa, que são altamente prejudiciais. Porém, em muitos casos, ela pode trazer um efeito colateral perigoso chamado expectativa excessiva.



A expectativa costuma surgir naturalmente em qualquer área de atuação de nossas vidas, principalmente quando estamos iniciando um projeto ou estamos próximos de alcançar um objetivo. Quando algo ocorre diferentemente do desejado, surge a frustração.



Um comportamento perigoso é se projetar no sucesso futuro e se concentrar insistentemente na expectativa que foi criada. No caso de insucesso, o sentimento de fracasso vai dominar a autoestima, podendo causar um bloqueio mental (trauma).



Assim, apresento a seguir dicas para lidar com cada uma dessas formas de sentimento.



AUTOCONFIANÇA



Fazer afirmações ou meditações com pensamentos positivos não é a única solução, mas pode ajudar bastante.



Além do pensamento positivo, é necessário vivenciar uma experiência real de êxito (resultado satisfatório diante de uma expectativa). Para isso, crie metas para o seu projeto (simples e acessíveis) que possam ser alcançáveis e, então, experimente sentir a satisfação do dever cumprido. Com o tempo, você estará bem preparado para aumentar suas metas e estará psicologicamente mais forte.



A autoconfiança deve ser construída e promovida a partir do estabelecimento de metas e também do seu cumprimento. Isso trará organização, motivação e estratégia para o seu projeto.



Emoções negativas e positivas fazem parte do jogo, então precisamos retirar o que há de melhor delas e não somente evitá-las.



Vivemos num mundo em que a felicidade se tornou uma obsessão cultural, um modelo a ser perseguido. No entanto, precisamos buscar não apenas a felicidade, mas também a completude. Esta abrange tudo: alegrias, frustrações, aprendizado, crescimento pessoal. Felicidade é algo muito bom, mas ela não nos ensina muita coisa.



Elimine qualquer sentimento de culpa por não atingir alguma meta. Bola pra frente!!! Persistência é a palavra-chave.



Concentre-se na solução, na sua preparação, no seu estudo. Movimente-se no sentido daquilo que você pretende alcançar, persista nos procedimentos necessários para se aproximar do seu objetivo. Você está lutando por um sonho, dê o seu melhor!



A autoconfiança deve ser dosada. De um lado, existem pessoas que não acreditem em si e desistem perante alguma dificuldade. Por outro lado, existem pessoas que chegam a ser arrogantes de tanta confiança em si mesmas. Estas estão bem próximas da frustração, por criar expectativas além da realidade.



Pessoas perfeccionistas costumam sofrer mais com os fracassos. Precisamos aceitar que os erros são parte de um processo de melhoria e, muitas vezes, merecemos um tombo ou uma sacudida para “cair na real” e mudar algumas atitudes.



EXPECTATIVA



Muitos concurseiros conhecem o caso de alguém que resolveu iniciar os estudos para concursos, demonstrando estar super empolgado. Durante semanas, essa pessoa estudou por várias horas diárias e se dizia muito confiante, porém, no dia da prova, não deu nada certo. Depois da reprovação, sumiu e não quis mais falar de concursos. Esse é um típico caso do prejuízo causado pela expectativa excessiva.



Querer abraçar o mundo pode ser muito prejudicial. Quando você estiver iniciando um projeto, não tente fazer nada muito extraordinário ou muito elaborado. Cresça por etapas e no seu tempo. Portanto, procure ter sempre autoestima equilibrada e ter prazer em fazer coisas simples de forma correta e com sucesso.



A essência é o equilíbrio. Então, é importante ter a esperança de um otimista, mas também a clareza de um pessimista. É preciso ter bastante serenidade para encarar o fracasso, bem como força para superá-lo.



Concentre-se na sua preparação, evite ficar criando expectativas demais sobre o dia da prova, sobre sua aprovação. Faça sua parte, treine bastante, esteja preparado, a recompensa um dia chegará, pode até não ser exatamente aquilo que você estiver esperando, mas será algo tão bom quanto.





“Que você se lembre sempre de que os obstáculos no caminho não são obstáculos, eles são o caminho.” (Jane Lotter)



Bons estudos!



Se você necessita de um suporte extra e tiver interesse, está aberta a 2ª turma do Coaching para Concursos, com duração de 6 meses. Segue o link da aula demonstrativa:



Coaching para Concursos - 2ª turma – 6 meses



Também estão disponíveis outras turmas com durações de 3 ou 6 meses (vagas limitadas a 5 alunos):



Coaching para Concursos – 3 meses



Coaching para Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – 6 meses



Coaching para Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda – 6 meses



Coaching para a Susep – 6 meses



Coaching para CVM – 6 meses



Desejo-lhe muito sucesso!



Em caso de dúvidas, mande um e-mail para:



victor.caetano@pontodosconcursos.com.br



Ou acesse o meu facebook:



WWW.FACEBOOK.COM/VICTOR.CAETANO.161



Grande abraço!



Prof. Victor Caetano



“O que realmente importa na vida não é o número de vitórias ou de derrotas que surgir, mas sim a forma como você reage a cada uma delas.”


Comentários

  • 14/08/2014 - RICARDO ARAUJO
    Parábens prof. continue com suas excelentes dicas e principalmente com artigos motivadores, que concerteza os que querem vão alcançar o seu objetivo.
  • 14/08/2014 - Prof Victor Caetano
    Olá, Ricardo! Tudo blz?! Agradeço a sua mensagem e continuarei com as dicas sempre buscando contribuir de forma positiva! Aqueles que perseguem seu objetivo com perseverança e com muita vontade estão mais cada vez mais próximos do sucesso. Esteja sempre motivado e bons estudos!!! Grande abraço!
  • 14/08/2014 - Gabriela Abdon
    Maravilha de texto. Esclarecedor e ao mesmo tempo motivador. Nunca mais esqueço essa frase "Felicidade é algo bom, mas não ensina muita coisa". Há 4 dias fiz uma prova e me saí melhor do que outra que fiz em fevereiro. Portanto com persistência todo mundo pode chegar lá.
  • 15/08/2014 - Prof Victor Caetano
    Oi, Gabriela! Fico feliz por ter gostado do texto! Você está construindo os degraus da sua subida. Continue assim persistente, a sua aprovação chegará! Bons estudos! Abraços!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: