Prof. Paulo Vieira

23/03/2014 | 12:31
Compartilhar

Ao escrever sua história, não deixe que ninguém segure a caneta

Olá, caro estudante. Como vão os estudos? Se estiverem a todo vapor, parabéns! Se não, esse artigo é para você que está tendo dificuldades para estudar. A intenção é te dar um ânimo a mais para voltar a estudar com vontade, foco e ânimo.

 

Uma vez li a frase do título deste artigo e me marcou muito. Ela desencadeou uma série de pensamentos e me fez refletir bastante.

 

Basicamente, significa que você tem que estar no controle de sua própria vida. Você deve traçar seu próprio caminho e não parar até chegar ao seu destino final. Isso significa que você é o capitão de seu navio e às vezes você tem que navegar por mares tempestuosos até completar sua jornada e atracar em um porto seguro. Você não deve deixar nada nem ninguém desviar seu curso.

 

Isso me leva a refletir sobre a jornada dos concursos. Ao longo da preparação, nos deparamos com diversas tempestades das mais variadas forças que nos atrapalham a continuar. É o cansaço ao acordar. O desânimo para estudar. O sono que toma conta. A gripe que nos deixa de cama. A dor de cabeça que incomoda. O(A) filho(a) que ficou doente. O trabalho que está estressante. E diversas outras coisas.

 

O bom de tudo isso, é que é passageiro. Ao passarmos por esses momentos difíceis temos que ser fortes e seguir firme na busca do nosso objetivo. Devemos segurar com mais firmeza o timão (volante) do navio até deixar a tempestade para trás. A viagem até a aprovação é longa e difícil, mas muito gratificante e recompensadora. Toda essa busca da nossa aprovação, com todas as dificuldades enfrentadas, nos engrandece e nos torna mais sábios.

 

Isso, por sua vez, me leva a refletir sobre um vídeo que vi há algum tempo e que fala sobre a grandeza das pessoas de sucesso. O vídeo, muito motivador, diz que a grandeza vem do nosso esforço, do nosso suor, da nossa vontade. Que ela não é para os escolhidos. A grandeza é para todo mundo que decide ir atrás dela.

 

E é isso mesmo. O sucesso não bate à nossa porta. Ele acompanha quem assume a responsabilidade por si próprio, quem faz a própria vida, quem não espera acontecer. Ele começa com um sonho, do sonho para a meta, da meta para a disciplina, da disciplina para a persistência e da persistência para a conquista. E para isso temos que dar passos contantes e firmes até alcançá-lo.

 

Nos concursos é assim também. Nós somos responsáveis pela nossa grandeza. Todos nós somos capazes de conseguir o sucesso da aprovação. Só basta estarmos decididos de que queremos aquilo e trabalharmos duro para consegui-la. Invariavelmente, teremos que abrir mão de algumas coisas para termos mais tempo para estudar. Teremos que sacrificar um pouco do tempo com a família, deixar de ir para o barzinho com os amigos, diminuir um pouco a malhação diária na academia, namorar um pouquinho menos, etc. Mas esse é o preço que temos que pagar pela recompensa. Ao ser aprovado você terá a certeza de que valeu a pena todo o esforço e abdicação.

 

Mas qual era o título do artigo mesmo? “Ao escrever sua história, não deixe que ninguém segure a caneta”.

 

Você deve segurar a caneta e escrever os capítulos da sua própria história. Escreva capítulos densos de muito estudo e esforço. Nas páginas difíceis dos mares tempestuosos, mantenha a calma e concentração para seguir estudando. Nos momentos de tranquilidade, aproveite para estudar com concentração e produzir vários capítulos. Dia após dia, estude bastante com a certeza de que estará escrevendo uma grande, bela e inspiradora história de sucesso.

 

E como diz o vídeo que citei, encontre a sua grandeza. Vá ao encontro da sua aprovação.

 

 

Vou ficando por aqui te desejando boa sorte em sua caminhada. Não desista de seu futuro. Continue firme nos estudos que você conseguirá sua tão almejada aprovação.

 

Um grande abraço.

Paulo Vieira

 

 

 

 

 

 


Comentários

  • 25/03/2014 - Aurelio Vieira
    Chará, obrigado! Exatamente o que eu precisava ler!
  • 26/03/2014 - Prof Paulo Vieira
    Legal, Aurelio.
    Siga firme que sua recompensa virá!
    Tendo persistência e estudando firme, você conseguirá sua aprovação.
    Abraço.
  • 24/03/2014 - Simone Miranda
    Olá!
    Esse artigo também serve para pessoas, como eu, que fizeram a escolha de subir cada degrau da vida de concurseiro. Degrau no sentido de não começar a estudar especificamente para o concurso almejado. Tenho muito medo de me acomodar, é o risco. Se vai dar certo? Só o meu esforço será capaz de dizer. Mas, espero que simm...
    Abs
  • 24/03/2014 - Prof Paulo Vieira
    Olá, Simone.
    Isso mesmo! O caminho é esse.
    Ao longo do tempo vamos atingindo novas e maiores conquistas nos concursos.
    Só de você já ter o medo de se acomodar, é um ótimo sinal de que você irá sempre buscar um degrau mais alto.
    Grande abraço.
  • 23/03/2014 - Renata
    Nossa, deu até vontade de estudar!!!
  • 24/03/2014 - Prof Paulo Vieira
    Isso aí Renata. A minha intenção é dar ânimo para vocês seguirem em frente!
    Um grande abraço.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: