Prof. Bruno Fracalossi

28/04/2014 | 14:52
Compartilhar

Por que você não deve diminuir o ritmo em 2014! Previsões!

Olá pessoal, tudo bem?

2014 caminhando para o fim....

Como assim, professor?! Ainda estamos em abril, ué!!!????

Calma, meus amigos!

Sabemos que esse ano de 2014 é atípico. Temos uma Copa do Mundo que irá parar o país a partir de junho, e logo após, as eleições.

Ou seja, 2014 passará bem rápido!


- Beleza então, querido professor! A partir de Junho eu dou férias para a minha caneta, e vou ficar de buenas (de boa, em Espanhol, rsss)!!!

Nada disso, meu prezado aluno. A hora agora é a melhor para estabelecer uma rotina decente visando a aprovação no próximo grande ciclo dos concursos, que se inicia no segundo semestre de 2015.

Analisando de uma forma bem simplória e relativa, você estará em um nível ótimo em seus estudos, no ponto de bala mesmo, quando atingir pelo menos 1.000 horas líquidas de estudos.

Baseando-nos nessa informação, se você conseguir cumprir as suas metas sem falhar, e supondo que você estivesse começando do zero, e tivesse como meta 21 horas líquidas semanais, em 47 semanas (11 meses) você estaria pronto para ser aprovado em qualquer certame que você quiser. É lógico também que estou considerando um foco base que não tenha sido mudado nesse período.

Então, analise quantas horas de estudo firme faltam para você chegar às 1000. O estudo feito de forma lenta e constante, sem afobação e atropelo, com revisões programadas e periódicas, é o que te aprova e que permanece na mente.

Tente controlar a ansiedade. Não tem como aprender por osmose e não tem como ler rápido demais, tudo bem? A menos que você seja um ponto fora da curva (eu não sou, mas muitos são), você tem que encarar um período de pelo menos 1.000 horas líquidas para ser aprovado.

Aproveite então essa diminuição nos concursos a partir do segundo semestre desse ano para dar o gás no concurso desejado.

Você está em dúvida sobre qual concurso focar? Dê uma lida no meu artigo abaixo sobre a melhor forma de se preparar no longo prazo:

https://www.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=10136&prof=%20Prof%20Bruno%20Fracalossi&foto=brunofracalossi&disc=AFO%20e%20Ci%EAncia%20Pol%EDtica

As expectativas para 2015 a 2018 são maravilhosas. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou recentemente um estudo elaborado em parceria com o Ministério do Planejamento que mostra um aumento de 19,8% do número de servidores federais ativos durante os oito anos de governo Lula. De 2003 a 2010 foram admitidos cerca de 160 mil novos servidores.

No entanto, o mesmo estudo aponta que o aumento no quadro funcional foi insuficiente para repor a força de trabalho do setor que no início dos anos 1990 era de mais de 990 mil ativos. Hoje são pouco mais de 970 mil servidores na ativa. Com um aumento da expectativa de vida do brasileiro e com a expectativa de que mais de 70% da força de trabalho do Governo Federal esteja apta para se aposentar entre os anos de 2015 a 2020, o número de vagas deve disparar a partir do ano que vem.

As previsões são suculentas, rsss.

Vou citar somente as vagas a serem abertas para os principais cargos das principais carreiras:

CARREIRAS DE AUDITORIA

Receita Federal – A previsão é de que tenhamos concurso para mais 1000 vagas de Analista-Tributário e ATA/MF, além de um novo concurso para Auditor em breve.

A RFB tem um plano de providências que pede concursos periódicos e ainda restam milhares de vagas a serem preenchidas para o Órgão.

Esse concurso demanda pelo menos 10 meses de estudo pesado.

Ministério do Trabalho – O MTE solicitou 600 vagas para o último certame, e o Governo liberou somente 100. A necessidade de servidores é gigantesca e a tendência é de que aconteça um novo concurso em breve.

CARREIRAS DO CICLO DE GESTÃO

CGU – Ainda restam mais de 1000 vagas para a CGU. A rotatividade do cargo é grande e do último concurso já saíram vários servidores para os cargos do Legislativo principalmente. A CGU precisa muito de pessoal e acredito em novo concurso no final de 2015.

EPPGG – Restam 700 vagas de Gestor e o concurso atual, parado na justiça, deve preencher 300 somente.

APO/MPOG – O cargo também possui rotatividade alta e o último concurso foi em 2010. Eu acredito em 100 vagas para a APO em 2014 ainda, o que não será suficiente para preencher as necessidades do cargo.

ACE/MDIC – Em 2013 foram criados 330 cargos de ACE que deverão ser preenchidas com um novo concurso em breve também.

NÚCLEO ECONÔMICO E FINANCEIRO

CVM/SUSEP – O mesmo caso do APO. Concurso ainda em 2014 com 100 vagas para cada um deles.

ÁREA DE CONTROLE

TCU – Previsão de concurso para Tenico em 2014 e Auditor em 2015.

CGM do Município de SP – Previsão de 100 vagas ainda em 2014 com salário de R$ 13.000,00.

AGÊNCIA REGULADORAS –

Inúmeras vagas para todas elas.

ÁREA POLICIAL –

Inúmeras vagas existentes para Agente da PRF, Escrivão da PF e para todos os cargos da Polícia Civil do DF.

 

E sem falar em vários outros concursos que deverão pintar em Ministérios, ABIN, CLDF, Carreira Diplomática, Judiciário e Legislativo Federal e dos Estados. Enfim, meus amigos, a previsão é maravilhosa e não dá para você parar de estudar.

E não fale que isso é boato de cursinho, pois não é.

Basta entrar nas leis de criação dos cargos acima e ver o quanto deles tem deficiência de pessoal, e pedidos de autorização para novos concursos.

Além do mais, o governo atual segurou muito as autorizações e nomeações, o que terá que ser compensado nos próximos anos, sob risco de a máquina parar.

Não há democracia sem Governo, e não há Governo sem servidores, e isso é fato.

 

 

Se você estiver precisando de uma força extra nos seus estudos, lhe ofereço um pouco dela em um dos meus Coaching abaixo. As turmas são limitadas, e na turma 13 restam duas vagas somente:

 

Coaching para Concursos - 13ª turma (a turma está abarrotada, pessoal. Não consigo encaixar mais ninguém nela, mas em breve eu lançarei a 14ª).

 

Coaching para ACI/GDF - 2ª turma

 

Coaching para ACE/MDIC

 

Coaching para AFC/CGU

 

Coaching para ATRFB

 

Coaching para APO/MPOG

 

 VAMOS COM TUDO!!!!

 

 

 

 

 

 

 

                  

 

 

 

Um abraço.

Prof. Bruno Fracalossi

Coordenador do Coaching do Ponto

Logo do Ponto

brunofacalossi@pontodosconcursos.com.br

www.facebook.com/bruno.fracalossipaes

 


 



 


Comentários

  • 05/05/2014 - Caio Oliveira
    Olá professor, tudo bem? Sempre acompanho seus artigos aqui no Ponto, gosto muito do seu ponto de vista. Gostaria de saber o que o Sr. acha sobre o concurso da Susep. Acho que as coisas estão um pouco paradas, o Sr. acha que a prova da autarquia será ainda em 2014 ou a autorização sai em 2014 com provas para 2015? Muito obrigado!
  • 05/05/2014 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Caio, tudo bem?
    Eu acredito em concurso ainda em 2014. Um abraço.
  • 30/04/2014 - carlos
    ola, professor! Alguma novidade sobre o SEFAZ GO?
  • 29/04/2014 - Allan
    Nossa Bruno, Excelente. Sempre que estou navegando pela rede me deparo com seus artigos, dando valiosíssimas dicas, uma melhor que a outra. Enfim, parabéns, e continue nos informando. Esse artigo serviu de motivação para nos prepararmos nesse período de vacas magras. Muitas oportunidades estão por vir!
  • 29/04/2014 - Prof Bruno Fracalossi
    É isso aí, Allan! Dê o gás, meu amigo!
  • 29/04/2014 - Fernanda Rodrigues B
    Muito bom Porf. Bruno, estava bastante desanimada e agora com tantas oportunidades por vir da para continuar sonhando.... Você tem alguma notícia sobre concursos de tribunais, MPU, na área de gestão pública, analista e técnico administrativo? Obrigada, grande abraço.
  • 29/04/2014 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Fernanda, tudo bem?
    Deve sair um novo MPU para analista adm em breve tb. Um abraço.
  • 28/04/2014 - saulo gomes di napol
    Professor e os Fiscos Estaduais?
  • 28/04/2014 - Prof Bruno Fracalossi
    Fala Saulo, tudo bem?
    Excelentes expectativas para os Fiscos de Goiás e do DF, além de vários outros. Um abraço.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: