Prof. Caio Marrul

07/05/2014 | 20:11
Compartilhar

Técnicas de Estudo I

O título do artigo parece estranho, mas, ao ler o artigo abaixo, você entenderá facilmente...rs



Ao ler um material voltado para concursos públicos, muitas vezes as pessoas fazem apenas alguns grifos nos materiais, utilizando caneta marca-texto ou canetas/lápis comuns. É errado utilizar esse método de estudo? Não, não há nada de errado. Aliás, esse é um dos métodos mais usados, justamente em virtude da facilidade de elaboração. No momento em que é realizada a leitura do material, grifam-se os trechos mais importantes. É assim que funciona.



Todavia, esse método tem algumas desvantagens. Por exemplo, pouca retenção do conhecimento em virtude da dificuldade de concatenação das ideias. Ao grifar o material, o nosso cérebro não conecta os conhecimentos. E essa conexão é muito importante para retermos mais conteúdo.



Há grande dificuldade em saber aquilo que é importante grifar. Muitas vezes o aluno grifa o livro quase todo, de forma que posteriormente ele não consegue distinguir o que é de fato importante. Desse modo, ele acaba diminuindo a sua própria capacidade de memorizar a informação que realmente deve ser guardada.



Então, para que essa técnica tenha mais utilidade, recomendo que você a combine com outras técnicas existentes. Uma maneira de aumentar a efetividade desse método é utilizar-se de marcadores de diferentes cores. Deve-se criar uma lógica para os grifos. Por exemplo, grife com uma mesma cor conteúdos que tenham alguma correlação. De nada adianta você utilizar várias cores, se não houver uma lógica para o uso de cada uma dessas cores.



Pessoal, esse é o meu recado de hoje. Aguardem os próximos posts, pois falarei mais sobre técnicas de estudo.



Grande abraço,



Caio Marrul.


Comentários

  • 07/05/2014 - Vitor Dias Fernandes
    Muito interessante essa dica professor. Realmente, percebo que o marcador tira um pouco da capacidade de compreender, em um contexto mais geral, o texto lido. Mas também acho que ele é útil para a fixação de dados como prazos, limites, valores etc.
  • 12/05/2014 - Prof Caio Marrul
    Sim, de fato, os marcadores de texto são úteis quando usados com esses fins que você mencionou. Porém, o seu uso generalizado é que considero de menor efetividade.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: