Prof. Igor Moreira

21/11/2013 | 21:50
Compartilhar

Questões - RI TRT-5º Região

Olá meus amigos, brasileiros, concurseiros.



Para você que vai prestar o concurso para o TRT-5ª Região e quer dar uma revisada no Regimento Interno, que tal algumas questões comentadas? Nunca é demais, certo?



A partir de hoje, todas as noites publicarei algumas questões comentadas do Regimento Interno, tocando nos pontos mais importantes, que podem muito provavelmente estar na sua prova lá no dia 01 de dezembro! Espero que seja de bom proveito.



Muito bem... Em vez de montar todas as questões no formato FCC (com 5 opções), optei por fazer algumas questões no formato “certo ou errado”, pois, como vocês sabem, a Fundação costuma elaborar algumas questões naquele modelo de “I, II, III e IV” e depois pedindo para que você aponte a opção que contém as afirmativas corretas (ou, em raros casos, as incorretas), o que acaba fazendo com que nós efetivamente analisemos cada uma das assertivas.



Muito bem, vamos às questões da nossas querida banca FIMEC [Fundação Igor Moreira de Estudo para Concursos, não conhece? rs]



1 – [FIMEC/TRT-5ªR/2013] São órgãos da Justiça do Trabalho da Quinta Região, o Tribunal Regional do Trabalho e os Juízes do Trabalho, incluídos os Juízes de Direito que exerçam jurisdição trabalhista, de cujas decisões cabe recurso ordinário para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.



COMENTÁRIO:



Essa é a primeira pegadinha que aparece logo no início do Regimento Interno.



Você que é um concurseiro dedicado e que está aí batalhando para entrar no TRT, já sabe de cor que os Juízes de Direito no exercício de jurisdição trabalhista atuam onde não haja Vara do Trabalho e de suas decisões cabe recurso para o TRT, e não para o TJ.



Ou seja, a segunda parte está correta. Eeeentretanto, os Juízes de Direito, conforme expressa dicção do RI, não são órgãos da Justiça do Trabalho da 5ª Região, mas sim “Órgãos de Administração da Justiça do Trabalho”.



Por isso essa afirmativa está errada!



GABARITO: E



 



2 – [FIMEC/TRT-5ªR/2013] Com base no Regimento Interno, analise as assertivas abaixo:



I – São órgãos da Justiça do Trabalho da Quinta Região: o Tribunal Regional do Trabalho; os Juízes do Trabalho e as Varas do Trabalho.



II – O Tribunal Regional tem sede na cidade de Salvador e jurisdição no território nacional.



III – As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão, administrativamente, subordinadas ao Tribunal.



IV – Nas localidades não compreendidas na jurisdição das Varas do Trabalho, os Juízes de Direito são os Órgãos de Administração da Justiça do Trabalho.



Está correto o que se diz apenas em



a) I e II



b) II e III



c) I, II e IV



d) III e IV



e) II e IV



COMENTÁRIO:



Muita gente fica nervosa, desconcertada, quase histérica quando vê uma questão desse tipo. Já ficam desanimados de antemão.



Se você é um desses, fique tranquilo: hoje pode ser o fim de seu tormento. rs...



Vamos analisar as questões uma a uma.



I – Apesar de ser um erro bobo, já vi a FCC cobrar isso mais de uma vez. Não, pessoal, as Varas não são órgãos da Justiça do Trabalho. O item está errado, de acordo com o artigo 1º do Regimento.



Antes de continuarmos, venha comigo por um momento. A assertiva I está errada, correto? Muito bem, você tem certeza disso? Sem medo, pessoal! Sim, tem certeza. Ótimo. Então veja que aquelas cinco opções iniciais, já se reduziram. Se a I está errada, as letras A e C não podem ser o gabarito.



a) I e II



b) II e III



c) I, II e IV



d) III e IV



e) II e IV



Muito bem, continuando...



II – O TRT é um órgão da Justiça Federal, mas ele tem jurisdição em todo território nacional? “PELAMORDEDEUS” hein! De jeito maneira, sua jurisdição se restringe à 5ª Região, que no caso é o Estado da Bahia! Esse item está totalmente errado!



Tem certeza que ele também está errado? Então olha como ficaram nossas opções:



a) I e II



b) II e III



c) I, II e IV



d) III e IV



e) II e IV



Se é certo que as alternativas I e a II estão erradas, o único gabarito possível é a letra D.



E eu nem precisei ver as alternativas III e IV! Percebeu o tempo que você ganhou? E como a FCC gosta desse tipo de questão, isso te economizará um baita tempo. Isso sem falar no incremento da sua confiança na hora da prova, o que também é um fator determinante!



Vamos conferir as alternativas III e IV, só para confirmarmos.



III – é isso mesmo, de acordo com o artigo 3º do RI-TRT5R.



IV – como já havíamos comentado anteriormente, os Juízes de Direito são órgãos de ADMINISTRAÇÃO da JT (Justiça do Trabalho).



“Ahhh, ‘fessô’, o senhor fez isso de propósito, duvido que na prova vai sobrar só uma assim!” Isso mesmo, não acredite em mim, TESTE essa técnica. Resolva questões dessa forma. Tentar fazer isso só na prova é suicídio! Na prova não vale a pena “se aventurar” demais. Depois não digam que eu não avisei!



GABARITO: D


Comentários

  • 28/11/2013 - Silvana
    Olá Prof., Parabéns pela revisão do RI! Mas então, não encontrei no regimento onde é que diz que os juízes de direito são órgãos da administração da JT. Onde está esta previsão?? Sei que hoje já é quinta-feira, e infelizmente só encontrei sua revisão agora. Mas por que parou no dia 23?? Será que vc ainda manda algo mais amanhã para nós! Achei super válida sua revisão!
  • 28/11/2013 - Silvana
    Ops... Eu mesma já encontrei a resposta de uma pergunta que lhe fiz sobre os juízes de direito - está no art. 4° do RI! Blz! Aprendi algo mais hoje! Obrigada sempre!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: