Prof. Diego Souza

24/04/2014 | 09:27
Compartilhar

Concursos x Morar em Brasília

Olá meus egrégios companheiros e companheiras!


Falarei hoje, brevemente,  sobre um assunto que permeia a mente da maioria de vossas senhorias e que aflige apenas poucos de vocês, futuros servidores públicos, que miram as principais carreiras do Poder Executivo Federal e do Poder Judiciário:

-Estudar para concursos cujos cargos se localizam fora de seus estados natais ou, mais precisamente, localizam-se em Brasília.

 

Digo que aflige a minoria de vocês, porque a grande parte dos concurseiros estudam já 'driblando' e esquecendo desse obstáculo, tendo a mente já direcionada tão somente para o futuro cargo.


No entanto... quero ressaltar o que eu já presenciei e escutei de muitos candidatos. Muitos desistem de concorrer a excelentes cargos da administração pública federal (como MPOG, BACEN, STN, CGU, TCU, Agências Reguladoras em geral... STF, STJ, TSE) pura e simplesmente pelo motivo de a maioria deles estarem centralizados em Brasília, ou por esses possuírem órgãos regionais de 'difícil acesso' via remoção.

Ora meus nobres, a estabilidade financeira e a realização de se estar em um bom cargo às vezes se sobrepõe a pequenos obstáculos como morar longe de sua cidade natal ou morar em uma cidade com um custo de vida mais elevado (apesar que - tirando o aluguel que é maior que o do que a média nacional - os custos de Brasíla, em geral, não se diferem muito da minha cidade, Goiânia).


Claro que há casos e casos... pessoas que, por motivos familiares ou pessoais, não podem se afastar de suas cidades.

 

Mas minha dica é: faça concurso em Brasília sem receio e aumente as suas chances de conquistar um excelente cargo na administração pública federal!


Grande abraço!

Prof. Diego Souza


diego.souza@pontodosconcursos.com.br

Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum.


COACHING PARA ANALISTAS E TÉCNICOS DA ÁREA ADMINISTRATIVA COM O PROF. DIEGO SOUZA


COACHING PARA CONCURSOS COM O PROF. DIEGO SOUZA



www.facebook.com/diegosantos9


Comentários

  • 25/04/2014 - Silvia
    Prof. estou no mesmo dilema, fiquei classificada no concurso do MPU 2013 para Técnico Adm. e minha colocação está próxima a ser chamada, porém, estou com medo de ir morar em BSB devido aos comentários que muitos fazem sobre o custo de vida ser alto e a remuneração inicial do cargo ser razoável. Não queria perder a oportunidade de ingressar nesse órgão tão maravilhoso que é o MPU, no qual me esforcei tanto para passar, mas tenho medo de passar por alguma dificuldade financeira por aí.
  • 25/04/2014 - Prof Diego Souza
    Olá Silvia, tenho um grande amigo que veio para Brasília assumir o cargo de Técnico Administrativo no MPU em 2010. Ele morou um tempo na região sudoeste de Brasília e hoje vive tranquilamente em Águas Claras. Hoje o salário líquido de técnico com as benesses gira em torno de 5 mil reais, um bom salário, ainda mais se você for sozinha. Mas o MPU possui remoções constantes para as demais unidades da federação. Após adquirir a estabilidade em 3 anos, creio que você volta tranquilamente para o seu estado. Eu não desperdiçaria essa chance. Um grande abraço!
  • 24/04/2014 - Paula Roberta
    Olá, Prof. Diego. Então, pelo visto, somos conterrâneos goianienses. Eu passei no último concurso para técnico judiciário do STF em 19º lugar. Eu sempre quis morar e trabalhar em Brasília desde a primeira vez que conheci o plano piloto. Estou aguardando a nomeação para o STF e eu sei que terei bastante dificuldade no início, como localizar imóvel para alugar, principalmente. Mas numa coisa o Sr. está certo: o custo de vida de Brasília e de Goiânia estão par a par e há uns 6 anos é que estou focando meus concursos para Brasília. Gostei muito do artigo. Grande abraço.
  • 24/04/2014 - Prof Diego Souza
    Olá Paula, parabéns pela classificação! Só quem presta concursos para Tribunais sabe o quão difícil é alcançar essa 19ª posição. Eu analisei esse edital do STF, eram 8 vagas imediatas, mas para chegar em você é um pulo. Pode ter certeza que Brasília também acolhe nós goianos muito bem. Grande abraço!
  • 24/04/2014 - Gabriela
    E convenhamos que , apesar de algumas coisas serem caras aqui em Brasília, não há cidade no país com tantas árvores, com espaços verdes para passear, onde a criminalidade não é tão alta (pelo menos no plano, dá para caminhar a noite sem problemas), com ar puro, céu azul, espetáculos diários que o sol nos fornece, com uma ótima qualidade de vida, um lugar ótimo para criar filhos, com ótimas escolas e diversas culturas em um só lugar. Esse lugar é sensacional e só não vem para cá quem não quer mesmo, porque os que vem, se apaixonam!
  • 24/04/2014 - Prof Diego Souza
    Bela descrição da nossa capital federal Gabriela =)
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: