Prof. Flávia Lorena

24/06/2014 | 12:29
Compartilhar

Olha a oportunidade batendo na sua porta!

Olá pessoal!



É bom quando aparecem aqueles concursos com um montão de vagas, né? Porque aí as chances de alcançar o sonho do concurso público fica mais fácil!



Pois tenho uma boa notícia para vocês! A SEAP/DF lançou edital com 1.152 vagas para o cargo de Técnico em Saúde com possibilidade de nomear além deste número, tendo em vista a formação de cadastro reserva com 1.727 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho. Corra! Agarre esta oportunidade!



No conteúdo programático está o assunto “Códigos e Símbolos Específicos de Saúde e Segurança do Trabalho”. Lançamos um curso aqui no ponto para mastigar para vocês os códigos e símbolos que são importantes, além de comentar as questões referentes a este assunto das últimas provas.



Não percamos tempo, vamos ver algumas questões feitas pela IADES, a organizadora deste concurso.



 



1. (IADES – Técnico de Informática – EBSERH/HC-UFTM – 2013) Códigos, símbolos, abreviaturas, siglas são muito utilizados na área de saúde e segurança do trabalho. Assinale a alternativa em que a sigla está corretamente definida.



(A) SIPAT: Semana Interna de Prevenção do Ambiente de Trânsito.



(B) PGRSS: Plano de Gerenciamento de Riscos de Serviços Sólidos.



(C) PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.



(D) PCMSO: Programa de Controle Médico de Segurança Ocupacional.



(E) PAZ: Programa Ambiental Zero.



 



GABARITO: C



Letra A está ERRADA. SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho.



Letra B está ERRADA. PGRSS: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde



Letra C está CORRETA. O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é o programa de segurança obrigatório para toda e qualquer tipo de empresa, independentemente da atividade exercida por ela. Tal programa reconhece os riscos do ambiente de trabalho e estuda meios de eliminá-los.



Letra D está ERRADA. PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. O PCMSO é o programa de saúde. É o programa de caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da exigência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.



Letra E está ERRADA. Não existe esta sigla.



 



2. (IADES – Técnico em Segurança do Trabalho - EBSERH/HC-UFTM – 2013) Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sigla correspondente ao órgão ou instituição relacionada à segurança e à saúde do trabalhador.



(A) American Conference of Governmental Industrial Hygienist: ACGIH.



(B) Agência Nacional de Riscos do Trabalho: ANRT.



(C) Instituto de Pesquisa Aplicada em Saúde do Trabalhador: IPAST.



(D) Centro de Credenciamento de Certificados de Aprovação: CCCA.



(E) Fundação Nacional de Combate ao Ato Inseguro: FUNCAI.



 



GABARITO: A



Comentário: O único órgão existente é a American Conference of Governmental Industrial Hygienist - ACGIH. Trata-se de órgão norte-americano que promove pesquisas científicas sobre SST.



 



3. (IADES – Técnico em Segurança do Trabalho - EBSERH/HC-UFTM – 2013) Em relação aos órgãos e instituições relacionados à segurança e saúde do trabalhador, assinale a alternativa que define corretamente cada sigla apresentada.



(A) FUNDACENTRO: Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.



(B) SSST: Superintendência de Segurança e Saúde no Trabalho.



(C) SRTE: Serviço Regional do Trabalho e Emprego.



(D) DPSO: Departamento de Pesquisas de Saúde e Segurança Ocupacional.



(E) TEM: Ministério do Trabalhador e Empregado.



 



GABARITO: A



A letra A está CORRETA. A FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) é uma fundação vinculada ao MTE que promove estudos e pesquisas científicas de SST.



A letra B está ERRADA. SSST significa Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho. Esta secretaria deixou de existir. Em seu lugar hoje temos a SIT – Secretaria de Inspeção do Trabalho.



A letra C está ERRADA. SRTE significa Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. A SRTE é a representação do MTE em cada estado.



A letra D está ERRADA. Não existe esta sigla.



A letra E está ERRADA. Não existe esta sigla. Temos o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: