Prof. Paulo Vieira

23/03/2014 | 11:55
Compartilhar

6 hábitos que você deveria adotar para cultivar o sucesso em concursos

6 hábitos que você deveria adotar para cultivar o sucesso em concursos

 

Olá, pessoal.

Inicio os meus artigos escrevendo não sobre um concurso específico, mas sobre hábitos de vida que acredito ser importante toda pessoa adotar para buscar o sucesso nos concursos. Não existe nenhum segredo nesses hábitos e podem até parecer óbvios, mas a gente acaba deixando de lado um ou outro durante nossa rotina, o que ao longo do tempo pode ser um pouco prejudicial.

 

Como todos sabem, para alcançar o sucesso nos concursos é necessário muito estudo, disciplina e persistência. Ao contrário do que alguns pensam, não é uma coisa só para privilegiados com o dom da inteligência. Todos podem chegar lá.

Para isso, além de estudar horas e horas, é importante manter hábitos simples que te tragam bem estar e te mantenham focado. Confira os hábitos que você pode adotar:

 

1 – Evite sempre a procrastinação

O primeiro hábito é justamente evitar o adiamento do início dos nossos estudos. Nós temos que seguir com rigidez os horários de início. Se vamos estudar em casa ou na biblioteca, temos que nos preparar para estarmos sentados com o livro aberto e pronto para começarmos exatamente no horário estabelecido.

Então se organize para isso. Acorde e se levante com antecedência!

 

2 – Visualização do futuro

Uma vez eu li a frase “se você pode visualizar aquilo em seu futuro, você pode ter em suas mãos”. Quando você visualiza e almeja sua vida como servidor público e imagina os sentimentos e estilo de vida que deseja ter, você, inconscientemente, vai buscando aquilo aos poucos.

Ao visualizar o futuro, a gente se mantém motivado e com o foco voltado para nossos objetivos. Como sugestão, visualize seu futuro durante 5 ou 10 minutos por dia. Isso já será o suficiente para te dar ânimo para estudar com garra.

 

3 – Mantenha uma rotina consistente de sono

Acordar todo dia no mesmo horário te ajuda por várias razões. Quando seu corpo se acostuma a acordar no mesmo horário, os ciclos de sono se ajustam aos horários. Após uma ou duas semanas, você nem vai mais precisar de alarme e acordará naturalmente.

Isso te ajudará a começar os dias com mais energia e a sentir menos sono durante o dia. Imagine levantar todo dia com gás e pronto para tirar o maior proveito dos estudos. Sim, isso é possível. ;)

 

4 – Faça alguma atividade que te dê prazer, pelo menos uma vez na semana

Vá ao cinema, almoce em um restaurante com a família, encontre com os amigos. Faça isso no dia em que você estabelecer para o descanso. Mas nada de excessos com bebidas, festas ou algo parecido. Mantenha o foco e saiba que esse momento é para relaxar e te ajudar, não para atrapalhar.

 

5 – Aprecie o mundo em sua volta

Ainda como momento de relaxamento, aprecie as coisas simples que a vida te proporciona. No dia de descanso, curta sua família, faça uma caminhada no parque, aprecie a natureza.

Saiba manter o foco nos estudos e no futuro, mas gaste um tempo para curtir o que você já tem hoje.

 

6 – Aprenda com os erros e acertos

Em toda queda existe uma oportunidade de aprender algo novo e de melhorarmos. Ao longo da sua trajetória de estudos e concursos, procure entender as reprovações que tiver e revisar seus erros ao realizar as provas. Se errou uma questão, vá atrás da resposta certa. Se faltou tempo para a terminar a prova, veja em quais matérias demorou mais. Se deu branco na redação, procure aprender a administrar o nervosismo.

Em suma, lembre e repita o que funcionou e aprenda a analisar e melhorar o que não deu certo.

 

Pessoal, a ideia por trás da adoção desses hábitos é bem simples: nos organizarmos internamente para que possamos tirar o maior proveito dos momentos de estudo. O principal para a aprovação em concurso é, e sempre será, o estudo consistente durante todo os dias. Você verá que, ao adotar esses 6 simples hábitos, será muito mais fácil e agradável passar horas e horas sentado em frente aos livros.

 

Vou ficando por aqui te desejando boa sorte em sua caminhada. Não desista de seu futuro. Continue firme nos estudos que você conseguirá sua tão almejada aprovação. Esteja certo disso.

 

Um grande abraço.

Paulo Vieira

 

 


Comentários

  • 19/03/2014 - Simone Miranda
    Olá!
    Iniciou seus artigos com dicas simples, porém preciosas.
    Sucesso!!!
  • 19/03/2014 - Prof Paulo Vieira
    Olá Simone. Isso mesmo!
    São dicas simples e fáceis de serem adotadas, porém muitas vezes esquecidas, que nos ajudam a manter o foco e bem estar durante os estudos.
    Grande abraço.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: