Prof. Igor Oliveira

11/05/2014 | 16:16
Compartilhar

O concurso mais difícil do mundo

Quando comparamos o esforço de uma mãe em tornar seu filho uma pessoa decente, estudar para um concurso público parece até “encontro de jovens”. Com efeito, não há responsabilidade maior no mundo que a de uma mãe em educar seu próprio filho, pois o sucesso ou fracasso do seu filho como pessoa está intimamente relacionado com seu desempenho como mãe.

Não há pessoa que dependa mais afetivamente de você que seu pequeno. É seu exemplo e suas atitudes que vão ditar o comportamento de sua prole no futuro. Uma palavra ou um gesto bem colocados podem alterar completamente o curso da história de seu filho. Ser mãe, assim como ser pai, é a atividade que vai exigir de você uma conduta mais próxima da perfeição. Se você for dura demais, você está tolhendo a liberdade do seu filho. Se você afrouxar as cordas, seu filho não encontrará parâmetros de comportamento. Acertar na medida é essencial.

Ninguém nasce sabendo ser mãe. Ou pai. É algo que se aprende praticando. Não há faculdade de bom senso, nem de ser mãe. Na verdade, trata-se de uma covardia – ou um desafio – da natureza, uma vez que erros não são toleráveis, mesmo você sendo uma amadora no assunto. Não há espaço pra fraqueza, nem pra corpo mole.

Junte-se a esta salada sentimental um concurso público, outra atividade que exige comportamentos extremos. De um lado seu desejo de não perder um sorriso, uma piadinha, um gesto de mãos, coisas simples, mas de tão importantes transcendem a explicação racional. De outro seu desejo de ver sua família materialmente melhor. O tempo é o mesmo. As atividades muitas das vezes conflitantes. A pessoa que estuda pra concurso e ainda é mãe alcança o status de ser mitológico, que tem o poder extraordinário de não obedecer as leis da física. Sem exageros, é algo que beira o heroísmo.

Lidar com estes antagonismos é que faz de você mamãe-concurseira uma pessoa tão especial, digna de reverências. Sei de toda confusão mental que você está passando. Mas se fosse fácil, não precisaria de você, concorda? Um dia todo sofrimento vai passar, mas seu exemplo de força de vontade vai inspirar seu filho pra sempre. Um dia ele vai crescer e vai saber de todo seu sacrifício para tornar a vida dele mais confortável.

Na África do Sul há um cumprimento muito bonito. Quando você diz para uma pessoa SAWABONA, ela responde SHIKOBA.

SAWABONA significa “eu te respeito, eu te valorizo, você é importante pra mim”.

SHIKOBA: “então eu existo pra você”.

É isso que desejo pra você hoje. Que você seja SAWABONA para seu filho e ele SHIKOBA pra você.

Feliz Dia das Mães!

Igor Oliveira.

Coordenador – coaching do Ponto

Nova turma de Coaching


Comentários

  • 15/05/2014 - Ronan
    Magníficas palavras professor. Parabéns!
  • 15/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado Ronan. Disponha sempre. Fico feliz que tenha gostado. Abs!
  • 12/05/2014 - Juliana Mota
    Brilhante texto! Realmente é muito difícil para mim deixar o José Henrique de lado para estudar. Por isso estou acordando agora cedo para estudar enquanto ele dorme.
    É muito triste não poder ajudá-lo em suas dificuldades e não participar dos seus momentos de vitória. Mas espero que um dia tudo tenha valido a pena.
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Tudo vale a pena Ju quando a alma não é pequena. Vc tb está aprendendo, assim como ele. Vc tá no caminho certo Ju. Blza? rs...Abs!
  • 12/05/2014 - Erica Nathair
    OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA, prof!!
    É exatamente isso...
    Estou há 2 anos dedicando boa parte do meu tempo para os estudos. Bati na trave nos últimos concursos (TCU, TCDF agora... ) e vem aquele pensamento: "Puxa, será que está valendo a pena?" Tantas horas sem as minhas pequenas (tenho 2 filhas - uma de 10 anos e uma de 3!), tantas coisas que estão se passando...
    Mas, deixo um aprendizado desses últimos anos... A vida não para! É necessário ter equilíbrio, porque elas estão crescendo e precisam sim da minha presença!! Além do mais, se a gente dedica um tempo para os filhotes, estudamos mais leves e mais tranquilas.
    Bjs e força para todas a mamães concurseiras! :)
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Com certeza Erica. Equilíbrio é tudo, né? Tem que estudar muito e amar muito as pequenas...tudo é muito...mas a sensação de vitória é gratificante. Abs!
  • 12/05/2014 - Simone Costa
    Não tem como não se emocionar lendo isso. Realmente ser mãe concurseira não é fácil. Comentei com minha esse final de semana que antes de ser mãe eu achava que não tinha tempo para estudar e com isso não conseguia me organizar. Hoje, em termos qualitativos, consigo estudar mais do que antes. Obrigada pelas suas palavras sempre encorajadoras.
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Simone, vc merece tudo de bom. Acreditar é a chave de tudo. Mantenha a pegada que vai dar tudo certo! E conte sempre comigo! Abs!
  • 12/05/2014 - Ana Carolina
    Lindo texto, professor! Obrigada por esta homenagem tão emocionante.
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Disponha Ana. Conte sempre comigo! Abs!
  • 12/05/2014 - ERLON
    olá Mestre, sábias palavras! abraços
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Fala figura! rsrs...sumiu? rs...obrigado! Disponha sempre. Abs!
  • 12/05/2014 - NEIRILENE
    Maravilhoso artigo professor, parabéns, cheio de sabedoria e sensibilidade, parabéns!!!!!
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado. Disponha sempre. Fique em paz! Abs!
  • 12/05/2014 - Juceli Guten Tag
    Lindo texto! Emocionante demais! Obrigada pelo presentão de dia das mães :-)
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Jucéli! Conte sempre comigo. Que bom que gostou! Abs!
  • 12/05/2014 - Fabricio
    Igor, ilustre professor, sempre perfeito nas colocações, és um iluminado, sempre nos emocionando com suas palavras. Eu, como pai de uma criança especial, também sei da dificuldade. Parabéns a você professor, que sempre nos motiva, nos engrandece, nos dá força para continuarmos lutando por nossos objetivos. Também Feliz Dia das Mães a todas as mulheres! Abraço, Fabrício!
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Valeu meu amigo. Muita força na batalha. Sempre que precisar sabe onde me encontrar. Abração no filhão!
  • 12/05/2014 - Terezinha Vilas Boas
    Grande Igor. Sou sua fã. Parabéns pelas palavras animadoras de sempre. Vc é um grande parceiro nessa caminhada. Vou lhe mandar um e-mail. Fiz TCDF bem no dia das mães. Curti minhas filhotas depois. Mas todo dia é dia de amar e de viver a maternidade.
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Com certeza Terezinha. Todos os dias. Tem toda razão. Tem que dar um gás em tudo, né? rs...conte sempre comigo! Abs!
  • 11/05/2014 - Leandro
    Este artigo foi TOP professor. Bela homenagem para o dia das mães!!!
  • 12/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Leandro. Elas merecem...rs...abs!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: