Prof. Fernando Mesquita

19/11/2013 | 17:46
Compartilhar

Pra você? Um desafio

A vida continua naquele ritmo, mas prometendo melhorias em 2014.

E por falar em 2014, no início do ano (provavelmente até Fevereiro), vou fazer um desafio para você. Ele vai ter uma duração razoável, e eu quero que ele seja capaz de mudar sua vida para melhor de uma vez por todas e te colocar na rota dos estudos.

Para isso, preciso mais uma vez de sua ajuda.

Me mande sua maior dificuldade nos estudos ou nos concursos. Pode ser algo curto, pode ser algo longo. Se for curto, mande por e-mail ou nos comentários do artigo. Se for longo, mande por e-mail (o artigo tem uma limitação de 1000 caracteres nos comentários. Pra mim, não dá nem para o primeiro parágrafo, como você bem sabe =D).

Pode ser uma palavra, uma frase ou sua história. Mas me mande uma dificuldade específica (organização de horários, lidar com a ansiedade, analisar o edital, escolher materiais), qualquer coisa que esteja dificultando seus estudos ou seus resultados.

Ao longo das próximas semanas, estarei aqui em todas elas coletando essas informações para que possamos fazer um desafio bacana em 2014, reunir centenas de pessoas e mostrar que seus limites podem ser ultrapassados.

(Inclusive, se você nunca deixou um recado, essa é sua oportunidade. Estou muito animado para conhecer a maior quantidade possível de pessoas aqui para nos ajudarmos em nossos objetivos).

Então, deixe um recado e me diga: "Qual sua maior dificuldade nos estudos/concursos?"

 

fernando.mesquita@pontodosconcursos.com.br


Comentários

  • 23/01/2014 - Elicicilia
    Olá, tudo bem?
    Achei seu texto muito bom, já li outros e estão me ajudando muito.
    Tenho dificuldade em acreditar que eu consigo, que eu posso realmente conseguir minha aprovação. E dúvidas relacionadas as matérias, tenho dificuldades em qualquer matéria que não seja exata.
  • 14/12/2013 - RAQUEL
    Professor Fernando minha maior dificuldade é a falta de tempo. Trabalho de dia e faço universidade a noite, sendo assim difícil sobrar tempo para estudar pra concursos. Para pessoas assim que tem o dia dia parecido com o meu seria melhor trancar a universidade e se dedicar apenas para concurso ou continuar na universidade cursando poucas disciplinas?
  • 03/12/2013 - Renata
    Professor Fernando, uma das maiores dificuldades é manter os estudos, pois o estudo sempre diminui depois da prova, enquanto aguardo gabarito, recursos e resultado. Então, fica difícil retomá-lo pois acabo com um período longo sem estudar. A outra grande dificuldade é avaliar a evolução nos estudos, quanto estou aprendendo a mais, de verdade. quantas questões a mais estou acertando, quantos pontos a mais sou capaz de fazer na prova.
  • 27/11/2013 - Ana Olivira
    A minha maior dificuldade é lidar com a ANSIEDADE. Consigo planejar meu cronograma de estudo, porém nunca consigo cumpri-lo. Depois de analisar o edital anterior, me iludo que vou conseguir estudando pouco e acabo caindo na real q a matéria é imensa, tendo tanto medo de não conseguir que acabo não cumprindo o estudo. Isso acaba me levando a falta de foco, pois os editais vão saindo, vou mudando os meus planos de estudo e não consigo cumprir, é claro. Sei de muitas histórias de quem já passou e a maioria esmagadora estudou por um médio/longo prazo, e sei que é preciso ter foco pra passar. Só que eu não estou conseguindo sair desse ciclo vicioso que eu formei.
  • 26/11/2013 - DEILSON BARROS
    Como estudar com excelência para uma prova discursiva e como obter um feedback quase exato de minha evolução nesse estudo?
  • 23/11/2013 - Luis Carlos
    Professor, acredito (com aquela plena certeza) que tenho 4 (quatro) grandes dificuldades: DISCIPLINA para poder fazer o planejado, acabo fazendo outras coisas antes de estudar no horário estabelecido; ORGANIZAÇÃO DE HORÁRIO pois acho que terei tempo após um pouco mais de TV ou um pouco mais de dormida; CONCENTRAÇÃO, aqui creio que peco mais ainda, uma vez que sempre após 20 ou 30 minutos já estou pensando no que fazer na internet ou o que pagar etc; e por fim a ANSIEDADE de achar que nunca sairei donde estou.
  • 23/11/2013 - Lidia Araujo
    Disciplina e concentração.
  • 21/11/2013 - Canovas Lira
    Professor, minha maior dificuldade esta na organização, saber o que estudar em determinado momento, e de que forma... Tenho também uma certa dificuldade em memorizar os assuntos estudados.
  • 21/11/2013 - Camila
    Desde 2009 venho sonhando com o concurso de EPPGG. Nesses últimos anos, parei para fazer um mestrado, voltei a trabalhar, pedi demissão e finalmente consegui convencer meu marido a mudar de cidade/Estado caso passasse no concurso. Para mim, prestar concurso público nunca foi apenas pelos benefícios (salário bom, 8h de trabalho, estabilidade), mas também por poder fazer algo que eu realmente gosto, que é trabalhar com políticas públicas. Com todo o rolo desse concurso, está difícil esperar o resultado da justiça, da prova, etc. Sei que deveria voltar a estudar, mas estou totalmente desmotivada. Estudar para quê? Ainda não consegui encontrar outro concurso com o qual me identifique com o trabalho. Após quase 1 ano me dedicando, acho que minha melhor opção ainda é trabalhar na área pública. Essas são minhas maiores dificuldades no momento.
  • 21/11/2013 - Marilia
    Me manter motivada para estudar todos os dias durante 8 horas diária(minha meta). Não consigo cumprir minha meta todos os dias e fico desmotivada e ansiosa devido a isso. Desconcentração, fácil distração e dificuldades em conciliar estudo teórico, revisões e exercícios também tem atrapalhado muto.
  • 21/11/2013 - Cristina
    Fernando, minha maior dificuldade é a bendita disciplina. Tenho motivação, um material razoável para o projeto... começo empolgada, mas manter o nível após algumas horas é muito complicado. Inclusive, tempo eu tenho o que me deixa com mais peso na consciência ainda. Por consequência, acredito que isso reflete na organização... que começa boa e vai piorando. A constância ou no melhor dos casos, um progresso na forma de estudar é meu grande desafio.
  • 21/11/2013 - Edimar
    Olá Professor, sou muito ansiosa e não consigo focar em um concurso.
  • 21/11/2013 - Lalaa
    Estudar mais de 5 horas líquidas por dia, conseguir dividir o tempo de estudo de teoria e de exercícios (sempre faço menos exercícios). Ansiedade e tudo o mais por não cumprir minhas metas de estudo.O meu planejamento é bom, mas na prática nunca dá certo.
  • 21/11/2013 - Alexandre
    Estudar 8 horas líquidas por dia, mesmo não trabalhando.
  • 21/11/2013 - Salete
    A maior dificuldade nos estudos diz respeito a manter o ritmo, a motivação e o foco, sem expectativa nenhuma de quando será o próximo concurso. refiro-me Ao concurso de Auditor da Receita Federal.
  • 21/11/2013 - Rosana
    Querido amigo, minha maior dificuldade é que quando começo a estudar para um concurso eu quero radicalizar, não saio de casa, só vou para o trabalho, não quero fazer academia, caminhar, andar com os cachorros, enfim...na minha cabeça o que resolve é ficar "internada" com os livros, possuo material de primeira, você já sabe, acontece que com o passar dos meses de estudo eu entro numa depressão total, isso resulta em muita medicação e ai você sabe o que acontece, acabo não passando no concurso, portanto não consigo "dosar" estudo x vida social, gostaria de uma ajuda. Abraços!
  • 21/11/2013 - LILIAN TAVARES DE BR
    Olá, Fernando!!

    A minha maior dificuldade só eu mesma, não consigo aumentar a minha concentração, quero estudar mais de 8 horas. Sou muito ansiosa, quando sai um edital fico muito feliz, com o tempo a motivação diminui muito. Não vou desiste de fazer concursos.
  • 21/11/2013 - Simone Miranda
    Rosana, li seu comentário. Não sou especialista no assunto, mas sei que você deve praticar exercícios sim, no mínimo três vezes por semana. Isso vai te ajudar a relaxar. Demorei a entender isso. Mas hoje eu sigo à risca. Até para minhas orações eu reservo um tempinho. estudar+academia+estudar+meditação/orar/rezar - estudar + lazer + estudar+ família. Abraços
  • 21/11/2013 - Simone Miranda
    Ainda não li todos os depoimentos. rsrs. Também não quero ser prepotente. Mas aos que estão preocupados com a quantidade de horas líquidas, lembrem-se que mais importante que a quantidade de horas estudadas é a absorção do conteúdo. Ou seja, mais importante que a quantidade de horas estudadas é a qualidade do aprendizado, se assim posso dizer.
  • 21/11/2013 - Jesse Marmo de Morae
    Manter o foco e a concentração durante mais de uma hora. Sou muito disperso.
  • 21/11/2013 - Carolina Souza Carne
    Minha maior dificuldade é organizar os estudos, saber se estou estudando da maneira certa.
  • 21/11/2013 - Paula
    Minha maior dificuldade e falta de tempo, pois trabalho 8 horas com o tempo que perco com o deslocamento tempo.
  • 20/11/2013 - Roseane
    Minha dificuldade é manter a constância no planejamento, ou seja, penso que seja a falta de disciplina e determnação
  • 20/11/2013 - Joshiane
    Minha MAIOR dificuldade, sem dúvidas é o cansaço.
    Como trabalho 8 horas por dia e crio dois filhos sozinha, meus dias são extremamente cansativos.
    Tanto que ultimamente nem o guaraná em pó, a coca-cola e o café estão me ajudando.
    Meu ritmo diminuiu, mas não parei.
    Vencer o esgotamento físico e mental tem sido meu maior desafio para conseguir manter a motivação nos estudos...
  • 20/11/2013 - Rafael Leal
    Sempre acompanho seus artigos, mas está sendo meu 1º comentário, pois o Sr. sabe como é a relação tempo X concurseiro, né! E desde já, parabéns pelo excelente trabalho exercido aqui. Pois bem, Mestre, minha maior dificuldade hoje, está sendo escolher os materiais certos para estudar, principalmente para área Fiscal, dos auditores desse Brasil. Há algum tempo atrás, difícil era escolher o cursinho presencial certo, mas hoje com a internet amplamente divulgada, quem tem disciplina, não perde tempo em sair de casa. Mas isso, por ser Oficial de Marinha, aprendi. E meu estímulo é ver meus contemporâneos aprovados e dando aula em cursinhos renomados hoje. No entanto, a gama de professores e materiais na Net são muito grandes e surgem um atrás do outro em termos de atualizações. E aí, como escolher o melhor? De quanto em quanto tempo, este material deve ser atualizado ? E como saber o momento certo?
  • 20/11/2013 - Adriana
    Olá! Faço o planejamento, começo bem, mas ao longo do projeto as coisas do dia a dia me tiram do foco. Por exemplo, ter que ficar até mais tarde no trabalho, uma sobrinha(criança) que precisa de ajuda nos trabalhos da escola, ter que acompanhar um familiar ao médico etc. Não sei como vencer essa batalha com os imprevistos e seguir firme no cronograma de estudos. Fico sempre recomeçando. Obrigada pela oportunidade. Boa sorte!
  • 20/11/2013 - regina
    Bom dia! Serei breve. Trabalho o dia todo. Tenho dificuldades na hora de organizar meus horários e escolher disciplinas. Foco tribunais. Atualmente acordo 2 da manhã e vou ate as 4_5. Sinto cansaço. E sinto q não estou produzindo. Se vc responder eu agradeço muito.
  • 20/11/2013 - Leticia
    Minha maior dificuldade é lidar com a ansiedade, principalmente com a expectativa de um mundo imensamente melhor que me aguarda depois que eu passar. Estudando, tanta coisa da nossa vida fica "on hold" que é preciso ter muita sabedoria para não deixar que, ao invés de servir como motivação, essa ansiedade toda te trave e acabe te boicotando.
    Não que a vida seja ruim, pois sou muito grata por conseguir estudar e ter atingido o ritmo de estudos que sempre quis ter, mas no meu caso o fato de me sentir cada vez mais preparada é diretamente proporcional ao aumento da ansiedade, quando deveria, na verdade, me deixar cada vez mais calma. Vai entender! Concurseiro é um bicho complicado... rsrsrs
  • 20/11/2013 - Tulio
    Minha maior dificuldade é seguir o cronograma estabelecido, pois trabalho o dia inteiro e por vezes preciso fazer horas extras. Ainda, preciso lidar com a pressão de estudar por fora para tirar certificações necessárias para o trabalho na empresa. Além dessas dificuldades, vejo a ansiedade como uma inimiga quando penso que ainda tenho muita matéria a estudar, principamente quando adoto estudos com resumos.
  • 20/11/2013 - Fabio A M
    É impressionante ler os comentários dos participantes e notar que os quesitos disciplina e ansiedade aparecem em quase todos eles! A minha maior dificuldade para estudar para concursos é no primeiro, a disciplina, professor. Eu começo uma semana bem, sigo um cronograma mental (acho que o meu problema seja em não colocar o planejamento no papel), por exemplo, às segundas-feiras é dia de português com intercalações de matérias divergentes do português, como informática ou matemática). Às quartas-feiras é dia de direito administrativo e tento intercalar com outras matérias que não seja jurídica. Acho que está na hora de colocar a estratégia no papel para que eu possa visualizar meu plano melhor! Quem sabe esse seja o xis da questão, não é, professor? Parabéns pela iniciativa e pelos seus Post maravilhosos e motivadores e que enchem de esperança à tão sonhada aprovação nos concursos públicos! Obrigado, professor!
  • 20/11/2013 - Juan Serra
    Prof., apesar de ser meu primeiro comentário em seus artigos, saiba sou leitor assíduo das suas postagens. Não sou diferente da maioria, sendo meu maior desafio seguir o cronograma de estudos. Perco horas, dias e, por vezes, semanas planejando. Sigo bem no inicio, depois... Perco foco, a rotina do trabalho e outras demandas da família acabam me fazendo perder a direção. Com isso, lá se vai mais um planejamento q não saiu do papel e a preparação de um novo, onde vem esperança q dessa vai. Tenho 30 anos, casados há 2, bancário de uma de instituição financeira federal e trabalho 8h/dia.
  • 20/11/2013 - Fabiana FV
    Minhas maiores dificuldades nos estudos: a ansiedade e o medo de fracassar.
  • 20/11/2013 - Josiel Luthiano Mota
    Minha maior dificuldade é acordar cedo. Quando acordo tarde (9hs), minha manhã já se encolhe e acabo estudando menos. À tarde (12 às 18hs) trabalho. À noite é que consigo estudar um pouco mais. Entretanto, difícil conciliar família, namorada e 5hs líquidas de estudo por dia.
  • 20/11/2013 - Hugo Rafael
    Dificuldade em concentração e guardar a quantidade de informação estudada.
  • 20/11/2013 - Valeria Ferraz
    1. Ficar em dúvida na hora da prova e responder, sempre, errado!
    2 .CESPE!
  • 20/11/2013 - Roseane
    Juan Serra, tu trabalhas na CEF?
  • 20/11/2013 - ana paula roza
    lidar com a solidão
  • 20/11/2013 - Fabiana Marques
    Minha dificuldade é concentrar nas matérias teóricas... Até o caminho que a formiga percorre torna-se mais interessante que a matéria.
  • 20/11/2013 - Alex Luiz
    Minha (maior e constante) dificuldade é manter a continuidade nos
    estudos, pois traço um planejamento (com horas disponíveis para os
    estudos, matérias a serem estudadas, tempo estudado), mas começo bem numa semana e na outra aparece várias coisas para fazer e acabo
    desmotivando e abandono o planejamento. Depois faço novamente o
    planejamento, mas também sem exito.
    No mais, gostaria de te parabenizar pelos artigos, pois tem motivado
    muitas pessoas, inclusive eu.
  • 20/11/2013 - Lucas
    Estudar em casa, e dificuldade para entrar no ritmo.
  • 20/11/2013 - Vinicius Nardis
    Sem dúvida minha maior dificuldade é MANTER a rotina de estudos. Sei planejar, estabelecer metas, organizar o material, dividir as matérias, etc (pelo menos acho que sei rsrs). Consigo me manter firme nos estudos por alguns dias, mas em pouco tempo paro, falho... Já perdi a conta de quantas vezes "comecei do começo"....
  • 20/11/2013 - Janielly Nara da Sil
    Bom, se eu for enumerar todas as dificuldades seria um texto muito extenso, por isso, vou contar a maior delas que é a falta de foco, não sei em que concurso focar faço todos e acabo estudando pra nenhum, e a outra motivação, eu quero passar, mas a fadiga do fracasso tem sido maior do que a vontade de chegar lá.
  • 20/11/2013 - Phillipe Henrique Gu
    Diferente das demais ... a minha "dificuldade" é ter que ouvir dos próprios pais que você não irá conseguir.Que estudar todo mundo estuda,quero ver é passar... Infelizmente não sei lidar com isso.
    Sonhar é preciso.
    Obrigado professor.
  • 20/11/2013 - Giulianna Porto
    1º maior: Decidir qual o próximo concurso
    2º Estudar sem edital
  • 20/11/2013 - Joanes
    Concentração, dificuldade para conciliar horários, manter-se motivada diante de todas as frustrações e cobranças pessoais...
  • 20/11/2013 - Livia
    Ter de encontrar forças depois de ter passado 2 meses (agosto e setembro 2013) dentro do hospital com meu pai e vê-lo falecer em meus braços.
  • 20/11/2013 - NILZA DANTAS
    Professor, meu maior problema é ter disciplina e me organizar. Não sei como fazer um cronograma de estudos e todos os dias eu digo: "amanhã eu começo..". Me inscrevo para os certames e não estudo quase nada. Apesar de não ser "caloura" em concursos não obtive resultados positivos por não me dedicar. Leio sobre casos de sucesso em concursos e muitas vezes vejo que o tempo que tenho disponível é grande, apesar de ter um filho pequeno. É isso.. obrigada.
  • 20/11/2013 - Grazielle Vinha
    escolher materiais, ansiedade, saber o que estudar primeiro e como...
  • 20/11/2013 - Luiz Paulo
    Uma das dúvidas que eu tenho é com relação a manter o assunto sempre fresco na memória, tendo em vista a grande quantidade de assuntos do Edital. O que fazer?
  • 20/11/2013 - CLAUDIA SIMONE
    organização de horarios
  • 20/11/2013 - Wellington Pereira
    Motivação e ansiedade tem sido minha pedra no sapato. Creio que se conseguir sanar as duas resolverei as outras!
  • 19/11/2013 - ALEXANDRO ROSSI
    Minha dificuldade é disciplina nos estudos e ansiedade também,quero fazer todas as provas ao mesmo tempo,quero ser aprovado rápido,pois acho que ja perdi tempo demais. Estou na dúvida se faço um curso presencial ou estudo em casa.
  • 19/11/2013 - Joao Pedro Oliveira
    Professor!
    Tenho muita dificuldade, mais muita mesmo!!!! Em controlar minha agitação na hora dos estudos. Já tentei de tudo! Ansiolítico, terapia, reiki, passe etc. Mas nada resolve! Parece que não fui feito para conseguir concentrar e estudar.
    Abs.
    João Pedro
  • 19/11/2013 - Moises
    O desconhecido que fascina, amedronta e fatiga.
    Decidi que quero ser servido da área fiscal e comecei a me preparar e a me deparar com a dura, duríssima realidade desse projeto: as matérias novas, técnicas e, GIGANTESCAS como
    Contabilidade, Direito/Legislação tributária, Economia, Raciocínio Lógico Quantitativo (que no caso da ESAF é estatística+mat+mat financeira+raciocínio lógico) etc.
    Decidi que não havia como levar TUDO isso de uma só vez, então dividi a preparação em blocos de 3 matérias a cada mês e meio - como uma forma de "nível básico" -, para depois entrar no aperfeiçoamento delas (exercícios) e começar as específicas por concurso.
    Enfim, a dificuldade permanece:O desconhecido.
  • 19/11/2013 - rodrigo
    Fernando, na realidade, a resposta no meu caso é um tanto ramificada, pois poderia mencionar diversos fatores aqui. No entanto, posso eleger a formulação de uma estratégica correta (organização de conteúdo) e a disciplina para segui-la como os mais problemáticos, sem dúvida. Além disso, tenho imensas dificuldades em renunciar a outras distrações para me concentrar no estudo.
  • 19/11/2013 - Germano
    Minha maior dificuldade é me isolar socialmente de modo equilibrado. Em segundo lugar eu diria q é lidar bem com o trio ansiedade/motivação/ baixa auto-estima, ainda que eu naum tenha motivos pra ter baixa auto-estima (sou mestre em Bioquímica pela USP, mas me acho um concurseiro fraco).
  • 19/11/2013 - Simone Miranda
    Bom, pelo visto serei a primeira a postar. (rsrsrs) Confesso que essa pergunta me pegou de "surpresa". Há pouco mais de um mês fiz um cronograma de estudos. Não fixei o horário e nem a quantidade de horas a ser estudada, apenas o dia de cada disciplina. Acontece que furei esse cronograma. Não estava me sentido confortável para estudar uma matéria e peguei outra, com a sua devida importância, mas que não constava no cronograma. Seria falta de disciplina MEU problema n° 1°?! (Obs.: Trabalho durante o dia.) Abraços
  • 19/11/2013 - Ana Maria Ventorim
    Olá Professor! Tenho duas grandes dificuldades: a primeira é decidir por uma área de estudos e focar. Sempre fico pensando nos outros concursos que irão surgir e acabo ficando em dúvida sobre qual escolher. A segunda é disciplina para os estudos. Monto cronogramas mas tenho muita dificuldade em cumprir. Ou seja, é tenso!!!
  • 19/11/2013 - Raquel
    A ansiedade e a necessidade de se auto motivar durante a jornada até que se passe em algum concurso são meus grandes problemas. Acredito que são os de muitos concurseiros por aí também...
  • 19/11/2013 - Silvana
    Vou me juntar ao coro dos que falaram que os maiores problemas são a ansiedade, a dificuldade de seguir um cronograma (chamo isso de dificuldade de organização e estratégia), além de faltar equilíbrio suficiente na hora de eleger as prioridades, pois há distrações de todos os lados, incluindo a falta e compreensão de algumas pessoas em volta (sei que não devia, mas isso ainda incomoda às vezes). O engraçado eh ler os comentários dos colegas e ver quantas semelhanças existem...rs. Abraços! Mais detalhes, só por e-mail mesmo Fernando!
  • 19/11/2013 - carolina
    No meu caso é um misto de vários fatores: não consigo estabelecer uma boa estratégia de estudos e não tenho disciplina para estudar diariamente. Têm várias outras dificuldades, mas você pediu uma específica, acabou que falei duas! Abraços!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: