Prof. Bernardo Conrado

11/03/2014 | 19:13
Compartilhar

Saiu Edital para AFRFB!

Olá caros companheiros de luta. Pra quem achava que a dupla dinâmica ESAF/Receita Federal não poderiam inventar nada mais, errou de novo. Depois de anos e anos seguindo o protocolo, mudaram o cronograma e trouxeram autorização e edital com intervalo de praticamente 1 mês. A praxe indicava provas lá pra setembro/outubro, afinal a autorização veio dia 18 de fevereiro. Surpresa! Mas a surpresa maior foi o acerto de muitos que há anos vêm dizendo que não haveria possibilidade de a ESAF fazer uma prova mais difícil. Bom, não sei deram o “braço a torcer”, mas o fato é que o incrível tornou-se realidade: a prova veio mais fácil! (pasmem!)



Vamos lá. O que dizer do Edital? Na teoria ficou mais fácil. Saíram os Direitos Civil, Penal e Comercial (o que eu acho uma pena, porque na fiscalização usamos muito desses recursos). Diminuiu o número de questões de Raciocínio Lógico, Direito Tributário, Contabilidade e Legislação Tributária. É bem possível que a ESAF aumente o nível das questões, o que acho pouco provável tendo em vista que o nível já está muito alto. Mas só de livrar o pobre concurseiro dessas três matérias e de diminuir de três para duas as provas, tornou, sem dúvida, o processo mais tranquilo. As discursivas também sofreram alterações, ficou menos extensa o que também a torna mais fácil, mas é feita logo após a prova objetiva; claro que o candidato a fará mais cansado.



Quanto à minha matéria (Administração Geral) algumas alterações. Foram adicionados dois itens: Governança Corporativa e Avaliação de Desempenho. Barbadinha pra quem já estudou tudo o que cobrava antes. São matérias tranquilas dentro do contexto geral. Não constituem ameaça ao nobre candidato. Saiu Empoderamento, que era realmente muito pouco cobrado, Gestão da Mudança e Gestão da Informação e do Conhecimento, coisa não tão grande, mas que facilita bem o estudo. Enfim, como todo o resto, parece que facilitou a vida.



A notícia boa para os alunos do Ponto é que, como tínhamos em andamento um curso regular para a Receita Federal, a grande maioria das aulas já está pronta e disponível no site. Algumas alterações pontuais devem ser feitas, mas já dá pra adiantar bem e aumentar as horas de estudo ao bel prazer, afinal, material de estudo não falta.



Quem vinha se preparando, ganhou essa de presente, e quem começou depois, ganhou um atalho. Mas cuidado, facilitou pra todo mundo, o que quer dizer que devemos ter mais pessoas aprovadas do que o número de vagas (junto do cadastro de reserva), ou seja, a luta que antes era contra si mesmo (era só passar!) dessa vez voltará a ser candidato x candidato.


Quer acessar a aula demonstrativa? Experimente aqui. Ela é grátis.

 

É sempre bom dar boa notícia.

Abraços a todos e bons estudos.



 



Bernardo Conrado



Prof. Administração Geral.


Comentários

  • 11/03/2014 - Laraa
    Professor, as alterações pontuais serão disponibilizadas através de aula extra ou nas respectivas aulas?
  • 11/03/2014 - Prof Bernardo Conrado
    Oi Lara,
    Eu vou lançar aulas extras. As aulas que estão lá permanecerão (ainda que tenha aulas que se tornaram inúteis).

    Abraços e bons estudos.

    Bernardo
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: